27–03–2020

COVID-19: Uma mensagem do Doclisboa

 

É com preocupação que vemos a pandemia do COVID-19 afectar todas as populações, traçando danos irreparáveis nas vidas de tantos. Neste quadro, o sector do cinema não é excepção e está a ser profundamente afectado. Esta crise torna ainda mais evidentes as condições precárias em que trabalha quem faz, produz e mostra cinema. Estamos solidários com todos os filmes que viram a sua produção interrompida, com todos os festivais que viram a sua actividade impossibilitada.

No passado dia 26 de Março, teríamos estreado o filme Longa Noite, de Eloy Enciso, no âmbito do 6.doc, em parceria com o Cinema Ideal. A estreia deste filme, assim como de qualquer outro deste programa cuja exibição venha a ser impossibilitada pela actual situação, será reagendada logo que possível. As sessões que seriam apresentadas no programa Há Filmes na Baixa!, a nossa colaboração com o festival Porto/Post/Doc, serão também repostas assim que o contexto o permitir.

No Doclisboa, cuja próxima edição está agendada de 22 de Outubro a 1 de Novembro, estamos a acompanhar a situação atentos às directivas das entidades competentes e a trabalhar na expectativa de que, por essa altura, possamos voltar a encontrar-nos nos espaços habituais. Acreditamos que um festival de cinema é, acima de tudo, um lugar de encontro e partilha em torno do cinema  e é, na defesa dessa ideia, que continuamos a trabalhar diariamente para que este ano não seja excepção.

Conscientes de como esta situação afectou o trabalho de inúmeras equipas de cinema, alterámos o calendário de inscrições, mantendo os valores mais baixos também durante o mês de Abril. A data limite de inscrição para todas as categorias passa a ser 30 de Junho de 2020. Todos estes detalhes podem ser consultados no nosso regulamento actualizado. As inscrições devem ser feitas através da plataforma Film Festival Life.

Recordamos que podem aproveitar os valores de inscrição agora em vigor e enviar-nos o filme para consideração até dia 30 de Junho. Os filmes portugueses inscritos na categoria Verdes Anos poderão enviar os filmes para consideração até dia 31 de Julho. É com entusiasmo que aguardamos o envio dos vossos filmes.

Por agora e até Outubro, estaremos a avaliar possibilidades de cooperação para colectivamente fazer frente aos desafios que esta situação nos coloca a todos, enquanto indivíduos e organizações. Mantemo-nos disponíveis para conversar com todos aqueles que queiram reflectir connosco e unir esforços.

Desejamos estar novamente juntos em breve. Até lá, encontremos formas de cuidar uns dos outros. 

A equipa do Doclisboa

Notícias