Mesa redonda: Exílios e colonialismo: uma re-apropriação de arquivos domésticos como um espelho da democracia

Este painel debate os filmes Exile Diaries e Overseas e a forma como reflectem as experiências de deslocamento e as implicações para a identidade e a história, além do seu impacto na compreensão democrática das narrativas culturais e políticas. Esta sessão é seguida de uma mostra de curtas-metragens curada por Josetxo Cerdán.

Em parceria com ICAA – Instituto do Cinema e das Artes Audiovisuais de Espanha.

Sessão conduzida em inglês, sem tradução. Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia e no próprio local.

Oradores

Daniel Ribas

Investigador, curador e crítico de cinema. Professor auxiliar na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o mestrado em cinema e dirige o CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes). Foi curador de vários programas de filmes, nomeadamente para o Porto/Post/Doc, de cuja direcção artística foi membro (2016-2018). É actualmente programador do Curtas Vila do Conde e do Batalha Centro de Cinema.

Isabel Rojas

Gestora cultural, programadora de cinema e directora artística do Seminario El Público del Futuro FICUNAM e fundadora de Oaxaca Cine Móvil. Participou no Berlinale Talents e fez curadoria e programação no seminário de cinema Flaherty. Jurada, tutora e colaboradora de festivais, organizações e escolas de cinema como IMCINE, FICUNAM, Festival de Morelia, Ambulante, Fragmentos de lo Real Bolívia, Proimágenes Colômbia e Cine Cauce Espanha.

Joana Ascensão

Programadora na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema desde 2009, onde tem sido responsável pela concepção de ciclos temáticos e retrospectivas de autor. Estudou fotografia no Ar.Co e é licenciada e mestre em ciências da comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realizou o filme Pintura Habitada (Prémio para o Melhor Documentário Português de Longa-Metragem do Festival Doclisboa 2006).

Moderação

Josetxo Cerdán

Professor na Universidade Carlos III de Madrid, também leccionou na Universidade Autónoma de Barcelona (2003-2008) e na Universidade Rovira i Virgili (2008-2015). Foi igualmente director do Festival Internacional de Cinema Documental de Navarra e da Filmoteca Espanhola e desenvolveu programas para várias instituições nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Cinema de Locarno.