Verdes Anos
O filme de abertura desta secção é December, Radio Romania, de Ana Vîjdea, vencedora do Prémio de Melhor Realização dos Verdes Anos em 2017. O programa inclui uma competição, composta por 19 filmes de 17 países, e um foco no trabalho dos alunos da escola convidada deste ano, a Academia de Arte Dramática de Zagreb. Entramos na décima edição dos Verdes Anos com a certeza de que o futuro do cinema assenta na resiliência destes novos cineastas.
Os Verdes Anos retomam a sua colaboração com escolas de cinema internacionais, desta vez associando-se à Academia de Arte Dramática de Zagreb (ADU). Nesta selecção de filmes realizados por alunos e ex-alunos da instituição, vislumbramos os primeiros passos de importantes realizadores croatas como Nenad Puhovski (actual director do festival ZagrebDox), Vinko Brešan ou Zrinko Ogresta.
Começamos com um retrato fragmentado de Činča, entre as histórias que nos conta e as opiniões dos que a rodeiam. Em The Head, uma rapariga confronta-se com a possibilidade da sua morte. Intermezzo foca-se nos momentos de abstracção por entre a agitação de uma cidade. Em Our Stock Exchange, pessoas desempregadas procuram trabalho. Second Floor, Basement mostra-nos um hospital onde apenas dois andares separam o nascimento e a morte.
Mother’s Name: Orange é uma incursão poética na vida de um jovem problemático que descobre na fusão catártica com a natureza uma possibilidade de reencontrar-se. Osijek – The Sky Below é um road movie que reflecte sobre as feridas deixadas pela guerra. Em Duel, alternam-se conflitos e ternura entre uma mãe e o filho. Park retrata um dia comum num parque. Em I’ll Kill Ya!, os assassinos de um traficante de droga confrontam-se com as consequências desse feito.
Os salões de beleza como locais de escuta entre 3 mulheres em Women Women Women. Kika, uma jovem stripper, tem uma noite atribulada num dos seus espectáculos. Em Naftalan, a mãe da realizadora está num centro de tratamento da psoríase e, em White Trash, uma lixeira é habitada por centenas de gaivotas num intenso nevoeiro. Now I Am Irena confronta o passado de uma gravidez e Welcome to Igrane mostra a resistência da turistificação de uma região.