NOTÍCIAS
O FESTIVAL
PROGRAMAÇÃO
ACTIVIDADES PARALELAS
PRÉMIOS
JÚRIS
PARCEIROS
IMPRENSA
PUBLICAÇÕES
EQUIPA + CONTACTOS
GALERIA
EDIÇÕES ANTERIORES
LISBON DOCS
LINKS
APORDOC
DESCOBRIR LISBOA

programação 26 de outubro


programação dia-a-dia

18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28



26 de outubro - sexta-feira


The days and the hours [CI]26 Out. 14.30 - Culturgest (Grande A uditório)
22 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
The days and the hours [CI]
John Haptas e Kristine Samuelson
8´ EUA 2006

"The Days and The Hours" centra-se numa igreja no centro de São Francisco onde os sem-abrigo da zona podem repousar durante o dia e até mesmo durante as missas. Enchendo filas e filas de bancos, mais de uma centena de homens e mulheres exaustos têm ali um refúgio longe dos passeios imundos e dos centros de acolhimento mais perigosos.


Kamp Katrina [CI]26 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Kamp Katrina [CI]
de David Redmon e Ashley Sabin
74´ EUA 2006

Após a destruição da Nova Orleães pelo furacão, um grupo de habitantes desalojados é acolhido por Pearl e pelo marido, que transformam a sua residência numa nova comunidade idealista: "Kamp Katrina". Mas, à medida que o tempo passa, os sonhos são confrontados com a realidade. Todos os dias surgem novos desafios à coesão do grupo, que mostra o melhor e o pior da natureza humana. Este filme segue a ascensão e queda de um projecto comunitário que - com as devidas diferenças - lembra o célebre "Torrebela", de Thomas Harlan.


Encontros [P]26 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Encontros [P]
de Pierre-Marie Goulet
105´Portugal/França 2006

1957: um grupo de camponeses de Peroguarda, no Alentejo, vai cantar ao Porto. O poeta António Reis, futuro realizador de "Trás-os-Montes", ouve esses cantos. Conquistado, toma o caminho de Peroguarda, com um gravador. 1959: Michel Giacometti, musicólogo de origem corsa, começa uma pesquisa de 30 anos. Não tarda a descobrir Peroguarda. 1965: no Porto, o jovem poeta Manuel António Pina, e outros jovens aspirantes a poetas escolhem António Reis como referência. 1966: O cineasta Paulo Rocha roda a sua segunda longa-metragem ("Mudar de Vida") no Furadouro, situando a história no meio dos pescadores que na infância o haviam fascinado. Estas e outras pessoas fazem parte de uma tribo informal cujos membros se reconhecem quando se encontram.


Piccolo Lavoro [P]26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Piccolo Lavoro [P]
de António Nuno Júnior
18´Portugal 2006

"Piccolo Lavoro" é uma verdadeira matrioska cinematográfica: um filme sobre o cineasta Pedro Costa montando os extras do DVD do seu filme "Onde Jaz o Teu Sorriso?" - filme que por sua vez é um retrato do casal de cineastas Jean-Marie Straub e Danièlle Huillet enquanto montavam uma nova versão de "Sicilia!".


Homens que São como Lugares Mal Situados [P]26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Homens que São como Lugares Mal Situados [P]
de João Trabulo
21´Portugal 2007

A partir de textos de Daniel Faria, Marguerite Duras e Serge Daney, "Homens que São como Lugares Mal Situados" toma a forma de um poema visual cujo motivo é a viagem de um homem entre dois continentes.


Blind Runner, An Artist Under Surveillance [P]26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Blind Runner, An Artist Under Surveillance [P]
de Luís Alves de Matos
57´Portugal 2007

"Blind Runner, An Artist Under Surveillance" tem como ponto de partida o trabalho do artista João Louro e as suas preocupações sobre o fluxo e excesso de imagens com que nos confrontamos no mundo contemporâneo. Uma reflexão não só sobre a circulação das imagens, mas também sobre os diversos suportes em que, hoje em dia, as imagens são difundidas. Não estaremos todos sob vigilância? Quem vigia quem?


Hot House [CI]26 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Hot House [CI]
de
Shimon Dotan
90´ Israel 2006

Existem hoje nas prisões israelitas pelo menos 10.000 Palestinianos. As autoridades Israelitas olham para estes "prisioneiros de segurança" como assassinos e criminosos. As suas sentenças têm muitas vezes a duração de várias vidas. Para os Palestinianos, ao contrário, eles são heróis e mártires que lutaram pela liberdade de um país ocupado. Tendo obtido uma autorização especial para filmar no interior de algumas das principais prisões de alta-segurança israelitas, o realizador Shimon Dotan descobriu algo que o surpreendeu: as prisões israelitas transformaram-se no campo de formação da próxima geração de líderes palestinianos. O filme tem sido criticado de forma virulenta por israelitas conservadores, mas também tem servido de instrumento para que outros conservadores israelitas defendam a introdução da pena capital nos tribunais de Israel. "Hot House" é provavelemente o filme mais importante feito até hoje sobre o conflito israelo-palestiniano e sobre o carácter inultrapassável de qualquer conflito onde um dos lados (neste caso uma parte importante do povo palestiniano) acredita que a vida não tem qualquer valor nas condições em que está sujeito a viver.


