NOTÍCIAS
O FESTIVAL
PROGRAMAÇÃO
ACTIVIDADES PARALELAS
PRÉMIOS
JÚRIS
PARCEIROS
IMPRENSA
PUBLICAÇÕES
EQUIPA + CONTACTOS
GALERIA
EDIÇÕES ANTERIORES
LISBON DOCS
LINKS
APORDOC
DESCOBRIR LISBOA

programação 19 de outubro


programação dia-a-dia

18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28



19 de outubro - sexta-feira


Their Frozen Dream [VN] 19 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
18 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Their Frozen Dream [VN]
de Jan Troell
60´Suécia, 1997

Na sequência de uma ficção multipremiada e nomeada para o Oscar de melhor filme estrangeiro ("Flight of the Eagle" - a história de três exploradores suecos que, no final do século XIX, tentaram atingir o pólo norte em balão), Jan Troel realizou o documentário "Their Frozen Dream", sobre o mesmo tema. Com a voz de Max von Sydow que lê excertos dos diários desta aventurosa viagem, o filme é construído a partir de documentos autênticos (cartas, fotografias e textos) descobertos em 1930, entre os vestígios da expedição numa ilha do Oceano Árctico, após 32 anos enterrados no gelo.


& etc [P]19 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
& etc [P]
de Cláudia Clemente
25´Portugal 2007

Fundada em 1973, a "& etc" é uma pequena editora que se rege por parâmetros únicos: não tem fins lucrativos, não publica obras comerciais e aposta em autores desconhecidos. Tornou-se ao longo dos anos uma referência no panorama nacional, conhecida tanto pelo lado plástico/estético dos seus livros quadrados, como pela singularidade dos autores que publica, entre os quais João César Monteiro, Adília Lopes ou Alberto Pimenta. Dois responsáveis desta editora, Vitor Silva Tavares e Rui Caeiro, recordam neste filme alguns episódios passados ao longo das três décadas de aventuras literárias.


Poeticamente exausto, verticalmente só [P]19 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Poeticamente exausto, verticalmente só [P]
A História de José Bação Leal
de Luísa Marinho
56´Portugal 2007

"Poeticamente Exausto, Verticalmente Só" é uma aproximação à vida e obra de José Bação Leal, morto em Moçambique durante a Guerra Colonial, com apenas 23 anos, e que viria a transformar-se no símbolo de uma juventude por cumprir. A sua personalidade fascinante e o seu espírito vanguardista marcaram para sempre as pessoas que lhe estavam mais próximas. Este documentário revela um poeta e pensador corajoso, injustamente desconhecido, que contestou a ditadura dentro da própria instituição militar.


Intimate Stranger [DF]19 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
Intimate Stranger [DF]
de Alan Berliner
60´ EUA 1991

Dezassete anos depois da sua morte, Alan Berliner reconstruiu o puzzle fantástico que foi a fascinante história de vida do seu avô. Joseph Cassuto era um judeu palestiniano que comprava algodão para os Japoneses no Egipto antes da Segunda Guerra Mundial. Com os exércitos de Hitler às portas de Alexandria, a família de Cassuto é separada para apenas se voltar a reunir em Nova Iorque, no final da guerra. Mas Cassuto não consegue permanecer na sua nova cidade. A sua paixão pela cultura japonesa é mais forte e leva-o a passar a maior parte do ano no Japão, praticamente abandonando a mulher e os filhos nos Estados Unidos.


Nobody's Business [DF] 19 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
Nobody's Business [DF]
de Alan Berliner
60´ EUA 1996

Em "Nobody's Business", o pai do realizador aceita, muito relutantemente, tornar-se o ponto de partida deste estudo sobre a história da família Berliner. Na busca incessante das suas raízes, Alan viaja até à Polónia para visitar cemitérios judaicos, entrevista dezenas de parentes em todos os EUA, visita os arquivos genealógicos da igreja Mórmon em Salt Lake City e desenterra inúmeros papéis, fotos e filmes de família. O resultado é uma biografia cinematográfica que retira tanto humor como pathos do turbilhão de afectos e de sentimentos conflituosos que fazem uma relação entre pai e filho. Mostrado num programa da televisão pública americana sobre história familiar, o filme de Berliner encorajou muitos outros americanos a procurarem as suas raízes e foi usado, pelo mesmo programa, como instrumento central de uma campanha, coordenada com os Arquivos Nacionais e as mais diversas organizações genealógicas americanas, destinada a dar aos espectadores as competências básicas para investigarem as suas próprias raízes familiares.


