Construir a Comunidade
23 OUT / 18.45, São Jorge – Sala 3

O sentido de comunidade é particularmente forte nos bairros pobres da classe trabalhadora do Cairo onde a labuta é dura e as perspectivas são vagas. Esta primeira sessão faz eco dos dois primeiros filmes de Atteyat al-Abnoudi, que mostram a poesia no gesto dos artesãos e dos artistas e a vida quotidiana dos habitantes do bairro de Rod el-Farag, filmados hoje por Reem Saleh ainda a lutar pela dignidade.

Superação e Resistência
24 OUT / 18.45, São Jorge – Sala 3

Num país autoritário fortemente marcado por desigualdades sociais, a luta é diária. Ao cruzar o retrato de duas mulheres, uma filmada por Atteyat al-Abnoudi na região rural do Delta em 1983, a outra a própria Nada Riyadh que interroga o seu futuro numa Alexandria pós-revolucionária à deriva, esta sessão introduz a necessidade de continuar a resistir e a lutar contra o estado de coisas.

Mantém a Cabeça Erguida e olha em Frente
25 OUT / 18.45, São Jorge – Sala 3

A esperança está no futuro e o futuro está na juventude. A partir dos olhares cruzados de Atteyat al-Abnoudi, Nabiha Lotfi e Nadine Salib, esta sessão propõe três filmes que questionam a juventude enquanto núcleo simbólico da resistência e a pressão nos ombros das mães numa sociedade fortemente patriarcal, ainda hoje assente essencialmente no equilíbrio da família.

Secções