26 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
Rostov-Luanda [SE]
de Abderrahmane Sissako
60´ Mauritânia 1997

Como muitos outros jovens africanos dos anos setenta e oitenta, o realizador Abderrahmane Sissako foi estudar para a União Soviética em 1980. Na escola de cinema de Rostov conheceu um jovem angolano, Alfonso Baribanga, antigo combatente na guerra de libertação daquele país que, para Sissako, era a encarnação perfeita do idealismo da geração saída dos vários processos de independência africanos. Dezassete anos mais tarde, tendo apenas uma velha fotografia como ponto de partida, Sissako reúne uma equipa de cinema e parte para Angola à procura do seu velho amigo. A viagem em busca do amigo transforma-se progressivamente numa reflexão sobre a derrota dos sonhos de mudar o continente que a geração do realizador partilhava no tempo em que conheceu Baribanga em Rostov.


Outras Frases [SE]26 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
Outras Frases [SE]
de Jorge António
52´Portugal/Angola 2003

Através da pesquisa e reinterpretação de elementos tradicionais, a coreógrafa e bailarina angolana Ana Clara Guerra Marques tem procurado, ao longo dos últimos vinte anos, criar novas estéticas e linguagens para o desenvolvimento de uma dança contemporânea angolana. Jorge António, que foi produtor executivo da Companhia de Dança Contemporânea de Angola entre 1995 e 1999, mostra-nos em "Outras Frases" o trabalho artístico e pedagógico da bailarina, tendo como pano de fundo a história política e social de Angola.


Sin - A Documentary on Daily Offences [VN]26 Out. 11.00 - Culturgest (Pequeno Auditório)
20 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Sin - A Documentary on Daily Offences [VN]
de Virpi Suutari e Susanna Helke
36´Finlândia 1996

"Sin" parte da ideia dos sete pecados mortais para apresentar uma sucessão de "confissões" filmadas de pessoas escolhidas através de um anúncio publicado na imprensa pelas realizadoras. Os "pecados" confessados para a câmara são delitos quotidianos mais ou menos banais. As "confissões", embora autênticas, foram cuidadosamente encenadas, transformando assim estes pecadilhos em verdadeiros "quadros vivos" da vida contemporânea na Finlândia.


The Idle Ones [VN]26 Out. 11.00 - Culturgest (Pequeno Auditório)
20 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
The Idle Ones [VN]
de Virpi Suutari e Susanna Helke
81´Finlândia 2001

"The Idle Ones" acompanha um ano e meio da vida de um grupo de jovens que deram os estudos por terminados. Sem perspectivas de trabalho, os protagonistas têm entrevistas regulares no centro de emprego local e o resto do tempo vagueiam ociosamente pela cidade. Temperado com algum humor, "The Idle Ones" é um retrato de jovens cheios de vitalidade que atravessam um período de transição, à espera que aconteça qualquer coisa. Para alguns, a vida parece começar a reduzir-se a esse compasso de espera. Também é um filme crítico sobre as divisões sociais e económicas de um país que geralmente estamos habituados a ver como um caso de sucesso.


Surplus [VN]26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Surplus [VN]
de Erik Gandini
52´Suécia 2002

Manifesto vídeo-político-musical sobre a sociedade de consumo contemporânea. Actores principais: John Major, George W. Bush, Silvio Berlusconi, Fidel Castro. Erik Gandini explica-nos que a confiança dos consumidores baixou após Setembro de 2001. Uma rápida guerra no Iraque deveria restaurá-la... e voltaríamos a ser felizes. Mas será que o consumo é mesmo a nossa salvação? Filmado nos Estados Unidos, Índia, China, Itália, Suécia, Hungria, Canadá e Cuba ao longo de três anos, "Surplus" é o resultado de um complexo processo de montagem feito pelo talentoso músico/montador/percussionista Johan Söderberg. As ideias de John Zerzan, o controverso filósofo americano cujos textos inspiraram vários movimentos anti-globalização, são a base teórica deste filme. Vencedor dos prémios Silver Wolf (IDFA) em 2003.


26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Hidden [VN]
de David Aronowich
8´Suécia 2002

"Hidden" é uma curta-metragem documental que combina um trabalho de animação (não há imagens "reais", mas apenas desenhos animados) com o documentário sonoro e real onde uma criança peruana, refugiada na Suécia, conta a sua experiência de exílio e vida clandestina.


Arks [VN] 26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Arks [VN]
de Karin Karlsson e Mita Moberg
13´Suécia 2004

"Arks" leva-nos até cem milhas a norte do círculo árctico onde, com temperaturas de -25ºC, uma pequena comunidade pesca num lago gelado usando pequenas cabinas ("arkar") com todos os confortos modernos. É um documentário humorístico que nos revela situações surpreendentes onde a pesca no gelo é praticada no interior da própria casa.