My 9/11 [CI]19 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
My 9/11 [CI]
de Tjebbo Penning
11´EUA/Holanda 2006

Tomando a forma de uma carta lida a uma criança, "My 9/11" foi a maneira encontrada pelo realizador Tjebbo Penning, que vivia a apenas alguns quarteirões de distância do World Trade Center, para explicar ao filho os acontecimentos daquele dia.


Jesus Camp [CI]19 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Jesus Camp [CI]
Heidi Ewing
85´ EUA 2006

"Jesus Camp" é um filme sobre um campo de férias para crianças organizado pelo movimento de cristãos evangelistas americanos. Acreditando que as crianças devem estar na vanguarda do cristianismo evangélico, o campo incute-lhe um proselitismo militante (as crianças são persuadidas a "devolver a América a Cristo") e encoraja-as a participar activamente nas causas conservadoras promovidas pelas suas igrejas: entre muitas outras, a defesa das teorias creacionistas sobre a evolução da vida na terra, a relativização dos perigos do efeito de estufa, ou a luta pela ilegalização do aborto nos Estados Unidos. A controvérsia provocada pela estreia do filme nos Estados Unidos acabou por levar ao encerramento do campo.


As 2 Faces da Guerra [I]19 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
As 2 Faces da Guerra [I]
de Diana Andringa e Flora Gomes
100´Portugal 2007

Diana Andringa, figura de referêcia do jornalismo televisivo português, e Flora Gomes, o mais importante cineasta guinenense (com presença regular em Cannes e Veneza), acordaram fazer um documentário a quatro mãos e duas vozes sobre a guerra colonial. Luta de libertação para uns, guerra de África para outros, o conflito que, entre 1963 e 1974, opôs o PAIGC às tropas portuguesas é descrito de maneira diferente nos livros de história dos dois países. Mas não são só estas as "duas faces" desta guerra. Para lá do conflito, houve sempre cumplicidades entre as duas partes: "Não fazemos a guerra contra o povo português, mas contra o colonialismo", disse Amílcar Cabral, e a verdade é que muitos portugueses estavam do lado do PAIGC.
Não por acaso, foi na Guiné que ganhou forma o Movimento dos Capitães que levaria ao 25 de Abril. De novo duas faces: a guerra termina com uma dupla vitória, a independência da Guiné e a democracia para Portugal. É esta "aventura a dois" que o filme conta, pelas vozes dos que a viveram.


El ejido, La Loi du Profit [I]19 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
El ejido, La Loi du Profit [I]
de Jawad Rhalib
80´Bélgica 2006

O que acontece aos imigrantes africanos que arriscam a vida para a chegar à Europa atravessando o mar em "pateras" sobrelotadas? El Ejido é um dos primeiros lugares onde vêm parar. Para fazer o que? Trabalhar ilegalmente em estufas de agricultores espanhóis membros de uma associação ultra-legalistas cuja regra é não dar emprego a ilegais. Mas não é por preocupações humanitárias que os agricultores fogem a regra (ariscando a expulsão da associação) e dão trabalho aos imigrantes ilegais. A agricultura em estufas tornou-se uma mina de ouro e El Ejido tem a maior concentração de estufas agrícolas do mundo. Este filme, que denuncia claramente os abusos do princípio de lucro aqui instituído, revela também os meandros de um sistema que poderia ser considerado o novo trabalho escravo: formas de contratação, subserviência, condições de vida. Ao lado da fronteira portuguesa. Prémio Fespaco 2007.


