Mesa redonda: Restauração digital e preservação do cinema negro – Um é Pouco, Dois é Bom, de Odilon Lopez

A conversa focar-se-á no impacto do restauro na valorização de obras fundamentais do cinema brasileiro e na relevância dos arquivos para a memória e identidade cultural, destacando como a tecnologia contribui para a preservação e revalorização de narrativas negras. Esta mesa redonda é seguida da exibição do filme Um é Pouco, Dois é Bom, de Odilon Lopez.

Em parceria com a Cinemateca Portuguesa.

Sessão conduzida em português, sem tradução. Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia e no próprio local.

Oradores

Lincoln Péricles

Documentarista que nasceu e vive no Capão Redondo, periferia de São Paulo, Brasil. Faz filmes no seu território e em lugares de grande importância para o seu povo. Os Cahiers du Cinéma destacaram o seu trabalho, descrevendo-o como “Um cinema distante do imaginário ligado às favelas brasileiras, que inventa sua própria forma”. Realizou mais de 15 curtas-metragens e está a trabalhar na sua primeira longa-metragem documental.

Tiago Baptista

Director do centro de conservação e arquivo da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.

Vanessa Lopez

Jornalista e, desde 2007, funcionária pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Co-organizadora da colectânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul 1964 – 1985: História e Memória, editada pela Assembleia Legislativa e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Filha de Odilon Lopez, procura preservar e divulgar a obra do pai em conjunto com seu irmão, Juliano Lopez.

Moderação

Lorenna Rocha

Historiadora, crítica e programadora de cinema. Co-fundadora da Plataforma INDETERMINAÇÕES. Editora-chefe da revista câmarescura. Foi programadora no Festival Internacional de Curtas-metragens de Belo Horizonte e no Janela Internacional de Cinema do Recife. Em 2023, participou na residência RAW/Arché com o projecto Uma Super-8 em Mãos Negras: O Filme Doméstico de Odilon Lopez.