ESPANHA SERÁ O PAÍS CONVIDADO DO DOCLISBOA EM 2024

O Nebulae, programa dedicado à indústria no Doclisboa, chegou hoje ao fim depois de cinco intensos dias de encontros, palestras, sessões de pitching, filmes e muito mais. O momento foi aproveitado para anunciar o país que sucede à Finlândia enquanto país convidado do festival: Espanha. O director do Doclisboa, Miguel Ribeiro; a coordenadora do Nebulae, Joana Cunha Ferreira; e a directora-adjunta de Políticas de Marketing do ICAA – Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales, Jara Ayucar, revelaram em conjunto a novidade que promete uma presença reforçada do país vizinho de Portugal na edição de 2024 do Doclisboa.

“Estamos muito felizes por poder anunciar esta parceria aqui junto aos nossos colegas do Doclisboa e acreditamos que será uma grande caminhada. O próximo ano é especialmente importante porque também celebraremos 50 anos de democracia em Espanha e Portugal, num momento especialmente duro para falar sobre democracia no mundo. Continuemos a fazer documentários e a falar sobre documentário. Esperamos ver-vos a todos no próximo ano, com a presença de mais documentaristas e projectos espanhóis. Traremos de Espanha o sol e o presunto”, prometeu Jara Ayucar em nome do ICAA.

“Ficamos muito entusiasmados com a ideia de construir pontes com aqueles que vêm ao Nebulae regularmente, com aqueles que nos visitam pela primeira vez e com os maravilhosos talentos de Espanha. Obrigado ao ICAA pela confiança para podermos construir juntos este projecto”, acrescentou Miguel Ribeiro.

O festival decorre até 29 de Outubro na capital portuguesa, mês em que o mundo inteiro cabe em Lisboa.