Corpos Líquidos
Como é que os nossos corpos foram sendo interpretados ao longo do tempo pelas diferentes filosofias, religiões e tecnologias? Como vemos a relação entre os aspectos materiais e imateriais do eu? Como nos relacionamos uns com os outros na construção da identidade, na maternidade, no género, na sexualidade ou na doença? Doze filmes que analisam estas questões e propõem a ideia de corpo que contém um “eu” mutável, externo e múltiplo.
28 OUT / 17.00, São Jorge – Sala 3
O corpo é composto por uma constelação de identidades e de significados, capaz das mais profundas transformações. Quantos outros habitam em nós? Uma família queer explora os paralelos entre o corpo grávido e o corpo trans. Uma filha coloca o seu corpo em relação ao da mãe, sublinhando questões raciais e sexuais. Um grupo de mulheres indaga sobre pénis e seios. O relato de um nascimento, na justaposição entre interior/exterior e destruição/criação.
31 OUT / 14.00, Culturgest – Pequeno Aud.
Rituais, religiões e crenças exploram a noção da multiplicidade do eu, a transcendência do corpo e a transferência da consciência. Viajamos pela subjectividade do género no vudu haitiano, rituais pagãos de fertilidade em Itália, o cosmismo russo, crianças que fingem ser animais sagrados e pela mão de divindades afro-brasileiras.
31 OUT / 19.30, São Jorge – Sala 3
Como é que as limitações de tempo e de espaço afectam os nossos corpos? Estes quatro filmes são ensaios sobre o colapso e a expansão dos nossos organismos sob influência das percepções e relações que se constroem com o que nos rodeia. Investigações sobre a digitalização do indivíduo, as consequências da pandemia e a noção de apocalipse.