Estado da Arte
Organizado em colaboração com os Centros de Informação Europa Criativa, o Estado da Arte propõe-se, em cada edição, abrir um debate sobre um tópico da indústria, que será analisado em conjunto com profissionais da área. Em 2021, em colaboração com o Centro de Informação Europa Criativa de Portugal e a participação dos desks da Croácia e da República Checa, o tema será a distribuição e circulação de filmes em circuitos alternativos. Uma tarde com oradores, discussões e trabalho de grupo, com a intenção de contribuir para uma discussão mais ampla sobre o mercado europeu de filmes.
Documentário Expandido: Estratégias de Circulação Alternativas
O termo “circulação” pode ser visto como um prisma heterogéneo através do qual é possível descobrir perspectivas novas e diferentes, convidando a pensar em termos de pluralidade, troca e permeabilidade entre instituições diferentes. Este painel será o estímulo para uma discussão que se pretende que desafie e expanda as várias abordagens à circulação de imagens em movimento, centrando-se nos documentários, ao reunir representantes de algumas das instituições culturais mais importantes e cruciais que fomentam a circulação de filmes e contribuem para o crescente papel estratégico desempenhado pelos espaços ligados à arte na promoção do cinema.
23 OUT (sáb) / das 16.00 às 18.30, Culturgest – Fórum Debates
Sessão conduzida em inglês, sem tradução
Acesso livre mediante inscrição através de formulário disponível AQUI
Oradores Confirmados
Anne Mikél Jensen
Kunsthal Charlottenborg (Dinamarca)
Tem um bacharelato em estudos culturais pela Universidade de Leeds, um mestrado em história da arte e cultura visual pela Universidade de Copenhaga e um outro em curadoria pela Universidade de Aarhus. É programadora no Kunsthal Charlottenborg, em Copenhaga, onde selecciona e gere o conteúdo da sala de cinema Charlottenborg Art Cinema, que exibe documentários e filmes de arte e acolhe projectos sonoros.
Anže Peršin
Stenar Projects (Portugal)
Anže Peršin é produtor e tem 18 anos de experiência em cinema. Trabalhou em produções de cinema comercial na Europa do Sul, Médio Oriente e África do Norte e teve uma produtora comercial em Portugal. Desde 2015, vem desenvolvendo a Stenar Projects, uma plataforma de produção portuguesa para filmes de artistas que apoia novas práticas cinematográficas no seu desenvolvimento, financiamento, produção e distribuição.
Chema González
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Espanha)
Programador, comissário e trabalhador cultural, explora as relações entre a arte contemporânea e a imagem em movimento. É programador audiovisual na área do ensaio fílmico, documentário político, cinema experimental e cinema de autor no Museu Rainha Sofia, onde é responsável pela programação de cinema e vídeo desde 2012 enquanto director de actividades culturais e audiovisuais.
Ivan Perić
Kino Klub Split (Croáca)
Ivan Perić é um produtor e realizador de Split, na Croácia. Tem um mestrado em sociologia e um outro em cinema e artes média pela Academia de Arte de Split. É membro do cineclube de Split. Produziu e realizou várias curtas e longas-metragens de ficção, documentários e filmes experimentais, que participaram em inúmeros festivais de cinema por todo o mundo e que receberam vários prémios.
Ivana Formanová
KineDok (Chéquia)
Está envolvida na produção e programação de vários festivais de cinema, exposições e acontecimentos culturais na República Checa e no estrangeiro desde 2013. Chefia a secção Industry 4 Science do festival internacional de documentário científico Academia Film Olomouc desde 2015. Dirige actualmente o projecto de distribuição de documentários alternativos KineDok, uma das actividades do Instituto do Cinema Documental.
Nuno Rodrigues
Solar – Galeria de Arte Cinemática (Portugal)
Curador e programador. Co-fundador e director artístico do Curtas Vila do Conde, Festival Internacional de Cinema. Em 1999, fundou a Agência da Curta Metragem, onde dirige a promoção e distribuição de curtas-metragens portuguesas nos mercados internacionais. Desde 2005, é director da Galeria Solar de Vila do Conde, onde curou inúmeras exposições. Vice-presidente da Short Circuit, uma rede de distribuição de filmes e videoarte na Europa, desde 2013.
Moderação
Susana Costa Pereira
(coordenadora executiva do Centro de Informação Europa Criativa Portugal, responsável pela vertente MEDIA e pelo Creative Innovation Lab)
Miguel Ribeiro
(co-director do Doclisboa)