Conversa

FILMar | Mar: personagem de ficções reais

As imagens do mar são o motor para uma discussão sobre as relações que o cinema empreende e propõe no que respeita à representação da história, ao impacto sobre a memória colectiva e à construção social nele fixada.

O debate contará com a presença de Pedro Martins (investigador, IHC-UNL) e Truls Lie (documentarista e crítico) e moderação de Joana de Sousa (co-directora do Doclisboa) e Sergio Silva (cineasta e argumentista, curador da programação da Cinemateca Brasileira entre 2012 e 2020).

No âmbito do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, integrado no Mecanismo Financeiro de Apoio EEAGrants.

O evento é seguido de cocktail, organizado com o apoio da Embaixada da Noruega em Lisboa, e projecção da sessão O Mar no Cinema

Oradores
Pedro Martins
Doutorado em história contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH UNL) e pela Universidade de Lucerna (2016). Investigador do Instituto de História Contemporânea da FCSH UNL. Colabora no desenvolvimento de um thesaurus de indexação das imagens em movimento na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Director da revista Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past.
Truls Lie
Editor da Modern Times Review, a revista europeia de documentário, e da Ny Tid, uma revista trimestral norueguesa de 100 páginas. Estudou filosofia e tecnologia da informação em Oslo, São Francisco e Nova Iorque e realiza documentários.
Moderação
Joana Sousa
Co-directora do Doclisboa
Sergio Silva
Cineasta e argumentista, curador da programação da Cinemateca Brasileira entre 2012 e 2020
25 OUT (seg) / das 17.00 às 18.30,
Culturgest – Fórum Debates
• Entrada livre