FAQ’s

O que é?
O Arché é um conjunto de actividades para profissionais do cinema, que engloba 2 Oficinas e um conjunto de Encontros.

O que são as Oficinas?
As Oficinas são workshops de desenvolvimento que se focam no processo criativo dos projectos. O Arché apresenta duas oficinas: de Escrita e Desenvolvimento de Projecto (destinada a projectos em fase inicial e de escrita) e de Visionamento e Discussão de Projectos Finais (destina​da​ a projectos já filmados e em fase final de montagem e pós-produção​).​

O que são os Encontros?
Conjunto de sessões de apresentação, masterclass, debates, em torno de questões profissionais cruciais para o desenvolvimento de um filme na actualidade.

Quem pode participar?
Qualquer realizador e/ou produtor que tenha um projecto​ em desenvolvimento​. Na Oficina de Escrita e Desenvolvimento de Projecto pode, ainda, participar o argumentista. Na Oficina de Visionamento e Discussão de Projectos Finais, pode também participar o montador.
Este ano, o Arché é exclusivamente aberto a projectos portugueses e espanhóis.
Os Encontros são abertos a qualquer profissional de cinema acreditado no Festival.

Existe um número máximo de participantes?
Este ano, o Arché recebe até 8 projectos, 4 para cada uma das oficinas.

A participação é paga?
A participação no Arché é gratuita. Ficam a cargo dos participantes as despesas com deslocações e estadia em Lisboa. O Festival assegura as refeições durante os dias das Oficinas.

Como me posso inscrever?
As inscrições são feitas mediante a entrega de um dossier do projecto e do preenchimento de uma ficha de inscrição para o email arche@doclisboa.org​ até ao dia 16 de Agosto.
Todas as informações relativas à inscrição de projectos podem ser consultadas no Regulamento.

Quem selecciona os projectos e quando são conhecidos os resultados?
A selecção dos projectos participantes é feita pela direcção do Doclisboa e os resultados comunicados até um mês antes do inicio do Arché.

Apresentação
Edição 2015