Nas profundezas da Grande Depressão nos EUA, uma aliança de cineastas radicais lutou para criar um novo género de documentário social. Enfrentaram a crise criando um novo cinema da realidade, infundindo sentimentos nos factos, propaganda na arte e drama na actualidade, para documentar, divulgar e até ajudar a resolver questões importantes de tempos conturbados. Se o New Deal buscava uma outra América, o documentário fazia o mesmo. As câmaras transformadas em armas de colectivos revolucionários (Film and Photo League, Frontier Films), produções ambiciosas do Governo dos EUA e realizadores como Joris Ivens, Leo Hurwitz, Pare Lorentz, Ralph Steiner e Paul Strand atestam uma década de possibilidades e experiências tanto no cinema como na sociedade ao mesmo tempo que mostram a quantidade de desafios contemporâneos que espelham o passado.
The Passaic Textile Strike
Em 1926, 16 000 trabalhadores de Nova Jérsia encerraram as suas fábricas têxteis por mais de um ano e produziram um documentário para acompanhar o que faziam em tempo real.…
Tornando-se uma Câmara: Experiências Formais na e com a Realidade do Filme
Nos anos 1920, uma geração de cineastas experimentais organizaria uma “revolta estética” contra Hollywood, explorando outros usos para as câmaras, outras formas para os filmes. Inspirados pelo modernismo, objectos e coisas, procuraram fazer da realidade poesia visual. O agravamento da Grande Depressão (1929-1939) levá-los-ia rapidamente a trocar a experimentação artística pela preocupação social, levando a “um novo tipo de cinema: o documentário”.
Com introdução de Tom Hurwitz.
Manhatta
Considerado o primeiro filme de vanguarda americano e talvez a primeira sinfonia urbana, é uma ode modernista a Manhattan com citações de poemas de Walt Whitman. Fotógrafo canónico, Strand viria…
H2O
H2O foi o primeiro filme de Steiner, que já era um fotógrafo comercial bem-sucedido. A poesia visual e os ritmos da água renderam-lhe o prémio “não dramático” no concurso anual…
A Bronx Morning
Em 1930, Leyda foi para Nova Iorque ajudar Ralph Steiner. Este registo íntimo de um bairro da cidade rendeu-lhe uma bolsa para estudar com Sergei Eisenstein em Moscovo, dando origem…
Oil: A Symphony in Motion
Um hino à modernidade de dois entusiastas de cinema amadores. Com montagem de inspiração soviética e um monólogo épico, Oil narra a forma como “brotou da terra para acelerar o…
Footnote to Fact
Jacobs, argumentista de Hollywood, cineasta experimental, crítico e historiador de cinema pioneiro, afiliado da Film and Photo League, num misto de drama e documento, cria uma parábola macabra da Depressão…
Hands
O Governo dos EUA olha para o cinema experimental à procura de propaganda inovadora, contratando dois veteranos da vanguarda e Esquerda cultural para mostrar o valor sócio-económico dos trabalhos colectivos…
RÚSSIA
Com o capitalismo em crise, muitos liberais e trabalhadores contemplaram a alternativa russa. A Workers Film and Photo League (1930-1936), com sede em Nova Iorque e afiliada da Workers Relief International (patrocinada pela Internacional Comunista), usou as imagens para provocar uma mudança radical na sociedade. Com os seus filmes, reportagens e projecções (incluindo muitos filmes russos), a WFPL e o cinema soviético fomentariam o documentário social americano.
Today
O cineasta e montador Shub foi um pioneiro dos “filmes de montagem”, uma forma radical de não ficção que transforma material completamente diferente numa “arma ideológica” através da montagem. Segodnya…
O Caminho para a Prisão [Recriação]
Levar filmes de trabalhadores a trabalhadores era uma acção chave da WFPL. Em 1934, Lester Balog percorreu a Califórnia com cópias de jornais de actualidades e a longa soviética Road to Life. Após uma projecção para trabalhadores migrantes mexicanos, foi preso, multado e condenado a 45 dias de prisão. Este programa recria uma projecção que levou à cadeia.
