A Viagem Permanente – O Cinema Inquieto da Geórgia

Num encontro com os realizadores de alguns dos filmes que integram a retrospectiva A Viagem Permanente – O Cinema Inquieto da Geórgia, falar- se-á sobre a história do cinema deste país, a sua riqueza de linguagens e abordagens cinematográficas assim como sobre o trabalho de preservação e conservação dos arquivos cinematográficos nacionais.

Oradores
Anuna Bukia (realizadora)
George Ovashvili (realizador)
Levan Lomjaria (Centro Nacional do Cinema Georgiano)
Mariam Kandelaki (realizadora)

Moderação
Marcelo Felix (curador da Retrospectiva A Viagem Permanente – O Cinema Inquieto da Geórgia)

O evento será gravado e transmitido em live streaming nas páginas YouTube e Facebook do Doclisboa.

Sobre os oradores

 

Anuna Bukia
Realizadora, escritora e artista social nascida na Geórgia em 1988. É licenciada em meios de comunicação internacionais e geopolítica do Cáucaso e passou vários anos a trabalhar assuntos relacionados com o conflito armado em vários suportes e projectos. O seu documentário Me gadavtsure Enguri faz parte do programo educativo de direitos humanos e democracia em vigor nas escolas da Geórgia. Está a trabalhar numa performance contra o femicídio: VOL 2 / Spain.

George Ovashvili
Realizador, escritor e produtor georgiano. Licenciado em cinema pelo Instituto Georgiano de Cinema e Teatro (1996) e pela Academia de Cinema de Nova Iorque (2006). A sua primeira longa, Gagma napiri, estreou no Festival de Cinema de Berlim e ganhou mais de 50 prémios internacionais. A segunda, Simindis kundzuli, foi pré-seleccionada para o Óscar de melhor filme em língua estrangeira em 2015. A terceira, Khibula, estreou no Festival de Karlovy Vary em 2017.

Levan Lomjaria
Estudou na Universidade de Teatro e Cinema Shota Rustaveli e fez um mestrado em artes sob a direcção do realizador húngaro Béla Tarr na Academia de Cinema de Saraievo. Desde 2015 que trabalha como realizador e produziu várias curtas-metragens, filmes experimentais independentes sem orçamento, documentários e instalações, que foram exibidos em vários festivais internacionais de cinema em todo o mundo. Trabalha para o Centro Nacional do Cinema Georgiano.

Mariam Kandelaki
Cineasta e produtora nascida em Tbilissi, na Geórgia, e estabelecida em Berlim. Fundadora da Associação de Animadores da Geórgia e embaixadora dos Prémios de Animação Europeia Emile na Geórgia. Trabalha no estúdio de cinema Kvali como realizadora, animadora, directora de arte e produtora desde 1998 e é uma das organizadoras do Nikozi – Festival Internacional de Cinema de Animação (Geórgia) desde 2011.