29–01–21

Doclisboa lança programação online

Na próxima semana, começaria o programa Arquivos do Presente, previsto para decorrer na Culturgest e no Cinema Ideal. No entanto, no seguimento do anúncio da renovação das medidas restritivas de combate à COVID-19 e face à evolução da situação epidemiológica em Portugal, torna-se imperativo para o Doclisboa prosseguir o trabalho de promover um olhar e debate atentos em torno do cinema, mesmo em confinamento.

Assim, o Doclisboa apresentará ao longo de Fevereiro um ciclo de filmes e conversas online tendo como ponto de partida a programação da 18ª edição do festival. De 18 a 24 de Fevereiro, apresentaremos sete sessões a partir do programa “Ficaram Tantas Histórias por Contar”, que traz consigo o resgate de momentos invisibilizados do passado. De 25 de Fevereiro a 3 de Março, apresentaremos sete sessões do programa “Arquivos do Presente”, trazendo filmes que registam um claríssimo agora que já lá vai e que nos impelem a um outro olhar sobre o nosso próprio tempo presente.

Além das sete sessões de cada programa, disponíveis para visionamento a qualquer momento desse período, haverá diariamente um debate com os realizadores de cada sessão. São então sete sessões para assistir ao longo de sete dias e um debate a cada dia.

Nestes tempos difíceis e sem precedentes, desejamos que todos permaneçam seguros e comprometemo-nos a reimaginar maneiras de nos sentirmos próximos uns dos outros. Assim que o contexto o permita, o Doclisboa irá voltar à sala de cinema mas até lá encontraremos novas possibilidades de acção e de encontro entre o público, os autores e os filmes. 

A equipa do Doclisboa