Introdução por Tom Hurwitz na sessão de dia 20 de Outubro.
Workers Newsreel: Bonus March 1932
Assegurando uma ponte entre patriotismo e protesto cívico, este filme da WFPL documenta a miséria e marcha de milhares de veteranos da Segunda Guerra Mundial sobre Washington no auge da…
Road to Life
O estado propõe uma experiência sem precedentes para reabilitar miúdos de rua criminosos – uma comuna de trabalho. Mas o hábito morreu de velho. Ekk ganhou o prémio de realizador…
Uma Nova Esperança?
Março de 1933. O presidente Franklin D. Roosevelt toma posse e estreia Gabriel Over the White House, a cartilha cinematográfica do magnata dos média Hearst para o seu candidato predilecto, em que um presidente fictício (Walter Huston) salva os EUA com uma ditadura bondosa. Hunger 1932 retrata os protestos e a pobreza que ambos os presidentes têm de enfrentar.
Introdução por Tom Hurwitz.
Hunger 1932
Jornal de actualidades radical da WFPL, detalhando a miséria de 17 milhões de americanos desempregados e a Marcha Nacional da Fome sobre Washington – um protesto contemporâneo muito real incorporado…
Gabriel Over the White House
Depois de um acidente de carro colocar o presidente (Walter Huston) em coma, este acorda um homem novo de grande força moral. O filme acusa implicitamente o predecessor de Roosevelt…
Guerras de Informação ao Estilo dos Anos 30
Durante a “guerra para a sobrevivência da democracia” (Roosevelt) dos anos 1930, os jornais de actualidades eram uma parte essencial da experiência de ir ao cinema, local para debater informação. Este programa coloca em diálogo noticiários e desenhos animados com os “factos alternativos” das produções da WFPL e filmes patrocinados, para retratar a mediação da América sobre a sua identidade, então questionada, e o que pensava sobre si e o resto do mundo.
Introdução pré-gravada por Tanya Goldman.
The News Parade of 1934
Moldada pela estética dos tablóides do império Hearst, distribuída e semi-detida pela MGM, a Hearst Metrotone News lançou jornais de actualidades nos cinemas entre 1926 e 1967. Este revela a…
The World in Review
Para uma alternativa de Esquerda à Hearst, Fox e afins, a WFPL produziu o seu próprio jornal de actualidades. Este panorama de acontecimentos internacionais centra-se no movimento operário e na…
America Today
A WFPL usou a sua táctica de compilação e montagem para passar a sua própria visão da luta da América trabalhadora contra as injustiças. Manifestações, brutalidade policial e até a…
Confidence
Um desenho animado humorista com Oswald, o Coelho Sortudo, lançado pela Universal Pictures. Depois de a quinta de Oswald ser visitada pelo monstro da Depressão, o médico envia-o para Washington…
The Great Depression
Um docudrama da Depressão e película rara da WFPL de Chicago. O protagonista procura trabalho em vão, deparando-se apenas com: “não estamos a contratar”. Uma montagem mordaz transforma o seu…
Century of Progress
O filme mais importante da WFPL de São Francisco sequestrou o mote e as imagens da Feira Mundial de Chicago de 1933 de forma irónica, numa crítica dialéctica do impacto…
Marian Anderson: The Lincoln Memorial Concert
Depois de recusarem o acesso ao palco do Constitution Hall à contralto afro-americana Anderson, Eleanor Roosevelt ajudou a organizar uma actuação para 70 000 pessoas no Memorial de Lincoln.
Excerto…
One Tenth of Our Nation
Filme patrocinado que descreve a pobreza e as oportunidades limitadas da população negra na América do Sul, assinalavelmente produzida durante a segregação racial imposta. Escrito e narrado pelo actor Maurice…
Factos Dramáticos para Tempos Dramáticos
Alguns cineastas revolucionários começaram a preocupar-se com a denúncia directa poder ser ensinar o padre-nosso ao vigário. Numa conferência da FPL em 1934, Hurwitz apela a “uma força de choque de trabalhadores do cinema a tempo inteiro” para aumentar a qualidade e procurar “outras formas cinematográficas”. A FPL acaba em 1936, mas os colectivos NYKino (1935-7) e Frontier Films (1936-41) adoptam a tese dele. O documentário social passa a ter drama e encenação.
