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28 de outubro - domingo
sessões filmes premiados
14h30 – Culturgest – Grande Auditório
The first day
[Prémio
Johnnie Walker para melhor curta-metragem]
de Marcin Sauter
20´ Polónia 2007
De uma beleza de cores e paisagens impressionante, "The
First Day" é uma história sobre um dos momentos mais importantes
na vida de qualquer pessoa, o primeiro dia de aulas. Neste
caso trata-se de um internato onde um conjunto de crianças
da tundra, habitadas a viver em tendas, entre animais e pescarias,
descobrem que fazem parte de uma outra grande nação, multinacional,
a Rússia, que tem um hino que aprendem a cantar e um grande
presidente, Putin.
A
Father's Music
[Prémio
Adobe para melhor primeira obra]
de Igor Heitzmann
105´Alemanha 2007
O célebre maestro titular da Orquestra Filarmónica de Berlim,
Otmar Suitner, tinha duas mulheres e duas famílias: uma na
zona leste, outra na zona oeste da cidade dividida. Dezasseis
anos depois de o muro ter sido derrubado e de ter deixado a
orquestra, Suitner continua a ter duas mulheres e duas casas.
O seu filho, jovem cineasta chega à conclusão que para perceber
a estranha história da sua familia, deve primeiro perceber
a relação do seu pai com a música. Além de regressar com o
pai aos locais míticos do passado (Bayreuth), o realizador
de "A Father's Music" empurra o maestro para um último
desafio: conduzir novamente a Filarmónica de Berlim.
16h30
– Culturgest – Grande Auditório
Three comrades
[Prémio
RTP2 Investigações para melhor documentário de investigação]
de Masha Novikova
99´Holanda, 2006
Ruslan, Ramzan e Islam eram três amigos chechenos que levavam
vidas normais na Grozny do início dos anos noventa. Mas o colapso
da União Soviética e a luta pela independência da Chechénia
mudaram tudo: de um dia para o outro, os três amigos viram-se
no meio de um dos conflitos mais violentos das duas últimas
décadas. As suas principais preocupações passaram então a ser
a protecção das respectivas famílias e a simples sobrevivência
numa cidade em ruinas. Ruslan ajudou Ramzan (professional de
televisão) a filmar os ataques russos e Islam trabalhou como
médico num hospital onde também pôde testemunhar de perto as
atrocidades da guerra. A guerra aproximou-os e separouos, levando
dois deles para sempre. A partir de entrevistas aos seus familiares
e das imagens filmadas por Ramzan, "Three Comrades" reconstitui
o modo como a guerra da Chechénia destruiu uma geração.
18h30 – Culturgest – Grande Auditório
& etc
[Prémio
TOBIS para melhor filme português curta-metragem]
de Cláudia Clemente
25´Portugal 2007
Fundada em 1973, a "& etc" é uma pequena editora
que se rege por parâmetros únicos: não tem fins lucrativos,
não publica obras comerciais e aposta em autores desconhecidos.
Tornou-se ao longo dos anos uma referência no panorama nacional,
conhecida tanto pelo lado plástico/estético dos seus livros
quadrados, como pela singularidade dos autores que publica,
entre os quais João César Monteiro, Adília Lopes ou Alberto
Pimenta. Dois responsáveis desta editora, Vitor Silva Tavares
e Rui Caeiro, recordam neste filme alguns episódios passados
ao longo das três décadas de aventuras literárias.
A
casa do Barqueiro
[Prémio
SONY para melhor primeira obra portuguesa]
[Prémio IPJ Escolas para
melhor filme português]
de Jorge Murteira
63´Portugal 2007
"Paulino faz da barraca sobre o rio a sua casa improvisada.
Ali guarda de tudo um pouco, cozinha, faz a barba e prepara
o bigode, recolhe quando a chuva, o frio ou o vento apertam.
Pede e resmunga uma nova casa em condições. Entre as margens
do Tejo é ele quem assegura a ligação. O filme acompanha o
último barqueiro da Amieira do Tejo durante quatro estações.
No Inverno e no Outono, perto da fogueira sobre o vale do rio,
num compasso de espera alterado pela passagem dos comboios
que raramente trazem fregueses. Na Primavera e no Verão, na
mesa de sulipas, solitário, na partilha de um copo ou petisco
com quem por ali se cruze. Até que um passageiro desça do comboio
ou se apresente na margem para o apanhar. Agora já não há barqueiro
e a nova casa continua por estrear. Não há mais barcagens para
ninguém".
Era
preciso fazer as coisas
[Grande
Prémio TOBIS para melhor filme português longa-metragem]
[Prémio MIDAS para melhor filme
português presente no festival]
de Margarida Cardoso
52´Portugal 2007
Alguns dias de Outono durante os ensaios de “O Tio Vânia” de
Tchékhov. Actores e encenador procuram o caminho para a construção
de qualquer coisa em comum. As suas vozes interiores, as suas
dúvidas, confundem-se com as das personagens que tentam alcançar.
