Conversa
Ground Truth. Destruição e Regresso em Al-Araqib
A ocupação militar, a ocupação civil dos territórios palestinos e o desenraizamento de civis árabes em Israel são faces do processo de desarabização e judaização do território entre o Jordão e o Mediterrâneo. O filme de Avi Mograbi The First 54 Years e a exposição dos Forensic Architecture, que apresentam Ground Truth. Destruição e Regresso em Al-Araqib no TNDMII sobre o desenraizamento e despossessão de uma comunidade beduína israelita, constituem uma oportunidade para debater estes processos e as formas de resistência, activismo e expressão artística que suscitam.
Oradores
Avi Mograbi
Realizador e artista nascido em 1956, estudou filosofia na Universidade de Telavive e arte na Escola de Arte Ramat Hasharon. Os seus filmes vêm analisando de forma provocadora e auto-reflexiva o conflito israelo-palestiniano, estudando e criticando os paradoxos da sociedade israelita, que celebra mitos e lendas antigas de destruição e violência ao mesmo tempo que condena os palestinianos por recorrerem a actos de violência semelhantes.
Aziz Al-Turi
Agricultor, produtor de legumes e lacticínios, da aldeia beduína de Al-Araqib, no deserto do Negueve, Israel, até 2010, data em que as autoridades israelitas destruíram completamente a aldeia e o sustento da comunidade. Esta tem reiterado o direito à sua terra ancestral, devidamente comprovado por documentos legais, um cemitério e estruturas arquitetónicas e agrícolas. Aziz tem-se dedicado inteiramente à defesa da causa de Al-Araqib.
Moderação
João Figueiras
Curador da exposição
24 OUT (dom) / das 19.00 às 20.30,
TNDMII – Salão Nobre
TNDMII – Salão Nobre
• Sessão conduzida em inglês, sem tradução
• Entrada livre
• Entrada livre