Júris

Competição Internacional

Crista Alfaiate

Teve formação artística no Teatro da Comuna, Escola Superior de Teatro e Cinema e Stella Adler Center for the Arts. Tem trabalhado enquanto actriz com criadores como Paula Diogo (Má-Criação), Jorge Andrade (Mala Voadora) e Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), Miguel Loureiro, Constanza Mackras e Filipe Hirsch. No cinema, destacam-se as suas participações em filmes de Manuel Mozos, João Nicolau, João Botelho e Miguel Gomes.

Eryk Rocha

Nasceu no Brasil, formou-se em Cuba. O seu primeiro filme, Rocha que voa, foi exibido em Veneza, Roterdão e Locarno, entre outros. Na sua filmografia, destacam-se Campo de Jogo, Breve Miragem de Sol e Edna, que receberam vários prémios em festivais de renome. Cinema Novo (2016) recebeu o Olho de Ouro em Cannes em 2016. Em 2024, lança A Queda do Céu, realizado com Gabriela Carneiro da Cunha, que estreou em Cannes na Quinzena dos Realizadores.

Luciana Fina

Cineasta e artista visual italiana nascida em Bari, em 1962, trabalha em Lisboa desde 1991. Curadora de ciclos de cinema e edições para a Cinemateca Portuguesa e investigadora na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Realizou o primeiro documentário em 1997, juntando-se à geração de cineastas que deu novo fôlego ao cinema documental em Portugal. Os seus filmes e instalações são apresentados regularmente em festivais de cinema e exposições internacionais.

Luís Miguel Oliveira

Licenciou-se em comunicação social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Integra o departamento de programação da Cinemateca desde 1993, tendo sido seu director entre 2009 e 2015. É crítico de cinema do Público desde 1994. Colaborou com várias publicações especializadas, nacionais e internacionais, e foi jurado em diversos festivais de cinema, incluindo o IndieLisboa, Festival de Cinema Luso-Brasileiro e PlayDoc.

Richard Peña

Professor emérito de cinema e estudos dos média na Universidade de Columbia, especializado em teoria do cinema e cinema internacional. Foi director de programação da Film at Lincoln Center e director do Festival de Cinema de Nova Iorque. Organizou retrospectivas e ciclos de cinema do mundo. Professor convidado em Princeton, Harvard e Sorbonne, também ensinou nas universidades de Pequim, Rio de Janeiro e São Paulo e no Instituto de Arte Gedai (Tóquio).

Competições Portuguesa

Carlos Gutiérrez

Co-fundador e director executivo do Cinema Tropical, principal distribuidor de cinema latino-americano nos EUA. Programou para instituições como o MoMA, Film at Lincoln Center, Museu Guggenheim, BAM Film e Anthology Film Archives. Director artístico do Festival de Cinema Latin Wave no Museu de Belas-Artes de Houston. Co-director do Cinema Tucsón. Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Jurado em vários festivais internacionais de cinema.

Cláudia Dias

Coreógrafa, performer e professora. Directora artística da Sete Anos Associação Cultural. Integra o colectivo Ninho de Víboras. Formou-se na Academia Almadense, Companhia de Dança de Lisboa e Forum Dança e frequenta o mestrado em artes cénicas na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou com Re.Al, Espaço do Tempo e Alkantara. Professora na Formação Olga Roriz. Nomeada para o Prémio Melhor Coreografia de 2013 e 2017 pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Rada Šešić

Programadora, conferencista, crítica e realizadora. Colaborou com os festivais de Amesterdão e Roterdão durante 20 anos. Encabeça a competição de documentários do Festival de Saraievo e co-dirige o Docu Rough Cut Boutique. É professora no mestrado em cinema em Amesterdão e directora artística do Festival de Cinema Eastern Neighbours em Haia. Mentora de muitas oficinas na Europa e na Ásia. Os seus filmes foram mostrados em mais de 60 festivais.

Prémio Revelação

João Onofre

Artista visual português. Mestrado em belas artes pela Universidade de Londres e doutoramento em arte contemporânea pela Universidade de Coimbra. Expôs individualmente no MoMA PS1, Fundação Joan Miró e Palais de Tokyo, entre outros. Integrou inúmeras exposições colectivas internacionais, entre as quais a 49ª Bienal de Veneza. O seu trabalho integra diversas colecções institucionais, como as do Museu de Arte Contemporânea de Chicago e Centro Pompidou.

Marcia Mansur

Nascida no Rio de Janeiro, tem um doutoramento em antropologia (UNICAMP) e uma especialização em gestão em artes pela Universidade de Nova Iorque. Dirige o Doc’s Kingdom – Seminário Internacional sobre Cinema Documental desde 2023 e tem 18 anos de experiência a colaborar com instituições como Vídeo nas Aldeias, RioFilme, UnionDocs e British Council. Co-fundadora do Estúdio CRUA, combina património cultural e arquivos em filmes e instalações interactivas.