Com introdução de Tanya Goldman e Tom Hurwitz.
Pie in the Sky
O colectivo NYKino e o Group Theater colaboram para ampliar o repertório formal da crítica social da Esquerda por meio de uma sátira irreverente da caridade cristã, fazendo referência a…
Millions of Us
Um homem desesperado considera furar uma greve, antes de ser convertido à causa do sindicato. Produzido clandestinamente em Hollywood com dinheiro “dos mais ilustres homens de cinema com tendências de…
People of the Cumberland
Um teste às ambições do colectivo, a histórica primeira produção completa da Frontier Film conjuga documentário e drama num caso de sofrimento de uma população rural do Tennessee e de…
The World Today & The Wave [Recriação]
Docudrama com não-profissionais locais, filmado pelo fotógrafo Paul Strand, co-realizado por Fred Zinnemann e Emilio Gómez Muriel e encomendado por um governo mexicano progressista, The Wave expôs um novo conjunto de possibilidades para o documentário. Strand juntar-se-ia a breve prazo ao NYKino e fundaria a Frontier Films. Este programa recria a estreia de The Wave em Nova Iorque, na qual foi exibido com a nova visão do NYKino do jornal de actualidades.
Introdução por Tom Hurwitz na sessão de dia 23 de Outubro.
The World Today: Sunnyside: The Second Battle of Long Island
A resposta de Esquerda radical da NYKino à teatralização das notícias da Time Inc empregava políticas progressistas nas suas tácticas dramáticas. Os moradores co-escreveram e actuaram no conto de Sunnyside…
The World Today: Black Legion
Planeada como série regular, só se fizeram dois episódios de The World Today. O segundo é uma dramatização só com actores do assassinato de um trabalhador da WPA pela Black…
The Wave
Pensada como documentário, esta ficção apresenta pescadores locais no Golfo do México a interpretar o drama da exploração do seu trabalho. Inspirada no cinema soviético e prefigurando o neo-realismo, foi…
THE PLOW THAT BROKE THE PLAINS
Com o documentário a amadurecer, Pare Lorentz convence o Governo dos EUA a fazer um filme para impulsionar as políticas do New Deal. Contrata os melhores do NYKino para filmar uma grande “imagem do que fizemos” para transformar as grandes pradarias numa tempestade de areia. Louvado pela crítica, visto por milhões, denegrido como propaganda (sobretudo por Hollywood), para Paul Rotha, The Plow “mostrou que o documentário já não era monopólio da Europa”.
Propagandistas de Todo o Mundo, uni-vos! [Recriação]
The Plow estreou perante uma ilustre plateia de convidados a 10 de Maio de 1936 no Hotel Mayflower. Organizado pela filmoteca do MoMA, o evento colocou-o num programa de não-ficção financiado por governos estrangeiros, para granjear apoio para o esforço cinematográfico do New Deal e mostrar como “o novo cinema da realidade é usado hoje, em todo o mundo, para apresentar o novo mundo de cidadania à imaginação do público”. Esta sessão recria parte desse programa.
Com introdução de Tom Hurwitz.
A Colour Box
Fusão rítmica experimental de música cubana e película pintada à mão do pioneiro da animação Len Lye, encomendada por John Grierson para os Correios Britânicos. Um vídeo musical vanguardista sob…
The Face of Britain
Uma história patrocinada pela Central Electricity Board da paisagem e sociedade britânicas, seu desfiguramento pela revolução industrial e carvão e a promessa de electricidade para limpar a fumaça e a…
Triumph of the Will [Reel 1]
A escolha de incluir a primeira bobina da espectacular crónica propagandista do Congresso de Nuremberga do Partido Nazi em 1934 aparentemente levou a delegação francesa a abandonar a projecção no…
The Plow That Broke the Plains
Apresentando as soluções do New Deal para as feridas auto-infligidas da América, o “documentário musical” que lançou a ambiciosa experiência do Governo dos EUA no cinema levou Lorentz, que nunca…
Lorentz & Vidor
Com a equipa a revoltar-se e The Plow em crise, King Vidor fez Lorentz (banido de Hollywood) entrar furtivamente na Fox para contrabandear as imagens de arquivo necessárias para concluir. Feito de forma independente durante o primeiro mandato de Roosevelt, Our Daily Bread, de Vidor, partilha uma convicção semelhante. Dois épicos emblemáticos da Depressão.
