Da Terra à Lua, partimos da Terra de Dovzhenko pela poesia em movimento. Destaque para três filmes de Vincent Carelli e o centro do seu trabalho no encontro das comunidades ameríndias com as suas imagens e história. Herzog traz-nos a vida de Katia e Maurice Krafft em imagens de fogo. Gravitam entre a Terra e a Lua nomes de argonautas como Sergei Loznitsa, Oliver Stone e Rithy Panh e uma ficção de Frederick Wiseman. Da Terra à Lua continua a perscrutar o pulsar do mundo.
Da Terra à Lua
A TRILOGIA DO MARTÍRIO
Vincent Carelli fundou o projecto Vídeo nas Aldeias, que forma cineastas indígenas e apoia actividades culturais e políticas de povos indígenas. Com a estreia de Adeus, Capitão, último capítulo desta trilogia que apresentamos integralmente, conclui-se uma obra que testemunha o massacre contra os povos indígenas e a sua luta e modos de organização e resistência. Mais de 30 anos de imagens e histórias, que trazem consigo uma história com mais de 500 anos.

Corumbiara

Martírio

Adeus, Capitão
ARTISTIC DIFFERENCES: MAKING A FACE AND A FIST
O colectivo Cine Mujer existiu entre 1975 e 1986 e foi pioneiro na articulação de um cinema abertamente feminista no México. Formado por estudantes do Centro Universitário de Estudos Cinematográficos, realizou filmes que desafiavam as representações dominantes da mulher na sociedade mexicana da época. Programa organizado em parceria com Artistic Differences, um projecto Break Out do UnionDocs – Center for Documentary Art, e com o apoio do Festival Internacional de Cinema de Valdivia.
ARTISTIC DIFFERENCES: MAKING A FACE AND A FIST


Y si eres mujer?


Vicios en la cocina, las papas silban


Cosas de mujeres


No es por gusto...
Dois filmes unidos pela orla marítima, lugar de mistérios. Duas incursões costeiras. Por um lado, uma comunidade de mulheres que faz a apanha do marisco na Galiza. Num outro lugar no mundo, Vicky é pescador durante o dia e dona do bar de noite, quando, em rapaz, o seu sonho era ser estrela das radionovelas.


Tattooed on Our Eyes We Carry the Aftertaste


The Beach of Enchaquirados
Três filmes que demonstram que a memória é uma incursão melódica que só conhece passado, pensa-se no presente e projecta-se no futuro. Em Angola, uma noite de chuva carrega um dilúvio de dúvidas. Danielle Arbid vai da infância em Beirute ao exílio em Paris, passando sempre pelo coração. E o solo que se perfura nas minas e traz radiações passadas a espectros presentes.


Vou mudar a Cozinha


I Give My Heart a Medal for Letting Go of You


Sun Under Ground
Nesta sessão, celebramos a resistência do povo ucraniano. Hoje, por Sukholytkyy-Sobchuk, a guerra onde a vida se torna um acto de fé de todos os dias e escultores usam arte para entravar a escalada militar. De 1930, Earth, de Dovzhenko, obra maior do cinema. Os ventos continuam a soprar nas searas ucranianas. Os girassóis continuam à procura do sol, mas antes é preciso plantar e Vassily opõe-se aos ricos culaques que tentam colectivizar a terra.


Liturgy of Anti-Tank Obstacles


Earth
Dois filmes que denunciam sistemas corruptos. Em No Nation Without Culture, o álbum de família contrasta com fotografias penduradas em fachadas das instituições chechenas. Um filme operático que prova que fachadas são só fachadas. Em The Ordeal, lei e justiça são dois conceitos ainda mais distintos. Um elaborado e minucioso processo realizado por Zuzana Piussi.


No Nation Without Culture


The Ordeal
Nascer brasileiro, mas morrer inglês, é a proposta e o desafio destes garotos, pois morrer com a melhor vista pode ser um privilégio só para alguns. Em Tantura, tenta-se esquecer o inolvidável. Nenhum massacre pode cair no olvido. Entre o humor e o horror, assim perscrutamos a força da pertença no mundo.


Garotos Ingleses


Tantura


Amigo Secreto


Another Spring


Aurora's Sunrise


Casa Susanna


Un Couple


The Day I Discovered that Jane Fonda Was a Brunette


Everything Will Be OK


The Fire Within: Requiem for Katia and Maurice Krafft


Invisible Hands


JFK Revisited: Through the Looking Glass


As Maçãs Azuis


Mr Landsbergis

