Estado da Arte

Estado da Arte Nebulae

Organizado em colaboração com os Centros de Informação Europa Criativa, o Estado da Arte propõe-se, em cada edição, abrir um debate sobre um tópico da indústria, que será analisado em conjunto com profissionais da área. Em 2021, em colaboração com o Centro de Informação Europa Criativa de Portugal e a participação dos desks da Croácia e da República Checa, o tema será a distribuição e circulação de filmes em circuitos alternativos. Uma tarde com oradores, discussões e trabalho de grupo, com a intenção de contribuir para uma discussão mais ampla sobre o mercado europeu de filmes.

Documentário Expandido: Estratégias de Circulação Alternativas

O termo “circulação” pode ser visto como um prisma heterogéneo através do qual é possível descobrir perspectivas novas e diferentes, convidando a pensar em termos de pluralidade, troca e permeabilidade entre instituições diferentes. Este painel será o estímulo para uma discussão que se pretende que desafie e expanda as várias abordagens à circulação de imagens em movimento, centrando-se nos documentários, ao reunir representantes de algumas das instituições culturais mais importantes e cruciais que fomentam a circulação de filmes e contribuem para o crescente papel estratégico desempenhado pelos espaços ligados à arte na promoção do cinema.

23 OUT (sáb) / das 16.00 às 18.30, Culturgest – Fórum Debates

Sessão conduzida em inglês, sem tradução
Acesso livre mediante inscrição através de formulário disponível AQUI

Oradores Confirmados

estado-de-arte
Anne Mikél Jensen
Kunsthal Charlottenborg (Dinamarca)
Tem um bacharelato em estudos culturais pela Universidade de Leeds, um mestrado em história da arte e cultura visual pela Universidade de Copenhaga e um outro em curadoria pela Universidade de Aarhus. É programadora no Kunsthal Charlottenborg, em Copenhaga, onde selecciona e gere o conteúdo da sala de cinema Charlottenborg Art Cinema, que exibe documentários e filmes de arte e acolhe projectos sonoros.

Anže Peršin
Stenar Projects (Portugal)
Anže Peršin é produtor e tem 18 anos de experiência em cinema. Trabalhou em produções de cinema comercial na Europa do Sul, Médio Oriente e África do Norte e teve uma produtora comercial em Portugal. Desde 2015, vem desenvolvendo a Stenar Projects, uma plataforma de produção portuguesa para filmes de artistas que apoia novas práticas cinematográficas no seu desenvolvimento, financiamento, produção e distribuição.

Chema González
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Espanha)
Programador, comissário e trabalhador cultural, explora as relações entre a arte contemporânea e a imagem em movimento. É programador audiovisual na área do ensaio fílmico, documentário político, cinema experimental e cinema de autor no Museu Rainha Sofia, onde é responsável pela programação de cinema e vídeo desde 2012 enquanto director de actividades culturais e audiovisuais.

Ivan Perić
Kino Klub Split (Croáca)
Ivan Perić é um produtor e realizador de Split, na Croácia. Tem um mestrado em sociologia e um outro em cinema e artes média pela Academia de Arte de Split. É membro do cineclube de Split. Produziu e realizou várias curtas e longas-metragens de ficção, documentários e filmes experimentais, que participaram em inúmeros festivais de cinema por todo o mundo e que receberam vários prémios.

Ivana Formanová
KineDok (Chéquia)
Está envolvida na produção e programação de vários festivais de cinema, exposições e acontecimentos culturais na República Checa e no estrangeiro desde 2013. Chefia a secção Industry 4 Science do festival internacional de documentário científico Academia Film Olomouc desde 2015. Dirige actualmente o projecto de distribuição de documentários alternativos KineDok, uma das actividades do Instituto do Cinema Documental.

Nuno Rodrigues
Solar – Galeria de Arte Cinemática (Portugal)
Curador e programador. Co-fundador e director artístico do Curtas Vila do Conde, Festival Internacional de Cinema. Em 1999, fundou a Agência da Curta Metragem, onde dirige a promoção e distribuição de curtas-metragens portuguesas nos mercados internacionais. Desde 2005, é director da Galeria Solar de Vila do Conde, onde curou inúmeras exposições. Vice-presidente da Short Circuit, uma rede de distribuição de filmes e videoarte na Europa, desde 2013.

Moderação

Susana Costa Pereira
(coordenadora executiva do Centro de Informação Europa Criativa Portugal, responsável pela vertente MEDIA e pelo Creative Innovation Lab)

Miguel Ribeiro
(co-director do Doclisboa)