The Plow That Broke the Plains
Apresentando as soluções do New Deal para as feridas auto-infligidas da América, o “documentário musical” que lançou a ambiciosa experiência do Governo dos EUA no cinema levou Lorentz, que nunca…
Our Daily Bread
“Inspirado pelas manchetes de hoje”, feito de forma independente com a própria casa como garantia, a dramatização de Vidor dos movimentos de regresso à terra e cooperativos é um documento…
ESTA MÁQUINA MATA FASCISTAS
Com Mussolini e Hitler entrincheirados, a Guerra Civil Espanhola (1936-9) e a invasão do Japão pela China (1937) motivaram um colectivo internacional de cineastas atentos a apontar as suas câmaras revolucionárias contra o espectro global do fascismo. Com uma empatia natural pela Espanha do mundo antigo e a China comunista, testaram as suas teorias da câmara “enquanto arma na luta de classes”. Estes filmes são prova de uma América internacionalista.
As Duas Frentes da Guerra de Ivens
O sucesso popular do tributo de Joris Ivens, escrito por Hemingway e Dos Passos, à resistência republicana, The Spanish Earth, fez crescer a confiança e esperança da esquerda no documentário. Ivens voltar-se-ia, a seguir, para a China, para detalhar com uma actualidade urgente a sua luta na “frente leste do mesmo assalto à democracia”.
Introdução por Tanya Goldman.
The Spanish Earth
Realizado por Ivens, escrito por John Dos Passos e Ernest Hemingway, narrado por Orson Welles, com música de Marc Blitzstein arranjada por Virgil Thomson: uma frente unida da vanguarda cultural…
The 400 Million
Ivens voltou-se, a seguir, para a China, para detalhar “uma luta envolvendo um quinto da população mundial” na “frente leste do mesmo assalto à democracia”. Uma celebração da história e…
Novas Fronteiras
Nestas duas produções iniciais da Frontier Films, baseadas em material em bruto da linha da frente em Espanha e na China, o colectivo testou a elaboração de histórias emotivas a partir de imagens díspares e uma montagem dialéctica – angariar fundos para um novo serviço de transfusão de sangue e apresentar ao mundo imagens inéditas de Mao Tsé-Tung.
Introdução por Tom Hurwitz.
Heart of Spain
Quando Kline e Karpathy regressaram de Madrid com material sobre um novo serviço de transfusão de sangue, a Frontier Films encontrou o seu primeiro filme. Strand e Hurwitz montaram um…
China Strikes Back
Brutos recebidos do fotógrafo Harry Dunham revelaram imagens nunca vistas de Mao Tse-Tung e do Exército da Oitava Rota, inspirando a Frontier a conceber colectivamente um novo filme a partir…
Um Rio que passa
Considerado o “melhor documentário” e o “filme mais visto” de sempre, o segundo “documentário americano” de Lorentz volta a retratar o sofrimento da América pelo mau trato da sua própria terra e as soluções do New Deal. Kazan, veterano da Depressão, coloca em conflito tradição e progresso, centrando o seu drama, protagonizado por Montgomery Clift, numa das barragens do New Deal.