A Walk into the Sea: Danny Williams and The Warhol Factory [RE]19 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
A Walk into the Sea: Danny Williams and The Warhol Factory [RE]
de Esther Robinson
75´ EUA 2007

Nome praticamente desconhecido hoje, Danny Williams era um cineasta promissor quando desapareceu em 1966, em circunstâncias misteriosas. O filme de Esther Robinson, sobrinha de Williams, tenta compreender melhor a relação do tio com Andy Warhol e a sua ligação à Factory. "A Walk into the Sea" inclui vários filmes inéditos de Danny Williams, entre os quais podemos encontrar o que serão, muito provavelmente, as imagens mais antigas dos Velvet Underground. Incluindo ainda várias entrevistas a antigos membros da Factory, este filme revela os bastidores da construção do mito Warhol e é um retrato precioso de um dos períodos mais fascinantes da cultura americana contemporânea.


The Monastery [VN]19 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
20 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
The Monastery [VN]
de Pernille Rose Gronkjaer
84´Dinamarca 2006

"The Monastery" conta a história de um velho solteirão, o senhor Vig, que nunca se apaixonou e tem um desejo imperioso: transformar o seu castelo semi-abandonado, onde vive sozinho, num mosteiro ortodoxo. Escreve ao patriarca de Moscovo, que envia para a Dinamarca uma pequena embaixada de freiras russas com o objectivo de estudar o pedido do senhor Vig e negociar condições. O conflito entre caracteres e culturas é inevitável. Durante largos meses, o castelão dinamarquês e as freiras russas discutem os mais pequenos detalhes da transformação do local - desde os tubos de aquecimento até à localização do altar da Igreja. As freiras têm as suas próprias ideias e o senhor Vig é obrigado a perceber que o caminho para a concretização do seu sonho será bastante diferente daquilo que tinha imaginado. Vencedor do grande prémio Joris Ivens (IDFA) em 2006.


Jean Paul [I]19 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
24 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Jean Paul [I]
de Francesco Uboldi
8´Itália 2006

"Jean Paul" é a história terrível de um homem natural de Baloum, uma aldeia situada na região montanhosa dos Camarões. Vítima de uma doença mental e das superstições da aldeia, Jean Paul foi amarrado a uma árvore e ali abandonado pela sua própria família, sem comida nem água, para morrer.


The Devil Came on Horseback [I]19 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
24 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
The Devil Came on Horseback [I]
de Annie Sundberg e Ricki Stern
85´EUA 2007

"The Devil Came on Horseback" dá conta da tragédia humanitária do Darfur através das fotografias e o testemunho de Brian Steidle, um antigo observador internacional destacado para o Sudão. Na sua condição de observador, este militar americano pôde visitar locais do país inacessíveis aos jornalistas e sentir na pele o drama das populações vítimas do conflito. Frustrado, Steidle demite-se e regressa aos EUA onde inicia uma campanha para dar a conhecer o que tinha visto, esperando assim poder contribuir para despertar atenção do mundo para o genocídio do Darfur. "The Devil Came on Horseback" é, além disso, um filme sobre a perda da inocência de Steidle que, a pouco e pouco, vai percebendo a profunda indiferença das instituições americanas (em que tinha tanta confiança) e da comunidade internacional face a esta enorme tragédia humana.


Autoportrait ou Ce qui Nous Manque à Tous [DF]19 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Autoportrait ou Ce qui Nous Manque à Tous [DF]
de Man Ray
11´França 1930

"Autoportrait" dá conta de maneira exemplar das experiências fotográficas de Man Ray, aqui executadas directamente sobre a película cinematográfica. Tendo como pano de fundo o trabalho no seu próprio atelier, Man Ray combinou essas imagens com a manipulação fotográfica dos mais diferentes objectos, de alfinetes a pioneses, não faltando sequer o sal e a pimenta nem o cachimbo de porcelana com uma bolha de vidro, objecto-escultura que empresta o nome ao subtítulo de "Autoportrait".

La Garoupe [DF]
de Man Ray
9´ França 1937

"La Garoupe", primeiro filme a cores de Man Ray, filmado em Antibes, no Mediterrâneo, assume a forma aparente de um "filme de férias" onde se podem ver, entre outros, Picasso e Paul Eluard.

