Seminário de Realização

Nesta edição do Seminário de Realização do Doclisboa, o UnionDocs Center for Documentary Art (UNDO) é novamente parceiro no planeamento deste encontro de quatro dias, que proporciona aos participantes a oportunidade de se envolverem profundamente com um conjunto de trabalhos entusiasmantes e terem conversas produtivas e estruturadas sobre as ideias e provocações trazidas por estes. Serão dez os convidados: seis artistas e quatro escritores. Os participantes receberão bilhetes para as projecções do Festival para assistirem aos filmes com o público e, em seguida, terão um espaço para se reunirem separadamente, todos os dias, para discutirem e aprenderem mais sobre a prática artística dos seis documentaristas. Estes artistas foram emparelhados com quatro autores talentosos para investigar uma questão de representação que motiva a feitura dos filmes e que será aprofundada ao longo do ano da bolsa, resultando numa publicação específica. O seminário é orientado por Christopher Allen e Jenny Miller da UNDO.

O Seminário de Realização é organizado em parceria com UnionDocs – Center for Documentary Art.

Sessões

18 OUT / das 14.00 às 17.30, São Jorge – Sala 2
Primeira Sessão – Bo Wang e Rachael Rakes

19 OUT / das 14.00 às 17.00, São Jorge – Sala 2
Segunda sessão – Parastoo Anoushahpour, Faraz Anoushahpour, Ryan Ferko e Aruna D’Souza

20 OUT / das 14.00 às 17.00, São Jorge – Sala 2
Terceira sessão – Courtney Stephens e Julia Gunnison

21 OUT / das 14.00 às 17.00, São Jorge – Sala 2
Quarta sessão – Travis Wilkerson e Victor Guimarães

Os participantes seleccionados serão convidados a assistirem às seguintes sessões destes filmes:

18 OUT / 11.00, São Jorge – Sala 3
The Revolution Will Not Be Air-conditioned, de Bo Wang
Accelerated Under-Development: In the Idiom of Santiago Alvarez, de Travis Wilkerson

18 OUT / 19.00, Culturgest – Pequeno Aud.
A Donkey, de Sirah Foighel Brutmann, Eitan Efrat
Lovers’ Wind, de Parastoo Anoushahpour, Faraz Anoushahpour, Ryan Ferko
Postscript, de Parastoo Anoushahpour, Faraz Anoushahpour, Ryan Ferko

19 OUT / 19.15, Culturgest – Pequeno Aud.
Invention, de Courtney Stephens

O seminário terá lugar presencialmente e em inglês, sem tradução.

A entrada é reservada aos participantes seleccionados.
Taxa: 30€, sujeito a um processo de selecção.
Número máximo de participantes: 30.

As sessões serão gravadas.

Cineastas da Programação Doclisboa

Bo Wang

Artista, cineasta e investigador. Os seus filmes foram exibidos por todo o mundo e ganhou grandes prémios internacionais, incluindo o New:Vision no CPH:DOX e a Pomba de Ouro no DOK Leipzig. Recebeu uma bolsa do Seminário de Cinema Robert Flaherty em 2013 e foi artista residente na ACC-Rijksakademie entre 2017 e 2018 e no Centro de Arte Contemporânea de Singapura em 2016. Doutorando na Universidade de Amesterdão.

Courtney Stephens

Escritora e realizadora. O seu trabalho tem explorado geografias históricas, o inconsciente público e a textura da vida das mulheres. Os seus filmes foram mostrados na Galeria Nacional de Arte (Washington), Barbican (Londres), Real Sociedade Geográfica, Centro de Arte Walker, Bienal da Tailândia e em festivais de cinema, incluindo Berlinale, Viennale, Amesterdão, Hong Kong, SXSW e Nova Iorque. Bolseira Guggenheim e Fulbright.

Parastoo Anoushahpour, Faraz Anoushahpour, Ryan Ferko

Trabalham em conjunto desde 2013, explorando a interacção de inúmeras subjectividades como estratégia para analisar o poder intrínseco a estruturas narrativas e procurando descodificar as suas redondezas e perturbar a produção de imagens através de narração especulativa e imagens dialécticas. Projectos recentes foram apresentados em Mercer Union (Toronto), MoMa, e_flux, Seminário Flaherty, Berlinale e em vários festivais internacionais de cinema.

