Em 2004, cria Playtime, um estúdio dedicado a documentários de criação, onde produziu La Terra Habitada (Anna Sanmartí) e Cuchillo de Palo (Renate Costa), ambos seleccionados e premiados em vários festivais de cinema internacionais.
Coordena o Mestrado em Documentário de Criação na Universidade Pompeu Fabra. Dirige o laboratório criativo "Retrato filmado" e a residência de montagem "Docs in Progress", ambos produzidos pelo Festival Play-Doc.
Nino Kirtadzé
Nascida em Tbilissi, a viver em Paris. Licenciada em estudos literários, trabalha para agências noticiosas na Chechénia e outras regiões de conflito nos anos 1990, enquanto participa como actriz em vários filmes.
Os seus filmes obtiveram elogios internacionais e muitos prémios em todo o mundo: Chechen Lullaby (2001), Tell my Friends that I'm dead (2004), The Pipeline next Door (2005), Durakovo Village of Fools (2007), Something about Georgia (2010), ...
Peter von Bagh (Presidente do Júri)
Peter von Bagh é historiador de cinema, autor de mais de 30 livros, produtor de televisão e rádio a vida inteira, editor de livros, realizador (ex. Helsinki Forever) e argumentista (ex. filmes de Risto Jarva), chefe de redacção da revista Filmihullu desde 1971, curador (1967-70) e
director de programação (1970-85) do Arquivo de Cinema Finlandês, co-fundador e director artístico do The Midnight Sun Film Festival e professor de história do cinema.
Teresa Castro
Historiadora e teórica do cinema e das imagens, Teresa Castro é professora na Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle. O seu trabalho concentra-se nas culturas visuais da modernidade e nas relações entre cinema e arte contemporânea.
Em 2007, fundou o colectivo Le Silo, com quem desenvolve um trabalho de crítica e programação. Publicou recentemente o livro La pensée cartographique des images. Cinéma et culture visuelle (Aléas, Lyon, 2011).
Vassily Bourikas
Realizou curtas-metragens e documentários sobre actualidades na Inglaterra, Grécia e Bélgica antes de se tornar curador de cinema. Programador em vários festivais por toda a Europa, tais como a Viennale, Underdox, Images ou Views of Alternative Cinema.
Director artístico do Fórum Experimental no Festival Internacional de Cinema de Thessaloniki desde 2008. Co-fundador do laboratório de cinema independente LabA, em Atenas, que dirige desde 2009.
Competição Portuguesa
António Pinto Ribeiro
Formação académica nas áreas da Filosofia, Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. Investigador, professor, programador artístico e gestor cultural, organizou vários programas e exposições nacionais e internacionais. Director Artístico da Culturgest Lisboa desde a sua criação, em 1992, até Abril de 2004.
Responsável por vários Programas Gulbenkian, actualmente dirige o de Cultura Contemporânea Próximo Futuro. Autor de várias obras de Ensaio.
Christophe Postic
Co-director artístico dos États Généraux du Film Documentaire de Lussas desde 2007 e coordenador artístico desde 1999. Trabalhou igualmente como leitor especialista para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e orientou uma oficina de programação na prisão de La Santé, em Paris.
Há cinco anos que organiza oficinas de escrita de documentário na Sibéria. Recentemente, começou a produzir com a empresa À VIF Cinémas.
Pascale Faure
Co-directora artística do programa de televisão (Canal +) L'Oeil du Cyclone, entre 1991 e 1999, co-argumentista da longa-metragem Filles Perdues Cheveux Gras de Claude Duty (Prémio Michel d'Ornano em Deauville para o melhor primeiro argumento) e responsável, desde 2001, pelo departamento de programas curtos e criações do Canal+.
Produtora de Mensomadaire, programa de curiosidades visuais do Canal+, e do muito recente L'Oeil de Links, webzine da criação na net.
Investigações
Gonzalo Arijón
Nasceu em Montevideu, no Uruguai. Realizou vários documentários premiados, tais como Por esos Ojos (1998), Lula, além da Esperança (2005), Stranded (Prémio Joris Ivens, IDFA 2007) ou Ojos Bien Abiertos, Viaje por la Sudamérica de Hoy (2009).
Participou em várias oficinas (Documentary Campus 2009, DocuLab Guadalajara 2010, ESAV Marrakesh 2010) e integrou vários júris (Guadalajara, Toronto Hot Docs, Miami, La Habana).
Paula Moura Pinheiro
Jornalista. Licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Direito Comunitário, começou na Imprensa em 1987, na Televisão em 1992 e na Rádio em 1994. Entrevistadora e repórter, foi colonista da revista Grande Reportagem durante seis anos.
Colaboradora do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, tem quatro livros editados. É, desde Fevereiro de 2006, subdirectora da RTP2 e, desde Maio de 2006, a editora e apresentadora do Câmara Clara.
Simone Duarte
Jornalista. Directora Executiva do Público Online. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela UFRJ/Brasil. Pos-graduação na New School University em Nova Iorque, onde foi professora da cadeira "Documentários e Relações Internacionais".
Foi editora internacional da TV Globo e Chefe de Delegação da TV Globo em Nova Iorque. Produziu e realizou o filme En Route to Baghdad (2004) sobre Sérgio Vieira de Mello, premiado pela ONU.
Prémio Revelação
Anna Sanmartí
Licenciada em Comunicação Audiovisual pela Universidade Pompeu Fabra (2004). Assistente de realização em filmes de Joaquim Jordá, Victor Kossakovsky (Vivan las Antípodas) e Ventura Durall (Las Dos Vidas de Andrés Rabadán).
A sua primeira longa-metragem documental, La Terra Habitada (2009), participou em vários festivais, incluindo Visions du Réel, Rotterdam International Film Festival, Viennale e doclisboa (Prémio Especial do Júri).
Natxo Checa
Curador e produtor, responsável pelo programa de Artes Visuais da ZDB (instituição independente interdisciplinar centrada na criação e produção de arte contemporânea), que co-fundou em 1994. Curador da representação oficial portuguesa na Bienal de Veneza, em 2009.
Tem aliciado os artistas com quem trabalha a produzir longe do eixo dominante ocidental. Em 2010, com Gabriel Abrantes e a ZDB, funda a produtora cinematográfica Mutual Respect.
Pamela Cohn
Produtora e realizadora de media independentes, jornalista de arte freelancer e programadora e produtora de cinema. Colaboradora na área de novos media e distribuição em linha no Tribeca Film Institute (2007-2010). Ajudou a lançar a primeira edição de Cinema Eye Honors e de Documentary Voices: Pulling Focus, em 2008.
Programadora e jurada em festivais de cinema internacionais na Europa e Médio Oriente, trabalha como consultora de financiamento.