Programação Apordoc no Teatro do Bairro - Setembro
5 de setembro, 21h30 - El Sicario, Room 164 (Gianfranco Rosi, 80')
O filme vencedor do Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor longa metragem decorre num quarto de motel na fronteira entre o México e os EUA, onde um assassino de Juárez fala dos seus crimes e revela os segredos dos carteis de droga que ditam a lei naquela região. El Sicario, Room 164 estreia no Film Forum, em Nova Iorque, já no final do ano.
12 de setembro, 21h30 - La Terra Habitada (Anna Sanmartí, 71) - Prémio Especial do Júri doclisboa 2010
A viagem começa. Deixando para trás uma acumulação de sons e imagens de onde as coisas perderam o nome. Para a Mongólia. No caminho, caras desconhecidas, novas melodias, gestos que se misturam com a paisagem. Estar numa terra estranha e mover-se com ela.
19 de setembro, 21h30 On Rubiks Road (Laila Pakalnina, 30') + Les Oiseaux d'Arabie - Fragments d'une Correspondance (David Yon, 40')
On Rubiks Road - Prémio para melhor curta-metragem doclisboa 2010
Se o mundo inteiro pode ser reflectido numa única gota de orvalho, então porque não poderia caber num caminho para bicicletas na Letónia? Um filme sobre um mundo que caminha, corre, rasteja, se senta, anda, salta. E cai. Um mundo vivo.
Les Oiseaux d'Arabie - Prémio para melhor média-metragem doclisboa 2010
Na véspera da II Guerra Mundial, Antonio Atarès foi um dos milhares de refugiados espanhóis que atravessaram os Pirinéus, para fugir ao avanço das tropas de Franco. Internado num campo de refugiados, em 1941 recebe uma carta e começa uma correspondência com Simone Weil. De um lado, a pensadora judia, politicamente comprometida; do outro, um camponês anarquista, exilado em França e transportado para um campo às portas do Sahara.