The River
Mais épico e com o dobro do orçamento do antecessor Plow, com uma banda sonora de Virgil Thomson e poesia lírica (apreciada por James Joyce), Lorentz mostra a catástrofe social…
Wild River
Kazan volta à época da Depressão da juventude com um drama tenso sobre a luta de um trabalhador da Tennessee Valley Authority (Montgomery Clift) com uma comunidade sulista rural, racismo…
Crisis: A Film of ‘The Nazi Way’
Crisis foi o primeiro documentário a dar conta da catástrofe europeia iminente. Após a anexação da Áustria pela Alemanha, Hitler e os olhos do mundo viram-se para a Checoslováquia. Kline,…
Esta Terra é a Nossa Terra
A convite do Governo, Flaherty, o padrinho do documentário, elabora uma descrição desoladora da erosão do solo rural da América – e das pessoas – pela exploração agrícola excessiva. Enquanto isso, um filme emblemático para a Feira Mundial de 1939 procura solucionar o caos urbano tóxico por meio de um projecto para o subúrbio: “reaproximar-se da terra”.
Introdução por Tom Hurwitz.
The Land
Flaherty narra “como a América rural usou máquinas para conseguir uma produção inacreditável, mas com um custo terrível para a terra e as pessoas”. Um filme devastador que foi retrabalhado…
The City
Encomenda para o Instituto Americano do Planeamento, este tratado de decrescimento implora à América para regressar à escala e ideais da vida da pequena cidade. Baseado num esboço de Pare…
Revoluções Industriais
Três relatos dramáticos do impacto da indústria e da tecnologia. Uma família de agricultores protagoniza o retrato optimista das maravilhas da eletrificação rural de Ivens. Uma canção brechtiana e um presidente de câmara fictício descrevem os danos da automação para os operários siderúrgicos cada vez mais redundantes. Lee Dick defende melhores condições de trabalho para mineiros moribundos com uma inventividade formal e estilística inacreditável.
Introdução por Tanya Goldman.
Power and the Land
A pedido do Serviço Cinematográfico dos EUA, Ivens retrata a maravilha patriótica de um programa do New Deal de electrificação rural para uma quinta e família, os Parkinson, numa celebração…
Valley Town
Uma canção brechtiana e um presidente de câmara fictício descrevem os danos da automação para os operários siderúrgicos cada vez mais redundantes. Uma combinação de géneros e abordagens num cinema…
Men and Dust
As averiguações de uma comissão de inquérito sobre problemas de saúde industrial devastadoras para as comunidades mineiras transformam-se num polémico ensaio-poema de serviço público com uma inventividade formal e estilística…
Uma Casa não é um Lar
Lerner serve-se de uma mãe e de um filho fictícios para defender melhores casas para os pobres urbanos vilipendiados que só precisam de “um sítio para viver”. Aos 14, Sidney Lumet figurou na adaptação de uma peça do Federal Theatre Project: tragédia e romance conspiram para convencer um senhorio abastado a substituir os prédios decrépitos por habitação pública.
A Place to Live
Lerner, veterano da FPL e Frontier, serve-se de uma mãe e de um filho fictícios para defender casas melhores para os pobres urbanos vilipendiados que só precisam de “um sítio…
…One Third of a Nation…
Aos 14, Sidney Lumet figurou na adaptação da Paramount de uma peça do Federal Theatre Project: tragédia e romance conspiram para convencer um senhorio abastado a substituir os prédios decrépitos…
Saúde: um Melodrama
Numa ficção factual, médicos contemporâneos heróicos em bairros de lata urbanos combatem a morte no parto, com Loretz a voltar-se para o drama puro. Na etno-ficção escrita por John Steinbeck de Kline, situada num pueblo mexicano com as pessoas a fazerem de si mesmas, um rapaz jovem torna-se num defensor da ciência moderna após a doença afligir o seu povo.
The Fight for Life
Na ficção factual de Lorentz, médicos-detectives combatem a morte durante o parto entre os pobres urbanos dos bairros de lata. Uma peça sinfónica de cine-jornalismo, “tão dramática quanto a própria…
The Forgotten Village
Guiados pela “história elástica” de Steinbeck, Kline e Hackenschmied (Crisis) criam um docudrama etno-ficcional, trabalhando com os habitantes de um pueblo mexicano para recriar a conversão de um rapaz à…
Calma na Tempestade
Numa rara pausa da política, a Frontier Films transforma imagens do Alasca numa parábola sinfónica da geologia, do tempo e do homem. Numa fábula dos irmãos Woodard, especialistas em filmes de natureza, um rapaz mexicano sem ninguém com quem brincar faz amizade com os animais do deserto à sua volta. O documentário revisita as suas raízes de registo de viagem.
