Consultoria
O Doclisboa preocupa-se com o futuro dos filmes e dos projectos que apresenta. Oferecemos momentos para o encontro de cineastas e produtores com especialistas de mercado, que podem aconselhá-los sobre festivais e estratégias de distribuição.
Consultores
Adam Cook
(Canadá)
Programador e crítico de cinema. Assina colunas na Cinema Scope, The New York Times, Film Comment, Sight & Sound e Filmmaker Magazine. Trabalhou com os festivais internacionais de cinema de Toronto e de Vancouver e o Hot Docs. Curou retrospectivas para o Doclisboa, TIFF Cinematheque, Northwest Film Forum, Hot Docs Ted Rogers Cinema e Vancity Theatre. Orientou oficinas sobre cinema e crítica de cinema. Foi gestor de conteúdos da MUBI.
Ana Belén Asfura
(Suimanga Films, Chile, Canadá)
Fundou a sua produtora, Suimanga Films, em 2015 e vem representando projectos de filmes no que toca a acordos de co-produção, financiamento e distribuição em vários mercados na Europa, América do Norte e América Latina. Trabalha actualmente como consultora internacional no desenho e planeamento de estratégias de distribuição e marketing para filmes e instituições ligadas ao cinema. É jurada e membro do Fundo Chileno para o Cinema.
Christopher Small
(República Checa)
Escritor, cineasta e curador originário do Reino Unido, mas estabelecido em Praga, na República Checa.
Cíntia Gil
(Programadora e curadora, Portugal)
Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e tem uma licenciatura em filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. De 2012 a 2019, foi co-directora e depois directora do Doclisboa. De 2019 a 2021, dirigiu o Sheffield DocFest. Curou programas de filmes contemporâneos e históricos, retrospectivas e exposições. Faz parte da direcção da Apordoc – Associação Portuguesa pelo Documentário desde 2015 e foi jurada em festivais internacionais.
Joanna Solecka
(Alphapanda, Polónia)
Estratega de marketing de cinema e redes sociais com mais de 15 anos de experiência. Encabeça a Alphapanda de Varsóvia, uma divisão polaca de uma agência internacional de marketing de cinema especializada em campanhas digitais para a indústria cinematográfica. Trabalha também como especialista de marketing de cinema e mentora em formações e escolas de cinema. É membro do conselho consultivo da Documentary Association of Europe.
Juliano Gomes
Formou-se em cinema e é mestre em tecnologias da estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pesquisou a obra de Jonas Mekas. Dedica-se à crítica de cinema (Revista Cinética) e de teatro. Lecciona na área de história do cinema e da crítica. Realizou vária curtas-metragens e, em 2019, concluiu a longa-metragem Aterro em parceria com Léo Bittencourt.
Luana Melgaço
(Anavilhana, Brasil)
É brasileira e sócia da Anavilhana. Como produtora e produtora executiva, já participou em mais de 20 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para Girimunho (2010), Sopro (2012), A Cidade onde envelheço (2016), Enquanto estamos aqui (2019) e Brief Story From the Green Planet (2019). Os seus filmes foram exibidos e premiados nos mais importantes festivais de cinema no Brasil e no mundo e lançados comercialmente em diversos países.
Luís Fernando Moura
(Janela Internacional de Cinema, Brasil)
Curador e coordenador de programação do Janela Internacional de Cinema do Recife desde 2015. Colaborou com o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (2017-2019), o Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (2018) e as mostras Brasil Distópico (2017) e L. A. Rebellion (2017-2019). Está a desenvolver uma tese de doutoramento em torno de curadoria e dissidência. Escreve sobre cinema e tem passagem por júris e comissões.
Madeleine Molineaux
(Picture Palace Pictures, EUA)
Madeleine Molyneaux é produtora criativa e curadora, vivendo em Nova Iorque e Los Angeles. A sua produtora, Picture Palace Pictures, fundada em 2004, trabalha de perto com artistas visuais, músicos e cineastas internacionais emergentes e consagrados, para desenvolver, produzir e representar filmes e trabalhos híbridos com imagem em movimento, difíceis de categorizar. Actualmente, desenvolve uma longa-metragem baseada na vida do poeta Charles Bukowski.
Mandy Marahimin
(In-Docs, Tailândia)
Produtora de cinema indonésia que trabalha para a Tanakhir Films. A sua última longa-metragem documental, Islands of Faith, estreou em sala e encontra-se agora na Netflix. Trabalha também como analista de investimentos para uma sociedade gestora de capital de risco que financia filmes e é directora interina da In-Docs, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é expandir o ecossistema do cinema documental na Indonésia e no Sudeste Asiático.
María Vera
(Kino Rebelde, Argentina)
Produtora, distribuidora em festivais e agente comercial argentina. Fundadora da Kino Rebelde, companhia orientada para a distribuição criativa de não-ficção e narrativas híbridas. Os seus filmes foram seleccionados e premiados em festivais como Berlinale, Roterdão, Visions du Réel, Hot Docs, Doclisboa, Mar del Plata e Viennale.
Marion Schmidt
(Documentary Association of Europe, Alemanha)
Especialista em gestão de projectos e desenvolvimento organizacional no sector de documentário, arte e desenvolvimento internacionais. Co-directora da Documentary Association of Europe e co-fundadora da associação DOX BOX. Integra iniciativas que combatem o racismo e promovem a igualdade, condições de trabalho justas e representatividade no cinema, nas ONG e na sociedade em geral. Tem um mestrado em administração de arte e política cultural.
Zeynep Güzel
(Documentary Association of Europe, Turquia)
Geriu o primeiro fundo privado para documentários na Turquia e programou a oficina para a indústria Doc Lab no âmbito do Festival de Cinema de Istambul entre 2016 e 2019. Trabalha como especialista e formadora em oficinas em plataformas da indústria como DOK Leipzig Industry e Meetings on the Bridge (Istambul). É consultora sénior na DAE desde a sua fundação. Faz parte da equipa Berlinale Talents como coordenadora criativa do Doc Station 2021.