NOTÍCIAS
O FESTIVAL
PROGRAMAÇÃO
ACTIVIDADES PARALELAS
PRÉMIOS
JÚRIS
PARCEIROS
IMPRENSA
PUBLICAÇÕES
EQUIPA + CONTACTOS
GALERIA
EDIÇÕES ANTERIORES
LISBON DOCS
LINKS
APORDOC
DESCOBRIR LISBOA

programação 26 de outubro


programação dia-a-dia

18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28



27 de outubro - sábado


My Country, My country [I]27 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
20 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
My Country, My country [I]
de Laura Poitras
90´EUA 2006

Nomeado para o Óscar de Melhor Documentário em 2007, "My Country, My Country" não é apenas um filme sobre o estado da democracia iraquiana, mas também é um inquérito sobre a pertinência da política exterior americana. Ao longo de oito meses, a realizadora segue os preparativos para as primeiras eleições no Iraque depois do afastamento de Saddam Hussein. A personagem principal do filme é o Dr. Riyadh, um médico sunita, que descobrimos na prisão de Abu Ghraib – onde presta apoio aos detidos. "Será possível organizar eleições democráticas num país em guerra? Poderá um exército militar estrangeiro impor uma democracia ocidental num país muçulmano?", pergunta, com ironia, o Dr. Riyadh. Muito crítico em relação à ocupação americana, mas em contradição com o seu grupo religioso (que decidiu boicotar as eleições) o Dr Ryadh não se cansa de defender a importância do acto eleitoral para o futuro do país, e obriga todos os que consegue a irem votar. Apesar do prédio tremer a toda a hora, apesar das más notícias que chegam de toda a parte (em casa e no consultório), apesar das ameaças de morte, a família Riyadh vive coesa, com visível esperança. O que lhe restaria como alternativa? Emigrar?


Rebellion: The Litvinenko case [CI]27 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
Rebellion: The Litvinenko case [CI]
de Andrei Nekrasov
105´ Rússia 2007

"Rebellion: The Litvinenko case" toma o assassinato de Alexandr Litvinenko, ex-agente da polícia de segurança federal (o FSB, sucessor do KGB), como ponto de partida para denunciar a política de medo instigada por Putin para controlar a oposição. Segundo Nekrasov, o FSB tem sido o principal instrumento dessa política, ameaçando e até mesmo matando todas as vozes críticas do regime. Além das entrevistas com Litvinenko, envenenado em Londres com material radioactivo depois de ter denunciado as acções ilegais da FSB, o filme de Nekrasov inclui ainda entrevistas com Anna Politkovskaya, a jornalista assassinada em Moscovo em 2006. Sem qualquer pretensão de objectividade, "Bunt. Delo Litvinenko" é um filme-bomba arremessado contra a Rússia de Putin.


When the Levees Broke: A Requiem in Four Acts [SE]27 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
When the Levees Broke: A Requiem in Four Acts [SE]
de Spike Lee
240´ EUA 2007

Não foi o furacão Katrina que destruiu Nova Orleães: foram os diques, quando cederam à força das águas e inundaram grande parte da cidade. Filmado logo após o desastre, o último filme de Spike Lee é um retrato tocante dos efeitos de uma das piores catástrofes que jamais atingiu os Estados Unidos. Com depoimentos de mais de cem pessoas, "When the Levees Broke" dá conta de tragédias pessoais e das estratégias de sobrevivência de uma cidade habituada a lutar contra a adversidade, mas absolutamente incapaz de imaginar que, abandonada pelo seu próprio governo, seria obrigada a enfrentar sozinha toda aquela destruição. Ninguém em Nova Orleães esquecerá que ao visitar a cidade após a catástrofe o presidente nem sequer saiu do avião. Preferiu ver apenas a cidade de cima. Com música de Wynton Marsalis e Terence Blanchard. Vencedor do Human Rights Film Network Award e do Venice Horizons Documentary Award no Festival de Cinema de Veneza em 2006.


Carnaval da Vitória [SE]27 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Carnaval da Vitória [SE]
de António Olé
40´Angola 1978

Filme etnográfico elaborado no primeiro Carnaval após a Independência, o documentário de António Ole, um dos mais importantes artistas plásticos angolanos da actualidade, concentra-se no grande número de trabalhadores que se dividem entre os seus locais de trabalho e os preparativos e ensaios que culminaram no grande dia da festa popular.


Mopiopio, Sopro de Angola [SE]27 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Mopiopio, Sopro de Angola [SE]
de Zézé Gamboa
55´Angola 1991

"Mopiopio" foi um dos primeiros filmes de Zézé Gamboa - o realizador de "O Herói", premiado no Festival de Sundance em 2005 - e é um retrato do quotidiano de Angola feito através da sua música.