Mesa redonda: Programação e curadoria: perspectivas do cinema de não ficção

Esta mesa examina as dinâmicas envolvidas na programação e curadoria de cinema de não ficção independente. Iremos focar-nos nas abordagens adoptadas para seleccionar e exibir filmes independentes e em como essas práticas afectam a visibilidade e a distribuição dessas obras. Este evento é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projectos UIDB/0622/2020 e UIDP/0622/2020.

Apresentada por Doclisboa, Seminário el Público del Futuro e Universidade Católica Portuguesa através do CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes) e da Escola das Artes.

Sessão conduzida em inglês, sem tradução. Entrada livre.

Oradores

Isabel Rojas

Gestora cultural, programadora de cinema e directora artística do Seminario El Público del Futuro FICUNAM e fundadora de Oaxaca Cine Móvil. Participou no Berlinale Talents e fez curadoria e programação no seminário de cinema Flaherty. Jurada, tutora e colaboradora de festivais, organizações e escolas de cinema como IMCINE, FICUNAM, Festival de Morelia, Ambulante, Fragmentos de lo Real Bolívia, Proimágenes Colômbia e Cine Cauce Espanha.

Jean-Pierre Rehm

Licenciado pela Escola Superior Normal de Paris, ensinou cinema e história da arte em escolas de arte francesas e trabalhou com o Ministério da Cultura. Dirigiu o FIDMarseille (2001-2022) e colaborou em publicações como Cahiers du Cinéma. Escreveu sobre artistas e cineastas, incluindo Roee Rosen e Mark Lewis, e foi comissário de exposições em França e no estrangeiro, incluindo no Museu de Arte Moderna do Cairo e no Centro de Arte de Yokohama.

Rada Šešić

Programadora, conferencista, crítica e realizadora. Colaborou com os festivais de Amesterdão e Roterdão durante 20 anos. Encabeça a competição de documentários do Festival de Saraievo e co-dirige o Docu Rough Cut Boutique. É professora no mestrado em cinema em Amesterdão e directora artística do Festival de Cinema Eastern Neighbours em Haia. Mentora de muitas oficinas na Europa e na Ásia. Os seus filmes foram mostrados em mais de 60 festivais.

Richard Peña

Professor emérito de cinema e estudos dos média na Universidade de Columbia, especializado em teoria do cinema e cinema internacional. Foi director de programação da Film at Lincoln Center e director do Festival de Cinema de Nova Iorque. Organizou retrospectivas e ciclos de cinema do mundo. Professor convidado em Princeton, Harvard e Sorbonne, também ensinou nas universidade de Pequim, Rio de Janeiro e São Paulo e no Instituto de Arte Gedai (Tóquio).

Moderação

Daniel Ribas

Investigador, curador e crítico de cinema. Professor auxiliar na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o mestrado em cinema e dirige o CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes). Foi curador de vários programas de filmes, nomeadamente para o Porto/Post/Doc, de cuja direcção artística foi membro (2016-2018). É actualmente programador do Curtas Vila do Conde e do Batalha Centro de Cinema.