26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
I Remember Lena Svedberg [VN]
de Carl Johan De Geer
6´Suécia 1999

O pequeno filme do fotógrafo sueco Carl Johan De Geer é uma homenagem à sua amiga Lena Svedberg, uma artista plástica que se suicidou em 1972 com apenas 26 anos.


My Body [VN]26 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
18 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
My Body [VN]
de Margreth Olin
26´Noruega 2002

Neste seu "auto-retrato a nu", Margreth Olin despe-se literalmente em frente da câmara para contar a sua história de vida. "Os teus dentes são feios", "os teus pés são tortos", "as minhas orelhas..." Como é que ao longo da vida se criam e se ultrapassam complexos e vergonhas? A realizadora usa o seu corpo como um espelho e uma janela para as relações, acontecimentos e experiências que dão sentido às circunstâncias trágicas e felizes que fazem uma vida. Em todas as suas revelações Olin consegue transformar a sua própria história num filme que, apesar de tão privado, consegue ser também universal.


26 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
18 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
All about my father [VN]
de Even Benestad
71´Noruega/Dinamarca 2002

"All about my father" é o retrato íntimo de um respeitado médico e travesti de uma pequena cidade norueguesa muito religiosa. O documentário é particularmente perturbante por ser realizado pelo seu próprio filho: a pessoa mais indicada para contar esta história com afecto, humor e verdade. Usando uma pequena câmara de vídeo e velhos filmes de família em Super-8, Even Benestad tomou a iniciativa de contar a história do pai travesti, que é também uma celebridade mediática em toda a Noruega.


Rock Soup26 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Rock Soup
de Lech Kowalski
81´ EUA 1991

No final dos anos oitenta, o número de pessoas sem-abrigo a viver nas ruas de Nova Iorque atingia proporções alarmantes. Em 1989, Kowalski passou alguns meses entre os frequentadores de um centro de apoio no Lower East Side, sobre o qual pairava a ameaça de encerramento. Um filme duro cuja exibição nunca deixou ninguém indiferente. "Rock Soup" chegou a ser seleccionado para o Festival de Sundance, mas os organizadores voltaram com a palavra atrás quando chegou à cidade um autocarro cheio de sem-abrigo que Kowalski tinha convidado para a sessão. Em Nova Iorque, a projecção de "Rock Soup" foi interrompida quando os protagonistas do filme partiram as janelas do restaurante onde decorria a festa de estreia.


East of Paradise26 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
18 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
East of Paradise
de Lech Kowalski
105´ França 2005

A biografia da mãe de Lech Kowalski é o último tomo da sua trilogia europeia intitulada "The Fabulous Art of Surviving", começada em 2000 com "The Boot Factory" e continuada em 2002 com "On Hitler's Highway". Um regresso às origens, primeiro através das memórias da sua mãe (num relato perturbante sobre como foi feita escrava num campo de trabalho na Sibéria durante a Segunda Guerra Mundial) e depois através das próprias vivências de Kowalski em Nova Iorque. Uma chave de entrada possível para o universo cinematográfico do realizador e uma análise controversa de uma biografia marcada pela sobrevivência.


Tarch Trip [DF]26 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Tarch Trip [DF]
de
Hiroyuki Oki
64´Japão 1993

Os filmes de Hiroyuki Oki, documentarista, arquitecto e artista plástico, são baladas intemporais que demonstram sempre uma sensibilidade muito especial ao papel do espaço na definição das relações entre os indivíduos. Ao representar micro-acontecimentos e gestos do quotidiano o realizador japonês procura sintetizar uma arquitectura "universal" do mundo. Filmado na cidade natal de Oki, "Tarch Trip" retrata a amizade de três amigos homossexuais, um deles portador de HIV.


Pensão Globo [DF] 26 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Pensão Globo [DF]
de Matthias Müller
15´ Alemanha 1997

"Pensão Globo" relaciona a fragilidade do suporte cinematográfico (que o realizador manipula laboratorialmente introduzindo efeitos de desgaste simulado e combinando-o com found footage) com a debilidade do corpo humano. Nesta história de um homem que se prepara para a morte numa pensão lisboeta, o emprego de técnicas de dupla exposição e de sobre-impressão cria um ambiente fantasmagórico sublinhado pela narrativa em off proferida pelo moribundo, que passa em revista a sua vida e as memórias dos seus amigos.


Album [DF]26 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Album [DF]
de Matthias Müller
24´ Alemanha 2004

"Album" assinala uma mutação na obra do realizador alemão em direcção à utilização do vídeo e à concepção dos seus trabalhos como instalações destinadas a serem apresentadas em galerias de arte e museus. Inicialmente pensado para ser visto em "loop", "Album" não tem uma estrutura narrativa linear, apesar de tomar vagamente como referência o género diarístico.