Travis Wilkerson

A sua obra, reconhecida internacionalmente, atravessa fronteiras entre documentário e ficção, performance e activismo. No epicentro do seu trabalho, feito com recursos materiais modestos e de forma o mais auto-suficiente possível, está a busca constante de pontos de encontro entre a eloquência estética e o envolvimento político. Em 2015, a Sight & Sound considerou-o “a consciência política do cinema americano”. Os seus filmes foram exibidos em todo o mundo.

Bolseiros

Aruna D’Souza

Escritora e crítica, vive em Nova Iorque. O seu trabalho centra-se em artistas da maioria global e na arte cujas possibilidades estéticas e políticas se cruzam e nos permitem imaginar formas de vida novas, mais justas e mais generosas. Publicou o livro Imperfect Solidarities em Julho de 2024. O seu trabalho aparece regularmente em 4Columns.org, onde é membro do conselho consultivo editorial, e é colaboradora regular do New York Times.

Julia Gunnison

Escritora, editora e gestora artística. Os seus ensaios, críticas e entrevistas figuraram em publicações como Los Angeles Review of Books, Reverse Shot, Screen Slate e Bright Wall/Dark Room. Co-fundadora e editora da Syllabus, uma publicação semanal para programas de estudos não tradicionais, que enaltece pedagogias marginais e formas de escrita alternativas. Foi coordenadora do Sundance Documentary Fund. Voluntária no Spectacle Theater (Brooklyn).

Rachael Rakes

Escritora, curadora, educadora e investigadora. Directora artística da 12ª Bienal Mediacity de Seul (2023). Membro do comité do Festival de Cinema de Nova Iorque, editora geral da Verso Books e editora colaboradora de Infrasonic. Lecciona no Mestrado em Tempos Artificiais (Sandberg) e curadoria da imagem em movimento (Universidade de Leiden). Editora das publicações This, Too, Is a Map (2023), Toward the Not-Yet (2021) e Practice Space (2019).

Victor Guimarães

Crítico de cinema, programador e professor. O seu trabalho figurou em publicações como Cinética, Con Los Ojos Abiertos, Senses of Cinema, Outskirts, La Vida Útil, La Furia Umana, Documentary Magazine e Cahiers du Cinéma. Programador do FICValdivia (Chile) e director artístico do FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas (Brasil). Curou programas para espaços como XCèntric (Barcelona), Festival do Filme-Ensaio (Londres) e Semana da Crítica (Berlim).

Equipa UNDO

Christopher Allen

Fundador do UnionDocs Center for Documentary Art, que produz eventos, oficinas, projectos de documentário, estúdios colaborativos, laboratórios de Verão para projectos de longas-metragens em pré-produção, a Bolsa UNDO, publicações e uma plataforma on-line para membros. Os projectos a que deu início, incluindo Living Los Sures, Documenting Mythologies, Capitol of Punk e Yellow Arrow, uniram centenas de artistas, documentaristas e comunidades.

Jenny Miller

Co-directora artística da UNDO, a que se juntou, em 2016, depois de aprender com vários espaços artísticos e organizações sem fins lucrativos. Produziu mais de 600 projecções, oficinas e programas públicos, apoiando laboratórios de desenvolvimento de artistas, publicações, uma plataforma on-line e a Bolsa UNDO. Foi professora convidada na Universidade de Columbia e no Bard College e participou em júris. Bacharelato em estudos cinematográficos e inglês.

Rachel Valinsky

Escritora, editora e tradutora. Co-fundadora e directora artística da Wendy’s Subway. Escreve para Artforum, e-flux, Frieze e BOMB, entre outras. Traduziu textos literários e críticos para Semiotext(e), Pluto Press e Éditions Lutanie, entre outras. Curou exposições, performances e programas públicos. Pós-gradução em história da arte. Ensina história da arte, performance, escrita artística e pensamento crítico na Universidade de Nova Iorque e na The New School.