A casa, o tempo, a idade, a frustração. Não estaremos todos à
procura de sentido?
21h00
– Culturgest – Grande Auditório
The mall [Menção
Especial para melhor curta-metragem]
de Yonatan Ben Efrat
12´ Israel 2006
"The Mall" mostra-nos centenas de trabalhadores
palestinianos ilegais vivendo seis pisos abaixo da superfície
nas fundações de um centro comercial inacabado e abandonado
nos arredores de Tel Aviv. Não têm electricidade, nem água,
nem casas de banho. O ar é nauseabundo. De dia procuram trabalho
no "mercado de escravos", perto dali. Aqueles seis
pisos infernais permitem-lhes viverem invisíveis em Israel.
These
Girls
[Grande
Prémio Cidade de Lisboa para melhor longa-metragem]
de Tahani Tached
66´ Egipto 2006
Estreado no festival de Cannes 2006, "These Girls" leva-nos
até ao universo das raparigas adolescentes que vivem nas ruas
do Cairo. Estas mulheres, crianças ou mães - e por vezes tudo
isso ao mesmo tempo - desafiam diariamente os mais variados
perigos e preconceitos sociais.
As ruas e os jardins onde dormem são um universo de violência,
medo e liberdade. As protagonistas expõem as suas emoções e
surpreendemnos tanto pela força de carácter, como pelo sentido
de humor. Têm sempre de se proteger dos rapazes que também
vivem na rua, dos homens, da polícia, da família, das instituições
e ganham pouco o nosso respeito. Apesar de se saberem marginalizadas,
tentam viver cada dia como uma festa.
maratonadoc
18 Out. 19.00 - Culturgest (Grande Auditório)
28 Out. 11.00 - Cinema São Jorge (Sala 1)
Taxi to the Dark Side
de Alex Gibney
105´ EUA 2007
A morte de um taxista afegão detido por militares americanos
é o ponto de partida deste documentário pertubador sobre aquilo
que o governo de Bush designa por "técnicas de interrogação
de suspeitos", mas que o realizador e as leis internacionais
chamam pelo seu verdadeiro nome: tortura. A autópsia revelou
que o taxista tinha sido pendurado ao tecto pelas mãos e que
foi depois pontapeado brutalmente até à morte durante cinco
dias. O novo filme do realizador de "Enron: The Smartest
Guys in the Room" não poupa nada nem ninguém em busca
de uma explicação para o facto de as forças americanas terem
deixado de respeitar a Convenção de Genebra. Os depoimentos
exclusivos de militares americanos e representantes da Administração
Bush são fundamentais para dar a conhecer a nova política de
segurança dos Estados Unidos, que legalizou e promoveu o uso
da tortura no Afeganistão, no Iraque (Abu Ghrabi) e na base
de Guantanamo. Só no Iraque há centenas de casos de morte nas
prisões reconhecidos tecnicamente pelos médicos do exército
americano como homicídios.
28 Out. 14.00 - Cinema São Jorge (Sala 1)
Knowledge is the Beginning [MD]
de Paul Smaczny
115´Alemanha 2006
A West-East Divan Orchestra, composta por jovens músicos árabes
e israelitas, nasceu da amizade entre o maestro israelita Daniel
Barenboim e o palestiniano Edward Said. Este comovente documentário
político, dedicado a Edward Said, vive muito do carisma de
Barenboim e do seu credo que "a música é a língua da paz".
Inesquecíveis são o confronto de Barenboim com a ministra da
cultura israelita e o grande momento de triunfo da orquestra,
quando consegue finalmente tocar em Ramallah.
28 Out. 16.15 - Cinema São Jorge (Sala 1)
La Muñeca del Espacio [MD]
de David Moncasi
76´ Espanha 2005
Carmen Sánchez deveria ser proclamada o modelo universal para
a terceira idade. Aos 84 anos, apesar de ter perdido a vista
muito cedo, tem uma vida alegre, completamente preenchida e
independente: anda de saltos altos pela rua, faz compras de
vestuário de forma exigente, vai à praia sozinha, pratica musculação
e ginástica, nada horas no mar e, acima de tudo, dança. Quando
Carmen era jovem, subia ao trapézio para se tornar "La
Muñeca del Espacio". Agora perde-se nos braços de um gentleman
enquanto todo o salão de baile entra em delírio a dançar "La
Cabra".