Miguel Faro

Artista baseado em Lisboa que trabalha com imagem em movimento e fotografia. O seu trabalho opera nas dimensões políticas da experiência vivida. Continuando o trabalho iniciado com Downhill, está a trabalhar em várias instalações com imagens em movimento, resultantes de um processo longo de acompanhamento íntimo de grupos de “subculturas” diferentes que também se tocam numa localização geográfica específica – uma praça central em Lisboa.

Prémio Lugares de Trabalho Seguros e Saudáveis

João Brito

João Brito é coordenador da revista Electra, uma publicação da Fundação EDP, e dirige, desde 2017, a editora BCF. É licenciado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa.

Mercedes Moncada

Documentarista cuja actividade se centra na criação, ensino e políticas culturais públicas. Foi alvo de retrospectivas no Centro Cultural Espanhol (2012), Festival de Cinema de Ourense (2017) e Festival de Cinema Atlântico (2006). Os seus filmes foram exibidos em cinematecas e inúmeros festivais em todo o mundo, sendo várias vezes premiados. Foi jurada em vários festivais e concursos. É vice-presidente da Associação Espanhola de Documentário.

Wioleta Klimaszewska

Especialista em comunicação. Trabalha no Instituto Central de Protecção no Trabalho em Varsóvia, na Polónia. Responsável pela cooperação com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho e pela promoção da segurança e saúde no trabalho. Licenciatura em biblioteconomia pela Universidade de Varsóvia e pós-graduação em comunicação social e média, estudos culturais e relações públicas na Escola de Relações Públicas de Londres.

Prémio Fundação Inatel

André Valentim Almeida

Professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. Montador e realizador, os seus filmes foram exibidos em diversos festivais nacionais e internacionais, como o Doclisboa, IndieLisboa, Visions du Réel, FIDMarseille, Jihlava, DOK Leipzig, CPH:DOX, DMZDocs e MoMA, entre outros. Venceu o prémio Doc Alliance em 2014 com o documentário A Campanha do Creoula e foi um dos realizadores seleccionados para o Ciclo “A Gulbenkian e o Cinema Português”.

Maria João Madeira

É licenciada em comunicação social pela Universidade Nova de Lisboa, com disciplinas de cinema da universidade belga de Louvain la Neuve, em 1992. Trabalha como programadora na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, concentrando-se na organização de ciclos, produção de textos e edições. Tem publicado sobre cinema noutros contextos e mantido uma actividade regular de tradução, sobretudo de filmes.

Ricardo Viel

Nasceu em São Paulo, em 1980. Jornalista, mestre pela Universidade de Salamanca (Espanha), trabalha na Fundação José Saramago desde 2013, onde exerce o cargo de director de comunicação. Colabora com diversas publicações brasileiras e estrangeiras, é um dos editores do álbum biográfico Saramago, os Seus Nomes e autor dos livros Um País Levantado em Alegria, Sobre a Ficção – Conversas com Romancistas e La Revolución Amable.

Verdes Anos e Melhor Curta-Metragem

Brais Romero

Produtor e distribuidor (Ferrol, 1990). Criou recentemente La Machina, distribuidora que procura potenciar o cinema feito com o coração e as tripas. Produziu os documentários Te separas mucho e Fomos ficando sós. Foi o coordenador de La Distribuidora da Escola de Cinema e Audiovisual de Madrid durante mais de dois anos. Doutorado em comunicação e informação contemporânea com uma tese sobre a relação entre o cinema e a língua galega.

Karla Quintero

Produtora, gestora cultural e comunicadora social panamense. Estudou publicidade e marketing e produção de vídeo digital (Panamá) assim como produção de cinema e administração e gestão cultural (Buenos Aires). Geriu e produziu projectos culturais com artistas e instituições panamenses e argentinas. Foi responsável pela indústria e programação do Festival Internacional de Cinema do Panamá durante sete anos, sendo actualmente a sua directora executiva.

Maximiliano Cruz

Director artístico do FICUNAM desde 2021. Mais de 15 anos de experiência como curador e organizador de festivais de cinema, incluindo Cidade do México, Cali, Guadalajara e Riviera Maya. Em 2010, fundou a Interior XIII, uma editora de divulgação, com Sandra Gómez. Escreveu sobre cinema em várias publicações e co-editou vários livros. Jurado em festivais. Conselheiro e programador de cinema do Museu de Arte Moderna de Medellín desde 2015.

Júri Escola

ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação

AJ Diniz (Fotografia)
Pedro Boto (Design Gráfico)
Renan Tcholakian (Cinema e Televisão)
Triz Rosado (Cinema e Televisão)
Vasco Maciel (Desenho de Som)