Wedlock House: An Intercourse [DF]Wedlock House: An Intercourse [DF]
de Stan Brakhage
11` EUA 1959

Window, Water, Baby, Moving [DF]
de Stan Brakhage
12´ EUA 1959

Stan BrakhageKindering [DF]
de Stan Brakhage
3´EUA 1987

I... Dreaming [DF]
de Stan Brakhage
8´ EUA 1988

Untitled (For Marilyn) [DF]
de Stan Brakhage
11´ EUA 1992

Se Maya Deren inventou a vanguarda cinematográfica americana, Stan Brakhage foi o seu expoente máximo, tendo levado a exploração dos limites da representação cinematográfica ao paroxismo. Neste conjunto de filmes, os habituais métodos de filmagem e de montagem de Brakhage são combinados com uma exploração de momentos decisivos da sua biografia íntima.

Notebook [DF]Notebook [DF]
de Marie Menken
10´ EUA 1940-62

Composto de imagens filmadas por Menken entre os anos quarenta e sessenta, "Notebook" é um fascinante auto-retrato filmado de uma das mais influentes cineastas independentes americanas, cujos filmes inspiraram nomes tão célebres como Kenneth Anger, Jonas Mekas, Stan Brakhage e Andy Warhol - todos eles, aliás, participantes neste filme.

Unsere Afrikareise [DF]Unsere Afrikareise [DF]
de Peter Kubelka
13´ Áustria 1966

Os doze minutos e meio de "Unsere Afrikareise" fazem deste um dos filmes mais densos da história do cinema e uma das obras onde a utilização das possibilidades criativas do som é mais extraordinária. Em 1961 Peter Kubelka recebeu a encomenda de um documentário sobre o safari de um grupo de europeus. O realizador austríaco acompanhou-os, registou várias horas de imagens e som e passou os cinco anos seguintes a montar todo o material num filme que acabou por ser tudo menos o que os encomendadores esperavam. Além de uma experiência cinematográfica fascinante, "Unsere Afrikareise" é ainda uma alegoria exemplar da visão ocidental sobre o continente africano e do colonialismo europeu.


Surplus [VN]26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Surplus [VN]
de Erik Gandini
52´Suécia 2002

Manifesto vídeo-político-musical sobre a sociedade de consumo contemporânea. Actores principais: John Major, George W. Bush, Silvio Berlusconi, Fidel Castro. Erik Gandini explica-nos que a confiança dos consumidores baixou após Setembro de 2001. Uma rápida guerra no Iraque deveria restaurá-la... e voltaríamos a ser felizes. Mas será que o consumo é mesmo a nossa salvação? Filmado nos Estados Unidos, Índia, China, Itália, Suécia, Hungria, Canadá e Cuba ao longo de três anos, "Surplus" é o resultado de um complexo processo de montagem feito pelo talentoso músico/montador/percussionista Johan Söderberg. As ideias de John Zerzan, o controverso filósofo americano cujos textos inspiraram vários movimentos anti-globalização, são a base teórica deste filme. Vencedor dos prémios Silver Wolf (IDFA) em 2003.


26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Hidden [VN]
de David Aronowich
8´Suécia 2002

"Hidden" é uma curta-metragem documental que combina um trabalho de animação (não há imagens "reais", mas apenas desenhos animados) com o documentário sonoro e real onde uma criança peruana, refugiada na Suécia, conta a sua experiência de exílio e vida clandestina.


Arks [VN] 26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Arks [VN]
de Karin Karlsson e Mita Moberg
13´Suécia 2004

"Arks" leva-nos até cem milhas a norte do círculo árctico onde, com temperaturas de -25ºC, uma pequena comunidade pesca num lago gelado usando pequenas cabinas ("arkar") com todos os confortos modernos. É um documentário humorístico que nos revela situações surpreendentes onde a pesca no gelo é praticada no interior da própria casa.


26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
I Remember Lena Svedberg [VN]
de Carl Johan De Geer
6´Suécia 1999

O pequeno filme do fotógrafo sueco Carl Johan De Geer é uma homenagem à sua amiga Lena Svedberg, uma artista plástica que se suicidou em 1972 com apenas 26 anos.


