28–10–2021

Doclisboa e Cinemateca Portuguesa apresentam cópia redescoberta de filme de Cecilia Mangini 

IMG 6348

O filme, com cópia recentemente descoberta, será exibido na Cinemateca Portuguesa – Sala M. Félix Ribeiro, no sábado, 30 de Outubro às 15h30, a anteceder a exibição de “La Torta in el Cielo”, realizado por Lino del Fra e com argumento de Cecilia Mangini.

No contexto da Retrospectiva Cecilia Mangini, organizada em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, será exibida uma curta-metragem da realizadora, descoberta no arquivo da Cinemateca no decorrer da preparação desta programação. Filme com o título original “Lori e le Belve”, é uma obra esquecida da fase inicial do trabalho de Mangini, não integrando nenhuma das filmografias actualmente acessíveis nem sendo referido pelos especialistas da sua obra. “Lori e le belve”, que a distribuição portuguesa intitulou à época “As crianças e os Animais”, conforme os créditos que ainda sobrevivem na cópia, é um filme com duração de 8 minutos (duração do arquivo existente) que narra uma pequena história onírica de uma criança fascinada por animais selvagens. 

Este filme será apresentado em cópia digital que teve por base a cópia de época em 35mm proveniente do circuito de distribuição português, actualmente conservada no arquivo da Cinemateca. Não se tratando ainda de um restauro (motivo pelo qual não foi inicialmente programada), o Doclisboa e a Cinemateca optam assim por divulgá-la na ocasião de uma retrospectiva que, à data, é a mais completa já realizada sobre a obra de Mangini. Descobertas como esta sublinham como o trabalho sobre arquivo é vivo e dinâmico. Com o anúncio desta feliz surpresa, o Doclisboa e a Cinemateca Portuguesa celebram o Dia Mundial do Património Audiovisual.