28 Out. 17.45 - Cinema São Jorge (Sala 1)
Crazy Love [MD]
de Burt Pagach e Linda Riss
90´ EUA 2007
"Crazy Love" é uma das melhores provas de que a
realidade pode superar, e muito, a ficção. O filme conta a
história da tumultuosa e sobretudo inacreditável relação entre
Burt e Linda, dois nova-iorquinos de gema que se conheceram
no final dos anos cinquenta e que viriam a casar-se dezasseis
anos depois de Burt ter mandado atirar ácido à cara de Linda,
tornando-a cega. O caso chocou o país em 1959 e cativou o interesse
da comunicação social americana durante as décadas seguintes.
A história foi novamente motivo de notícia há relativamente
pouco tempo, quando Burt terá ameaçado repetir um crime em
circunstâncias semelhantes. Prémio de Melhor Documentário no
Festival de Santa Bárbara em 2007.
28 Out. 19.30 - Cinema São Jorge (Sala 1)
Manufacturing Dissent: Uncovering Michael
Moore [MD]
de Rick Caine e Debbie Melnyk
74´Canadá/Austrália 2007
Rick Caine e Debbie Melnyk viram o feitiço contra o feiticeiro
e transformam o polémico Michael Moore no tema deste documentário.
Acompanhando-o após a estreia de "Fahrenheit 9/11" e
durante a campanha presidencial americana de 2004, os realizadores
que eram autênticos fãs do mais célebre documentarista do planeta,
não conseguem chegar a ter uma entrevista com ele. Entrevistam
então com antigos colegas e protagonistas dos filmes de Moore
para tentar compreender os processos de trabalho de um autor
que afinal se mostra tão fugidio como as personagens dos seus
filmes. "Manufacturing Dissent" é uma obra desmistificadora
e cheia de surpresas sobre o autor de alguns dos documentários
mais mediáticos e mais controversos dos últimos anos.
28 Out. 21.00 - Cinema São Jorge (Sala 1)
Bomb It [MD]
de Jon Reiss
94´ EUA 2007
Depois deste filme, nunca mais olhará para o graffiti da mesma
maneira. Filmado entre Nova Iorque, Londres, Tóquio, São Paulo,
Capetown e Berlin, "Bomb It" é um dos mais completos
documentos sobre este controverso fenómeno artístico e o primeiro
a explorar o movimento sob uma perspectiva global. O documentário
inclui entrevistas a artistas históricos e aos principais autores
da actualidade, seguindo várias filmagens de acções clandestinas. "Bomb
It" volta a trazer para a discussão algumas questões fundamentais:
quem tem o direito de se exprimir? Qual é o "local" da
arte? Se o espaço público é um fórum de discussão, quais são
as vozes que se conseguem fazer ouvir?
28 Out. 22.45 - Cinema São Jorge (Sala 1)
Brando [MD]
de Leslie Greif e Mimi Freedman
165´ EUA 2007
Três anos após a sua morte, a vida de Marlon Brando permanece
um mistério. Este documentário tenta desvendar a vida de um
actor tão lendário quanto excêntrico combinando entrevistas
a, entre muitos outros, Martin Scorsese, Johnny Depp e Al Pacino,
com imagens inéditas, entre as quais o screen test de "Rebel
Without a Cause" e vários filmes de família.
28 Out. - Cinema São Jorge (Sala 3)
1ª parte: 11.00 | 2ª parte: 13.45
Andy Warhol: a Documentary Film
de Ric Burns
240' EUA 2006
"Andy Warhol: A Documentary Film" é um empolgante
documentário de quatro horas sobre o artista mais famoso, mas
também mais incompreendido, da segunda metade do século XX.
Com narração de Laurie Anderson e Jeff Koon, este episódio
da série "American Masters" da PBS é um mergulho
de cabeça na obra colossal de Warhol, tendo sido o primeiro
documentário a explorar a fundo o imenso espólio guardado no
Andy Warhol Museum de Pittsburgh não só para iluminar a sua
carreira artística, mas também a sua biografia pessoal. Um
filme de Ric Burns, um dos mais importantes realizadores americanos
de documentários para televisão da actualidade.
28 Out. - Cinema São Jorge (Sala 3)
1ª parte: 16.15 | 2ª parte: 18.30 | 3ª parte: 21.15
Diary
de David Perlov
330' Israel 1983
"Diary" foi filmado ao longo de dez anos e é não
apenas o diário político, profissional e pessoal de um cineasta,
mas também um testemunho sobre a turbulenta realidade política
e social de Israel, um país em estado de guerra permanente.
Os seis capítulos desta auto-biografia filmada levam-nos de
Tel Aviv a Paris e de Londres ao Brasil, onde David Perlov
nasceu e passou a juventude e onde decidiu regressar após uma
ausência de vinte anos. Mistura de filme de família, retrato
geracional e documentário político, "Diary" é um
diário pessoal épico e uma obra sobre os laços que ligam um
indivíduo tanto aos países onde nasceu e estudou, como ao país
que escolheu para viver e para lhe dar a nacionalidade.
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