Rock Soup26 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Rock Soup
de Lech Kowalski
81´ EUA 1991

No final dos anos oitenta, o número de pessoas sem-abrigo a viver nas ruas de Nova Iorque atingia proporções alarmantes. Em 1989, Kowalski passou alguns meses entre os frequentadores de um centro de apoio no Lower East Side, sobre o qual pairava a ameaça de encerramento. Um filme duro cuja exibição nunca deixou ninguém indiferente. "Rock Soup" chegou a ser seleccionado para o Festival de Sundance, mas os organizadores voltaram com a palavra atrás quando chegou à cidade um autocarro cheio de sem-abrigo que Kowalski tinha convidado para a sessão. Em Nova Iorque, a projecção de "Rock Soup" foi interrompida quando os protagonistas do filme partiram as janelas do restaurante onde decorria a festa de estreia.


The Boot Factory24 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
The Boot Factory
de Lech Kowalski
87´França/Polónia 2000

"Imagine-se os Sex Pistols a fazerem botas em vez de música", sugere o realizador. Não há provavelmente melhor maneira de descrever este documentário sobre três jovens polacos de um subúrbio de Cracóvia que enfrentam o trabalho numa fábrica de botas como se fizessem parte de uma banda rock. O trabalho mudou a vida destes três antigos presos, toxicodependentes e punks, mas não apagou completamente o seu passado. Kowalski filma a rotina diária destes novos artesãos que cantam canções anarquistas enquanto fazem botas. Primeiro tomo da trilogia europeia do realizador, "The Fabulous Art of Surviving", continuada por "On Hitler's Highway" (2002) e "East of Paradise" (2005).


A Terra Antes do Céu [SE]19 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
A Terra Antes do Céu [SE]
de João Botelho
63´Portugal 2007

"A Terra antes do Céu" é um encontro de artistas reunidos para celebrar a genialidade de Miguel Torga. Botelho filma o trabalho de compositores portugueses cuja música se inspira nos textos mágicos do escritor e nas passagens de "Um Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes)". Um filme sobre a alma das pedras e das montanhas e sobre o coração e os olhos dos homens e dos animais que habitam o mundo inventado por Torga. Um mundo que desafia Deus e todos os homens.


Despuès de la Revolución [SE]19 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Despuès de la Revolución [SE]
de Vincent Dieutre
55´França 2007

No seu último filme, Vincent Dieutre (realizador de "Fragments sur la grâce", mostrado o ano passado no Doclisboa) retrata a sua primeira estadia em Buenos Aires e a descoberta de uma cidade nova, mas que ao mesmo tempo lhe pareceu familiar. Um turbilhão de imagens, em câmara lenta, aceleradas e/ou sobreimpressas, através das quais o realizador presta homenagem a uma cidade livre, cheia de vida e onde ainda "tudo parece possível".


As operações SAAL [P]23 Out. 16.45 - Culturgest (Grande Auditório)
19 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
As operações SAAL [P]
de João Dias
90´Portugal 2007

Criado por iniciativa do arquitecto Nuno Portas enquanto Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo do I Governo Provisório, o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) foi um programa de assistência à construção de habitação promovida por Associações de Moradores que visava "apoiar as iniciativas de populações mal alojadas no sentido de colaborarem na reconversão dos próprios bairros investindo os próprios recursos latentes e eventualmente monetários". A Arquitectura Portuguesa do 25 de Abril é o SAAL - movimento ímpar na história do pensamento da arquitectura, que serviu de exemplo e de discussão para muitos outros projectos a nível internacional.


23 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Cool & Crazy [VN]
de Knut Erik Jensen
105´Noruega 2001

Este documentário é até hoje o maior sucesso de bilheteira do cinema norueguês. Um verdadeiro filme de culto nacional. "Cool and Crazy" apresenta o coro dos pescadores da aldeia de Berlevåg, que se situa em pleno círculo polar árctico. Este surpreendente coro masculino canta em locais naturais belíssimos, totalmente inesperados, mas também faz apresentações na Rússia - e isto é motivo de acesas discussões entre os pescadores, sempre irreverentes e espirituosos. Para alguns, este será um filme sobre homens. Para outros, será sobre o amor. Ou política. Ou peixe. Acima de tudo é um filme sobre a dignidade de homens normais que vivem em condições extremamente duras.


