Sessão Especial e Conversa Visões do Império

Acompanhando a estreia do filme Visões do Império, de Joana Pontes, o Doclisboa organiza uma sessão especial do filme Sauvages, au cœur des zoos humains, de Pascal Blanchard e Bruno Victor-Pujebet. A exibição será seguida de uma conversa com a realizadora Joana Pontes e convidados.

A revisitação, crítica ou laudatória, do passado colonial e a apreciação das suas reverberações contemporâneas têm animado o espaço público, em Portugal como noutros países. Da academia ao mundo das artes e da política, passando pela voz fundamental das associações cívicas, as histórias e as memórias do colonialismo português têm sido abordadas de modo diverso. Qual é o papel que os despojos visuais dessas histórias e memórias, alojadas em arquivos variados e ocupando gavetas e gavetas em espaços domésticos e privados, tiveram e têm nesse processo de revisitação do passado e interrogação do presente? Qual foi a sua história, que usos tiveram e têm as imagens que criaram Visões do Império?

Inside Human Zoos
Sauvages, au cœur des zoos humains
Bruno Victor-Pujebet e Pascal Blanchard, França, 2018, 52 min

De 1820 a 1940, mais de 35 mil homens, mulheres e crianças foram exibidos como atrações ao lado de animais em todo o mundo pelas grandes potências coloniais. Este documentário esclarece um momento esquecido da história. Com a colaboração de especialistas internacionais, a investigação traça o destino de seis pessoas desenraizadas, com base em arquivos, imagens inéditas e depoimentos dos seus descendentes.