programação dia-a-dia
18 |
19 | 20 |
21 | 22 | 23 |
24 | 25 | 26 | 27 | 28
26 de outubro - sexta-feira
26 Out. 14.30 - Culturgest (Grande A uditório)
22 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
The days and the hours [CI]
John Haptas e Kristine Samuelson
8´ EUA 2006
"The Days and The Hours" centra-se numa igreja no
centro de São Francisco onde os sem-abrigo da zona podem repousar
durante o dia e até mesmo durante as missas. Enchendo filas
e filas de bancos, mais de uma centena de homens e mulheres
exaustos têm ali um refúgio longe dos passeios imundos e dos
centros de acolhimento mais perigosos.
26 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Kamp Katrina [CI]
de David Redmon e Ashley Sabin
74´ EUA 2006
Após a destruição da Nova Orleães pelo furacão, um grupo de
habitantes desalojados é acolhido por Pearl e pelo marido,
que transformam a sua residência numa nova comunidade idealista: "Kamp
Katrina". Mas, à medida que o tempo passa, os sonhos são
confrontados com a realidade. Todos os dias surgem novos desafios
à coesão do grupo, que mostra o melhor e o pior da natureza
humana. Este filme segue a ascensão e queda de um projecto
comunitário que - com as devidas diferenças - lembra o célebre "Torrebela",
de Thomas Harlan.
26 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Encontros [P]
de Pierre-Marie Goulet
105´Portugal/França 2006
1957: um grupo de camponeses de Peroguarda, no Alentejo, vai
cantar ao Porto. O poeta António Reis, futuro realizador de "Trás-os-Montes",
ouve esses cantos. Conquistado, toma o caminho de Peroguarda,
com um gravador. 1959: Michel Giacometti, musicólogo de origem
corsa, começa uma pesquisa de 30 anos. Não tarda a descobrir
Peroguarda. 1965: no Porto, o jovem poeta Manuel António Pina,
e outros jovens aspirantes a poetas escolhem António Reis como
referência. 1966: O cineasta Paulo Rocha roda a sua segunda
longa-metragem ("Mudar de Vida") no Furadouro, situando
a história no meio dos pescadores que na infância o haviam
fascinado. Estas e outras pessoas fazem parte de uma tribo
informal cujos membros se reconhecem quando se encontram.
26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Piccolo Lavoro [P]
de António Nuno Júnior
18´Portugal 2006
"Piccolo Lavoro" é uma verdadeira matrioska cinematográfica:
um filme sobre o cineasta Pedro Costa montando os extras do
DVD do seu filme "Onde Jaz o Teu Sorriso?" - filme
que por sua vez é um retrato do casal de cineastas Jean-Marie
Straub e Danièlle Huillet enquanto montavam uma nova versão
de "Sicilia!".
26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Homens que São como Lugares Mal Situados [P]
de João Trabulo
21´Portugal 2007
A partir de textos de Daniel Faria, Marguerite Duras e Serge
Daney, "Homens que São como Lugares Mal Situados" toma
a forma de um poema visual cujo motivo é a viagem de um homem
entre dois continentes.
26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Blind Runner, An Artist Under Surveillance [P]
de Luís Alves de Matos
57´Portugal 2007
"Blind Runner, An Artist Under Surveillance" tem
como ponto de partida o trabalho do artista João Louro e as
suas preocupações sobre o fluxo e excesso de imagens com que
nos confrontamos no mundo contemporâneo. Uma reflexão não só
sobre a circulação das imagens, mas também sobre os diversos
suportes em que, hoje em dia, as imagens são difundidas. Não
estaremos todos sob vigilância? Quem vigia quem?
26 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Hot House [CI]
de Shimon Dotan
90´ Israel 2006
Existem hoje nas prisões israelitas pelo menos 10.000 Palestinianos.
As autoridades Israelitas olham para estes "prisioneiros
de segurança" como assassinos e criminosos. As suas sentenças
têm muitas vezes a duração de várias vidas. Para os Palestinianos,
ao contrário, eles são heróis e mártires que lutaram pela liberdade
de um país ocupado. Tendo obtido uma autorização especial para
filmar no interior de algumas das principais prisões de alta-segurança
israelitas, o realizador Shimon Dotan descobriu algo que o
surpreendeu: as prisões israelitas transformaram-se no campo
de formação da próxima geração de líderes palestinianos. O
filme tem sido criticado de forma virulenta por israelitas
conservadores, mas também tem servido de instrumento para que
outros conservadores israelitas defendam a introdução da pena
capital nos tribunais de Israel. "Hot House" é provavelemente
o filme mais importante feito até hoje sobre o conflito israelo-palestiniano
e sobre o carácter inultrapassável de qualquer conflito onde
um dos lados (neste caso uma parte importante do povo palestiniano)
acredita que a vida não tem qualquer valor nas condições em
que está sujeito a viver.