White Flood
Numa rara pausa da política e das questões sociais, a Frontier Films transforma imagens do Alasca numa parábola sinfónica da geologia, do tempo e do homem com uma evocação poética…
The Adventures of Chico
Um rapaz mexicano sem ninguém com quem brincar faz amizade com os animais do deserto à sua volta numa “história da amizade mais estranha alguma vez vista” – uma diversão…
Native Land
“Registo da luta da América pela liberdade nos últimos anos”, a obra-prima e canto de cisne da Frontier Film foi um culminar das suas ideias e experiências no documentário social…
RESSONÂNCIAS DURADOURAS
“O legado do documentário dos anos 1930 consiste num corpo de filmes que servem de artefactos históricos da década da Depressão mas também num conjunto de conceitos e questões sobre formas e funções possíveis do documentário – na verdade, o próprio nome de uma forma de pensar sobre imagens e sons cinematográficos e sobre os mundos para os quais imaginamos que remetem” (Charles Wolfe). Um programa de filmes no rescaldo da experiência documental dos anos 1930.
Strange Victory
Após Native Land e o fim da Frontier Films, o filme ensaio de Hurwitz disseca a América pós-Segunda Guerra Mundial e encontra o fascismo, racismo e preconceito que os EUA…
Song of the Rivers
O grande filme de montagem de Ivens parece uma resposta comunista intercontinental épica a The River, the Lorentz, por um realizador então na lista negra nos EUA (apesar de ter…
Continuidade e Mudança
Um documentário sobre Alan Lomax e a evolução da música popular americana dá seguimento ao envolvimento de Lerner e Van Dyke com a história dos EUA. O modelo de cinema directo e vérité foi criado através das experiências de sincronização de imagem e som de Hurwitz e Ianelli. Com uma montagem semelhante à da época da Depressão, 40 anos mais tarde, Bailen volta a câmara para os movimentos sociais da América dos anos 1970, num filme mudo que diz muitíssimo.
Introdução por Tom Hurwitz.
To Hear Your Banjo Play
Um documentário sobre Alan Lomax e a evolução da música popular americana, narrado por Pete Seeger, dá seguimento ao envolvimento de Lerner e Van Dyke com a história dos EUA.…
Emergency Ward
O modelo de cinema directo e vérité foi criado através das experiências de sincronização de imagem e som de Hurwitz e Ianelli. Este começou por pedir a Hurwitz que montasse…
The Young Fighter
Agora em parceria de produção com a Filmscope, a CBS, impressionada, aceitou a proposta dos cineastas de retratar a vida de um pugilista jovem com a sua nova técnica de…
Confrontation
Com uma montagem semelhante à sua produção de 1934, The Great Depression, 40 anos depois, Bailen volta a câmara para os movimentos sociais da América dos anos 1970 (a favor…
Olhos Selvagens e Alegres
Numa experiência documental única, Maddow e Meyers, antigos alunos da Frontier Films, criam um retrato devastador da sociedade americana da perspectiva de uma mulher recém-divorciada de LA. Um narrador fantasma fala com a protagonista enquanto observam as pessoas da cidade. Décadas após H2O, Steiner regressa aos seus inícios experimentais em Look Park.
Introdução por Tanya Goldman.
The Savage Eye
Maddow e Meyers, antigos alunos da Frontier Films, criam um retrato devastador da sociedade americana da perspectiva de uma mulher recém-divorciada de LA. Um narrador fantasma fala com a protagonista…
Look Park
Décadas após H2O, Steiner regressa aos seus inícios experimentais. Incluído na série Joy of Seeing, imagens estáticas juntam-se à composição electrónica de Jacob Druckman num filme montado por Nathaniel Dorsky…