Riscos
Trazemos a dialogar filmes de diferentes tempos e territórios, filmes que questionam os seus próprios limites e que, nesse gesto, abrem novos caminhos. Edgar Pêra e Michael Pilz são realizadores convidados. Numa homenagem a Luis Ospina, apresentamos a sua última obra ao lado de filmes que comprovam como perdurará nos filmes de outros cineastas. Mostramos a cópia restaurada do fundamental Nazaré, Praia de Pescadores numa sessão musicada ao vivo. Há um foco no cinema de realizadoras egípcias dos últimos 50 anos, o regresso de cineastas que temos acompanhado, como Boris Lehman, Paula Gaitán ou Martin Verdet, e a exibição de Rocío, um filme ainda hoje proibido em Espanha. Por fim, vários programas temáticos debatem noções como corpo, resistência ou a escuta.
28 OUT / 18.30, Culturgest – Pequeno Aud.
Em Gargaú, o realizador Bruno Ribeiro visita a sua avó no interior do Brasil. Uma viagem caricata e misteriosa. Martin Verdet retorna à casa do poeta Franck Venaille, que filmou pela primeira vez em 2015. Agora, Venaille é fantasma, presença lembrada através da sua voz, dos seus objectos, do quarto que perde os seus limites à medida que os poemas invadem a memória. Dois filmes sobre o voltar: a uma casa, a um corpo, a um passado e a um futuro.
Outtakes é quase todo construído com planos e restos de planos descartados na montagem do filme Rocío, encontrados na Cinemateca Espanhola, em rolos de negativo 16mm sem som. Sobre este filme recaiu, em 1982, a insólita e paradigmática sentença de censura e proibição de exibição, na sua versão original, em todo o território espanhol. Outtakes evoca este singular caso e convoca à (re)descoberta do extraordinário unum opus de Vergara.