26 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
Rostov-Luanda [SE]
de Abderrahmane Sissako
60´ Mauritânia 1997
Como muitos outros jovens africanos dos anos setenta e oitenta,
o realizador Abderrahmane Sissako foi estudar para a União
Soviética em 1980. Na escola de cinema de Rostov conheceu um
jovem angolano, Alfonso Baribanga, antigo combatente na guerra
de libertação daquele país que, para Sissako, era a encarnação
perfeita do idealismo da geração saída dos vários processos
de independência africanos. Dezassete anos mais tarde, tendo
apenas uma velha fotografia como ponto de partida, Sissako
reúne uma equipa de cinema e parte para Angola à procura do
seu velho amigo. A viagem em busca do amigo transforma-se progressivamente
numa reflexão sobre a derrota dos sonhos de mudar o continente
que a geração do realizador partilhava no tempo em que conheceu
Baribanga em Rostov.
26 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
Outras Frases [SE]
de Jorge António
52´Portugal/Angola 2003
Através da pesquisa e reinterpretação de elementos tradicionais,
a coreógrafa e bailarina angolana Ana Clara Guerra Marques
tem procurado, ao longo dos últimos vinte anos, criar novas
estéticas e linguagens para o desenvolvimento de uma dança
contemporânea angolana. Jorge António, que foi produtor executivo
da Companhia de Dança Contemporânea de Angola entre 1995 e
1999, mostra-nos em "Outras Frases" o trabalho artístico
e pedagógico da bailarina, tendo como pano de fundo a história
política e social de Angola.
26 Out. 11.00 - Culturgest (Pequeno Auditório)
20 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Sin - A Documentary on Daily Offences [VN]
de Virpi Suutari e Susanna Helke
36´Finlândia 1996
"Sin" parte da ideia dos sete pecados mortais para
apresentar uma sucessão de "confissões" filmadas
de pessoas escolhidas através de um anúncio publicado na imprensa
pelas realizadoras. Os "pecados" confessados para
a câmara são delitos quotidianos mais ou menos banais. As "confissões",
embora autênticas, foram cuidadosamente encenadas, transformando
assim estes pecadilhos em verdadeiros "quadros vivos" da
vida contemporânea na Finlândia.
26 Out. 11.00 - Culturgest (Pequeno Auditório)
20 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
The Idle Ones [VN]
de Virpi Suutari e Susanna Helke
81´Finlândia 2001
"The Idle Ones" acompanha um ano e meio da vida
de um grupo de jovens que deram os estudos por terminados.
Sem perspectivas de trabalho, os protagonistas têm entrevistas
regulares no centro de emprego local e o resto do tempo vagueiam
ociosamente pela cidade. Temperado com algum humor, "The
Idle Ones" é um retrato de jovens cheios de vitalidade
que atravessam um período de transição, à espera que aconteça
qualquer coisa. Para alguns, a vida parece começar a reduzir-se
a esse compasso de espera. Também é um filme crítico sobre
as divisões sociais e económicas de um país que geralmente
estamos habituados a ver como um caso de sucesso.
26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Surplus [VN]
de Erik Gandini
52´Suécia 2002
Manifesto vídeo-político-musical sobre a sociedade de consumo
contemporânea. Actores principais: John Major, George W. Bush,
Silvio Berlusconi, Fidel Castro. Erik Gandini explica-nos que
a confiança dos consumidores baixou após Setembro de 2001.
Uma rápida guerra no Iraque deveria restaurá-la... e voltaríamos
a ser felizes. Mas será que o consumo é mesmo a nossa salvação?
Filmado nos Estados Unidos, Índia, China, Itália, Suécia, Hungria,
Canadá e Cuba ao longo de três anos, "Surplus" é
o resultado de um complexo processo de montagem feito pelo
talentoso músico/montador/percussionista Johan Söderberg. As
ideias de John Zerzan, o controverso filósofo americano cujos
textos inspiraram vários movimentos anti-globalização, são
a base teórica deste filme. Vencedor dos prémios Silver Wolf
(IDFA) em 2003.
26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Hidden [VN]
de David Aronowich
8´Suécia 2002
"Hidden" é uma curta-metragem documental que combina
um trabalho de animação (não há imagens "reais",
mas apenas desenhos animados) com o documentário sonoro e real
onde uma criança peruana, refugiada na Suécia, conta a sua
experiência de exílio e vida clandestina.
26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Arks [VN]
de Karin Karlsson e Mita Moberg
13´Suécia 2004
"Arks" leva-nos até cem milhas a norte do círculo
árctico onde, com temperaturas de -25ºC, uma pequena comunidade
pesca num lago gelado usando pequenas cabinas ("arkar")
com todos os confortos modernos. É um documentário humorístico
que nos revela situações surpreendentes onde a pesca no gelo
é praticada no interior da própria casa.
