Em Maio, o 6.doc regressa ao Passos Manuel

Em Maio, o programa 6.doc – Doclisboa no Cinema Ideal viaja até ao Porto para apresentar três filmes em duas sessões no Passos Manuel, no contexto do programa Há Filmes na Baixa!, em colaboração com o festival Porto/Post/Doc.

A primeira sessão realiza-se no dia 13 e exibe 918 Nights, o filme que a realizadora basca Arantza Santesteban realiza para se confrontar com as memórias de quando foi presa por alegadas ligações à ETA, durante 918 noites, e assumir outros lugares de fala, como a dúvida e as contradições vividas a par da sua convicção política. O filme foi o vencedor do Grande Prémio Cidade de Lisboa para Melhor Filme da Competição Internacional do 19º Doclisboa.

No dia 14, sessão dupla com dois filmes que falam de memórias, migrações e fronteiras, numa viagem pelos corredores do passado e do presente. Jamaika, de José Sarmento Matos, olha o impacto que a pandemia desferiu na realidade do bairro da Jamaica, a braços com novos capítulos numa história marcada pela pobreza e pela sensação de isolamento desta comunidade, segregada e estigmatizada durante anos. Nós Viemos, de José Vieira, recupera a memória colectiva de um período da história portuguesa marcado por um dos maiores movimentos migratórios forçado pela ditadura, nos anos 60. O filme cruza esse passado com a vaga de refugiados que hoje chegam a França, para reflectir sobre a forma como se pensam as fronteiras da Europa e da mesma em relação ao mundo.

As sessões estão agendadas para as 22h00. Os preços de bilheteira podem ser consultados no website do evento

Esta será uma oportunidade de ver três obras apresentadas durante a última edição do festival, depois da sua estreia comercial no Cinema Ideal, em Lisboa, em Fevereiro e Abril deste ano.

Últimas Notícias