Ghosts of Cité Soleil [VN]21 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Ghosts of Cité Soleil [VN]
de Asger Leth e Milos Loncarevic
88´Dinamarca 2007

Rodado como um vídeo-clip num universo apocalíptico, o filme causou enorme polémica aquando da sua estreia nos Estados Unidos. Vários críticos perguntaram: "como é que o realizador sobreviveu à rodagem?". O bairro de lata "Cité Soleil", no Haiti, transformou-se durante os últimos meses da turbulenta presidência de Jean-Bertrand Aristide no local mais perigoso do planeta. Asger Leth, filho do realizador Jørgen Leth, acompanha dois irmãos cujos gangs, financiados e armados por Aristide, controlam pelo terror toda a população do bairro. "2pac" tem o rapper americano Tupac como modelo e parece começar a questionar a sua lealdade a Aristide; Billy é um apoiante incondicional do presidente e tem mesmo algumas aspirações políticas. À medida que a posição de Aristide é posta em causa, a situação dos dois irmãos torna-se cada vez mais perigosa.


The Perfect Human [VN]19 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
The Perfect Human [VN]
de Jørgen Leth
13´Dinamarca 1967




The five obstructions [VN]The five obstructions [VN]
de Jorgen Leth e Lars Von Trier
90´Dinamarca 2003

Em 1967, Jørgen Leth, referência fundamental para todos os documentaristas dinamarqueses, realizou "The Perfect Human", filme sobre o futebolista Michael Laudrup, um virtuoso que surpreendia os adversários com jogadas imprevisíveis. A sua maneira de jogar convidava às obstruções e às entradas duras, embora ele conseguisse sempre evitar as quedas e as lesões. Michael Laudrup vai ser o modelo de Jørgen Leth que, aceitando um desafio de Lars von Trier, se dispôs a fazer cinco remakes de "The Perfect Human", com a condição de acatar todos os comentários, críticas e sugestões de von Trier ao remake anterior antes de começar o trabalho no seguinte. A cada nova rasteira de von Trier, Leth respondeu com uma nova obra-prima. E assim, pouco a pouco, um projecto que tinha originalmente as impressões digitais de Leth assumiu as marcas claramente identificáveis dos filmes de Lars von Trier. "The Five Obstructions" é um filme ímpar sobre o processo criativo de dois realizadores notáveis.


Suckers [VN]25 Out. 11.00 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Suckers [VN]
de John Webster
57´Finlândia 1993

"Suckers" é um retrato da Finlândia durante a recessão económica do início dos anos noventa simultaneamente divertido e arrepiante. Influenciado pelo clássico documentário "Salesman" (1968) de Albert e David Maysles, o filme acompanha o trabalho diário de três vendedores porta-a-porta de aspiradores. Kristiina é uma vendedora implacável que até convence mães solteiras a comprarem-lhe os aspiradores. Heimo tem um discurso fácil, mas é apenas um vendedor médio. Kimmo é um mecânico de automóveis desempregado que acaba de entrar no ramo e que usa todos os seus encantos e inventa sempre novas formas de persuasão sem conseguir vender um único aspirador. A estas personagens junta-se um director de vendas agressivo e implacável para com os subordinados menos bem sucedidos.


The Stars Caravan [VN]My Body [VN]25 Out. 11.00 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
The Stars Caravan [VN]
de Arto Halonen
56´Dinamarca/Finlândia 2000

"The Stars' Caravan" conta a vida aventurosa dos projeccionistas nómadas do Quirguistão. As antigas caravanas, puxadas por burros, e transportando os filmes de propaganda soviética, deram agora lugar a carros motorizados que exibem blockbusters americanos em telões erguidos entre as tendas das pequenas aldeias. Neste contexto, dois projeccionistas simbolizam duas eras e duas maneiras de pensar opostas. Zarylbek suspira pelo tempo da União Soviética e pela então florescente cultura cinematográfica propagada pelas caravanas de cinema ambulante; Murat parece muito mais interessado na nova cultura ocidental e no cinema de acção americano.