26 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
I Remember Lena Svedberg [VN]
de Carl Johan De Geer
6´Suécia 1999
O pequeno filme do fotógrafo sueco Carl Johan De Geer é uma
homenagem à sua amiga Lena Svedberg, uma artista plástica que
se suicidou em 1972 com apenas 26 anos.
26 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
18 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
My Body [VN]
de Margreth Olin
26´Noruega 2002
Neste seu "auto-retrato a nu", Margreth Olin despe-se
literalmente em frente da câmara para contar a sua história
de vida. "Os teus dentes são feios", "os teus
pés são tortos", "as minhas orelhas..." Como
é que ao longo da vida se criam e se ultrapassam complexos
e vergonhas? A realizadora usa o seu corpo como um espelho
e uma janela para as relações, acontecimentos e experiências
que dão sentido às circunstâncias trágicas e felizes que fazem
uma vida. Em todas as suas revelações Olin consegue transformar
a sua própria história num filme que, apesar de tão privado,
consegue ser também universal.
26 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
18 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
All about my father [VN]
de Even Benestad
71´Noruega/Dinamarca 2002
"All about my father" é o retrato íntimo de um respeitado
médico e travesti de uma pequena cidade norueguesa muito religiosa.
O documentário é particularmente perturbante por ser realizado
pelo seu próprio filho: a pessoa mais indicada para contar
esta história com afecto, humor e verdade. Usando uma pequena
câmara de vídeo e velhos filmes de família em Super-8, Even
Benestad tomou a iniciativa de contar a história do pai travesti,
que é também uma celebridade mediática em toda a Noruega.
26 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Rock Soup
de Lech Kowalski
81´ EUA 1991
No final dos anos oitenta, o número de pessoas sem-abrigo
a viver nas ruas de Nova Iorque atingia proporções alarmantes.
Em 1989, Kowalski passou alguns meses entre os frequentadores
de um centro de apoio no Lower East Side, sobre o qual pairava
a ameaça de encerramento. Um filme duro cuja exibição nunca
deixou ninguém indiferente. "Rock Soup" chegou a
ser seleccionado para o Festival de Sundance, mas os organizadores
voltaram com a palavra atrás quando chegou à cidade um autocarro
cheio de sem-abrigo que Kowalski tinha convidado para a sessão.
Em Nova Iorque, a projecção de "Rock Soup" foi interrompida
quando os protagonistas do filme partiram as janelas do restaurante
onde decorria a festa de estreia.
26 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
18 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
East of Paradise
de Lech Kowalski
105´ França 2005
A biografia da mãe de Lech Kowalski é o último tomo da sua
trilogia europeia intitulada "The Fabulous Art of Surviving",
começada em 2000 com "The Boot Factory" e continuada
em 2002 com "On Hitler's Highway". Um regresso às
origens, primeiro através das memórias da sua mãe (num relato
perturbante sobre como foi feita escrava num campo de trabalho
na Sibéria durante a Segunda Guerra Mundial) e depois através
das próprias vivências de Kowalski em Nova Iorque. Uma chave
de entrada possível para o universo cinematográfico do realizador
e uma análise controversa de uma biografia marcada pela sobrevivência.
26 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Tarch Trip [DF]
de Hiroyuki Oki
64´Japão 1993
Os filmes de Hiroyuki Oki, documentarista, arquitecto e artista
plástico, são baladas intemporais que demonstram sempre uma
sensibilidade muito especial ao papel do espaço na definição
das relações entre os indivíduos. Ao representar micro-acontecimentos
e gestos do quotidiano o realizador japonês procura sintetizar
uma arquitectura "universal" do mundo. Filmado na
cidade natal de Oki, "Tarch Trip" retrata a amizade
de três amigos homossexuais, um deles portador de HIV.
26 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Pensão Globo [DF]
de Matthias Müller
15´ Alemanha 1997
"Pensão Globo" relaciona a fragilidade do suporte
cinematográfico (que o realizador manipula laboratorialmente
introduzindo efeitos de desgaste simulado e combinando-o com
found footage) com a debilidade do corpo humano. Nesta história
de um homem que se prepara para a morte numa pensão lisboeta,
o emprego de técnicas de dupla exposição e de sobre-impressão
cria um ambiente fantasmagórico sublinhado pela narrativa em
off proferida pelo moribundo, que passa em revista a sua vida
e as memórias dos seus amigos.
26 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Album [DF]
de Matthias Müller
24´ Alemanha 2004
"Album" assinala uma mutação na obra do realizador
alemão em direcção à utilização do vídeo e à concepção dos
seus trabalhos como instalações destinadas a serem apresentadas
em galerias de arte e museus. Inicialmente pensado para ser
visto em "loop", "Album" não tem uma estrutura
narrativa linear, apesar de tomar vagamente como referência
o género diarístico.
|