Oficinas de Desenvolvimento de Projecto

Tutoradas por

Sergio Oksman

Realizador, produtor e professor na área do cinema documental. Realizou, entre outros, O Futebol (2015) e Querido Fotogramas (2018) e a curta A Story for the Modlins (2012), que venceu mais de uma centena de prémios internacionais. Coordena o departamento de cinema documental da Escola de Cinema e Audiovisual de Madrid, é professor da Escola de Cinema Elías Querejeta e é membro do comité de especialistas do programa Ikusmira Berriak desde 2016.

Tiago Hespanha

Realizador e produtor. Licenciou-se em arquitectura. Fez o curso de realização de documentários dos Ateliers Varan e o mestrado em criação documental na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona. Sócio fundador da produtora Terratreme Filmes (2008), onde produz os seus filmes e trabalha com vários realizadores e produtores. Professor de realização no mestrado internacional em documentário Docnomads desde 2012 e membro dos Ateliers Varan.

Virginia García del Pino

Realizadora do “novo cinema de autor espanhol”. La décima carta estreou no festival de San Sebastián e foi nomeado para os Prémios Forqué. Em 2018, Improvisaciones de una ardilla venceu a Biznaga de Prata do Festival de Cinema de Málaga para melhor curta-metragem documental. A sua instalação Respirar, correr, mirar (2019) esteve em exposição em várias galerias e na última edição do Festival Internacional de Cinema de Gijón. É tutora do Arché desde 2019.

Projectos

Calls from Moscow

Llamadas desde Moscú
de Luis Alejandro Yero
Produção: Daniel Sánchez López, Luis Alejandro Yero (Cuba)
Co-produção: Cosmic Productions (Alemanha)
Duração estimada: 70’

Dias antes do anúncio da invasão da Ucrânia, 4 jovens cubanos visitam um apartamento de Moscovo para uma estadia de 24 horas. O presente e o futuro coexistem nos seus telemóveis: as suas histórias de imigrantes sem papéis e a angústia após o eclodir da guerra.

Continuum

de Mariana Bomba
Produção: Vanessa Ragone (Haddock Films, Argentina)
Duração estimada: 40’

A história de amor de duas mulheres que, no início dos anos 1990, ligam as suas vidas a uma linha invisível que rapidamente se torna numa proeza transbordante de experimentação, alegria e vínculos de uma das gerações de cineastas mais aguerridas na Argentina.

Does Anyone Remember?

Alguien se acuerda?
de Natalia Solórzano Vásquez
Produção: Natalia Solórzano Vásquez (Costa Rica)
Duração estimada: 70’

Virginia tinha uma família estável nos anos 1950 na Costa Rica. Um dia, uma depressão pós-parto e uma hospitalização psiquiátrica deixaram-na sem nada. Em desespero, embrulhou-se em túnicas e lantejoulas e tornou-se na vidente mais famosa do país.

House Made of Mist

Casa feta de boira
de Alberto Dexeus
Produção: Montse Pujol Solà (Boogaloo Films, Espanha / Spain)
Duração estimada: 80’

RAW

Alberto escreve uma carta à avó que já morreu, na qual assume a sua homossexualidade, embora na altura errada, e na qual lhe faz uma série perguntas relacionadas com a morte da irmã dela no bombardeamento fascista que destruiu o Liceo Escolar em 1937.

The Language of Water

La lengua del agua
de Jeissy Trompiz
Produção: Jeissy Trompiz (Alamar Films, Venezuela), Gregorio Rodríguez (Casa Latina Films, República Dominicana)
Co-produção: Pauline Tra Van Lieu (Hutong Productions, França)
Duração estimada: 70’

Jofris é o último falante da sua língua indígena. Após ter fugido da sua comunidade há muitos anos, a avó aparece-lhe em sonhos para o avisar de que tem de regressar. Jofris tem de respeitar o desejo da avó apesar de ir contra a sua vontade.

La oroya

de Diego Bedoya Abad
Produção: Fabiola Aliaga, Diego Bedoya (Viento Invierno, Peru)
Co-produção: Alejandro Small (Gallinazos Cine, Peru)
Duração estimada: 75’

RAW

Uma cidade mineira recusa desaparecer. Mineiros examinam o chão à procura de um prémio prometido. A metalurgia está paralisada há mais de uma década. O sindicato faz vigílias enquanto cresce o medo de uma grande conspiração. À noite, ouve-se música nos bares.

Por ti, Portugal, eu juro!

For You, Portugal, I Swear!
de Diogo Cardoso, Sofia da Palma Rodrigues
Produção: Sofia da Palma Rodrigues (Divergente / Bagabaga Studios, Portugal)
Duração estimada: 104’

Durante a Guerra Colonial, milhares de africanos combateram no exército português e arriscaram a vida por uma pátria que acreditavam ser a sua. Comandos africanos da Guiné contam a sua história e exigem que as promessas de há 50 anos sejam cumpridas.

A Savana e a Montanha

Savanna and the Mountain
de Paulo Carneiro
Produção: Paulo Carneiro (Bam Bam Cinema, Portugal), Alex Piperno (La Pobladora Cine, Uruguai)
Duração estimada: 90’

A ameaça de exploração mineira por uma multinacional põe em alvoroço a população. Procuram estratégias para fazer frente ao inimigo. No cimo da montanha, o guarda florestal observa os primeiros camiões a chegar. No vale, um exército começa a organizar-se.

Three Bullets

Tres balas
de Génesis Valenzuela
Produção: Génesis Valenzuela (República Dominicana, Espanha)
Duração estimada: 90’

RAW

Documentário experimental que relaciona o assassinato da migrante dominicana Lucrecia Perez, o primeiro caso criminalizado como racista e xenófobo pelo sistema judicial espanhol, em 1992, e o sistema colonial racial imposto na América 500 anos antes.

Welcome Interplanetary and Sidereal Space Conquerors

Bienvenidos conquistadores interplanetarios y del espacio sideral
de Andrés Jurado
Produção: María Rojas (La Vulcanizadora, Colômbia)
Co-produção: Kintop (Portugal)
Duração estimada: 90’

Como parte da preparação para a ida à Lua, o astronauta Neil Armstrong é abandonado na floresta tropical de Darien onde encontra um nativo. Trocam olhares e adornos. O nativo desaparece. Armstrong pergunta-se se será comido por um canibal selvagem.

A While at the Border

Una temporada en la frontera
de Ileana Dell’Unti
Produção: Lara Decuzzi (Argentina)
Duração estimada: 90’

Um documentário epistolar que segue as memórias do exílio na Suécia e na Argentina de duas irmãs arquitectas durante a ditadura militar argentina através da correspondência que mantiveram regularmente entre 1979 e 1989.

Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá

Yõg Ãtak: My Father, Kaiowá
de Sueli Maxakali, Roberto Romero, Luisa Lanna
Produção: Layla Braz (Associação Filmes de Quintal, Brasil)
Co-produção: Firelight Media, Wenner-Gren Foundation (EUA)
Duração estimada: 90’

O filme acompanha a viagem da cineasta indígena Sueli Maxakali e da irmã, Maisa Maxakali, a Mato Grosso do Sul (Brasil) em busca do pai, o rezador Luis Kaiowá, de quem foram separadas ainda crianças, durante a ditadura militar brasileira.