Arché

O Arché é o espaço de desenvolvimento criativo da Apordoc, destinado a realizadores, produtores, críticos e outros profissionais de cinema. A decorrer no contexto do Doclisboa, e com o apoio do Programa Ibermedia, pretende colocar à disposição ferramentas, e momentos de reflexão e formação para a criação de novos filmes, garantindo a sua identidade e qualidade. Acolhe anualmente 12 projectos em diferentes fases de produção, oriundos  de Portugal, Espanha, Itália e América do Sul e Central, em oficinas de desenvolvimento onde os realizadores têm a oportunidade de trabalhar com um tutor. Proporciona-lhes, também, um espaço de visibilidade e networking, desdobrados numa sessão de apresentação e encontros individuais com produtores, distribuidores, programadores e outros agentes.

Paralelamente, o Arché recebe 3 jovens críticos e investigadores com projectos em torno de problemáticas do cinema documental contemporâneonum workshop de críticia e investigação.  

Conheça os projectos seleccionados este ano aqui.

 

Em 2020, além das oficinas online, o Arché apresenta: 

“Meet the Projects” – Sessão online de apresentação de projectos
Sessão colectiva, aberta aos profissionais acreditados no Nebulae, na qual os 12 participantes dão a conhecer os seus projectos, em breves apresentações até 5 minutos.

22 OUT (qui) / das 17.00 às 18.30 (UTC +1), Zoom Meetings
(Acesso livre para portadores de acreditação Nebulae)

 

Reuniões individuais em videoconferência
Os profissionais acreditados no Nebulae terão acesso às informações de todos os projectos e seu estado de desenvolvimento e poderão solicitar reuniões por videoconferência.

22 – 26 OUT (qui-seg) / B.Square
(Acesso exclusivo para portadores de acreditação Nebulae)

 

Pelo Arché passaram já filmes como This Film is About me, de Alexis Delgado e La Vida en Común, de Ezequiel Yanco, Campo, de Tiago Hespanha ou A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, em estreia na secção competitiva Encounters da Berlinale 2020. 

 

Mais informações: www.arche-space.org 

Contacto
Ana Pereira (Coordenação)
arche@apordoc.org