NOTÍCIAS
O FESTIVAL
PROGRAMAÇÃO
ACTIVIDADES PARALELAS
PRÉMIOS
JÚRIS
PARCEIROS
IMPRENSA
PUBLICAÇÕES
EQUIPA + CONTACTOS
GALERIA
EDIÇÕES ANTERIORES
LISBON DOCS
LINKS
APORDOC
DESCOBRIR LISBOA

programação

   
Programação doclisboa 2007 - pdf: 1.5 MB

Os bilhetes já estão à venda nas bilheteiras da Culturgest, Cinema Londres e Cinema São Jorge. Veja os horários das bilheteiras aqui.
PROGRAMA
   


programação dia-a-dia

18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28



[CI] COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Selecção de filmes (longas e curtas metragens) de todo o mundo, produzidos em 2006 ou 2007.

[I] INVESTIGAÇÕES
Secção competitiva com uma selecção de filmes de todo o mundo, explorando em profundidade temas da actualidade social ou política.

[P] COMPETIÇÃO NACIONAL
Secção competitiva com filmes de produção e/ou realização nacional, concluídos em 2006 ou 2007.

[DF] DIÁRIOS FILMADOS E AUTORETRATOS
Comissário: Augusto M. Seabra

A vida privada, por vezes íntima, dos realizadores está ligada ao cinema desde os seus primórdios: my life as a film. Esta retrospectiva é uma oportunidade única para rever clássicos e raridades. Do cinema independente aos grandes monumentos do documentário. (ver texto)

[VN] VENTO NORTE
Panorama da recente expansão do documentário no Norte da Europa (Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia). Aclamados em festivais, os filmes nórdicos surpreendem ora pela qualidade formal, ora por um humor insólito. Em colaboração com Filmkontakt Nord. (ver texto)

[RE] RISCOS E ENSAIOS
Secção vocacionada para debater a forma e a escrita dos filmes, em particular obras arriscadas, que se situam na fronteira entre o documentário e a ficção, diálogo tão antigo quanto a história do cinema.

[LK] RETROSPECTIVA LECH KOWALSKI
Lech Kowalski, realizador de origem polaca e cidadania inglesa, é uma figura maior do cinema underground americano. Os seus filmes são, desde o início, uma observação das margens, um encontro com outsiders. Filmou os bastidores do cinema pornográfico e foi testemunha do apogeu e queda do punk. Registou a década de 70 em Nova Iorque como poucos e as suas obras têm no centro um panteão de rebeldes.
Mais informação: www.extinkt.com

[SE] Sessões Especiais
As mais recentes obras de alguns grandes nomes do documentário (Rithy Panh, Frederik Wiseman e Spike Lee), a antestreia nacional de Sicko, o último filme de Michael Moore e de Zidane, de Douglas Gordon e Philippe Parreno. Destaque também para duas sessões sobre o documentário angolano (colaboração com o Instituto Angolano de Cinema) e para a apresentação de dois filmes de Margarida Gil e João Botelho sobre grandes escritores portugueses.

[MD] Maratonadoc
Concentrada num único dia, a Maratona é a grande festa de despedida do festival. Na sala 1, o dia começa cedo com A Taxi to the Dark Side e termina de madrugada com o filme-biografia sobre Marlon Brando. Na sala 3, dois filmes de culto (Warhol de Ric Burns e Diary de David Perlov) ocupam quase dez horas de projecção.