O Arché, laboratório de desenvolvimento de projectos da Apordoc, acontece de 19 a 25 de Outubro no contexto do Nebulae – programa de indústria do Doclisboa, e conta este ano com dois projectos portugueses: O Corpo Dela, de Ana Moreira (C.R.I.M.); e As Tuas Costas Ainda Ardem, de Fábio Silva (Cedro Plátano).
Inscreveram-se, este ano, 354 projectos oriundos de 20 países ibero-americanos e Itália, dos quais foram seleccionadas 12 produções e três projectos de investigação e crítica de 10 países (mais informação sobre todos os projectos aqui). Os realizadores e produtores irão apresentar os seus projectos numa sessão de pitching no dia 21 de Outubro, seguindo-se uma ronda de reuniões individuais com agentes da indústria internacional, com vista ao alargamento de oportunidades de co-produção, distribuição e financiamento.
No que toca aos dois projectos com produção em Portugal, O Corpo Dela, com realização de Ana Moreira e produzido por Isabel Machado da C.R.I.M. Produções, propõe um vislumbre sobre o quotidiano e prática artística de Ana Isabel Castro, bailarina que nasceu na Póvoa de Varzim.
Em As Tuas Costas Ainda Ardem, de Fábio Silva, com produção de Renata Sancho da Cedro Plátano, o realizador viaja com a sua mãe para Cabo Verde para compreender a evolução das relações extraconjugais no país, fenómeno social bastante presente ao longo do século XX em Cabo Verde.
As Tuas Costas Ainda Ardem, de Fábio Silva, 2023
Os dois projectos encontram-se em fase de desenvolvimento, com previsão de finalização em 2024. As oficinas do Arché visam o aprofundamento temático e reflexão sobre as estratégias a implementar no filme. O pitching e sessão de encontros individuais com profissionais do sector visam a promoção, a internacionalização e o alargamento de oportunidades dos projectos participantes.
Sobre Ana Moreira, realizadora de O Corpo Dela
Actriz, encenadora, realizadora de cinema e artista visual. O seu primeiro filme, Aquaparque, ganhou o Prémio de Melhor Realização e uma nomeação para os European Film Awards no Curtas Vila do Conde, bem como o Prémio da Crítica no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira. Participou do projecto Contágio em 2020, e realizou dois episódios do programa Cassandra (RTP). Em 2022, recebeu o Prémio SPA de Melhor Actriz de Teatro.
Sobre Fábio Silva, realizador de As Tuas Costas Ainda Ardem
Nasceu em Lisboa, em 1992, e fez mestrado em realização na Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 2018, co-realiza a longa documental Hip to da Hop. Em 2020 estreia a curta-metragem A Morte de Isaac. No ano seguinte termina o Fruto do Vosso Ventre, curta documental exibida em vários festivais nacionais e internacionais, e vencedora de vários prémios. Actualmente está a trabalhar na sua nova longa documental, As Tuas Costas Ainda Ardem.
Sobre Isabel Machado, produtora de O Corpo Dela
Isabel Machado é produtora de cinema, co-fundadora da *C.R.I.M. em 2005. Um refúgio reconhecido para o cinema inovador, *C.R.I.M. está sediada em Lisboa e produz curtas e longas-metragens de ficção, documentários criativos, programas de televisão e projectos de artes visuais.
Sobre a Cedro Plátano, empresa produtora de As Tuas Costas Ainda Ardem
Cedro Plátano é uma produtora e distribuidora de filmes portuguesa. Dedica-se principalmente à produção de cinema de autor independente (documentário e ficção). Obras: A Visita e um Jardim Secreto (2022) dir. Irene B. Borrego – co-produção 59 en Conserva (ES); Entre Ilhas (2022) dir. Amaya Sumpsi; e recentemente Vivi Nascosto Guido Guidi (2023) dir. Paulo Catrica.