Encontro Aberto

Depois de quatro dias intensos de trabalho, os bolseiros da UNDO Fellowship 2022 e os participantes seleccionados convidam o resto do Festival a ouvir e contribuir para o diálogo em curso neste encontro aberto. Um espaço de partilha e discussão alargado ao público interessado e profissionais do cinema.

26 OUT (ter) / 17.00, São Jorge – Sala 2
Entrada livre

Bolseiros

 
Ashon Crawley
Ashon Crawley
Escritor, artista e professor a residir em Charlottesville, na Virgínia. O seu trabalho explora a intersecção entre performance, negritude, ser queer e espiritualidade. É professor de estudos religiosos e estudos afro-americanos e africanos na Universidade da Virgínia. Está a trabalhar num livro sobre a vida negra contemporânea como disposição espiritual, postura, gesto e relação e num outro sobre o órgão Hammond B3, a igreja negra e a sexualidade.
 
 
Crystal Z Campbell
Crystal Z Campbell
Artista multidisciplinar, cineasta experimental e escritora de ascendência afro-americana, filipina e chinesa que vive e trabalha em Nova Iorque e Oklahoma. Recebeu vários prémios e o seu trabalho foi exposto ou exibido no Museu de Arte Moderna de São Francisco, Drawing Center, Instituto de Arte Contemporânea de Filadélfia, REDCAT, Artissima, Studio Museum em Harlem, Project Row Houses, e SculptureCenter, entre outros. Fundou o archiveacts.com.
 
 
Deborah Stratman
Deborah Stratman
Deborah Stratman faz filmes e obras de arte que questionam o poder, o controlo e a crença, considerando a forma como os lugares, as ideias e a sociedade se interligam. Considera o som a multi-ferramenta suprema e que o tempo é sobrenatural. Em projectos recentes, abordou a liberdade, vigilância, difusão, dolinas, cometas, aves de rapina, ortópteros, levitação, êxodo, evolução, irmandade e fé. Vive e lecciona em Chicago, na Universidade de Illinois.
 
 
Sukhdev Sandhu
Sukhdev Sandhu
Autor de London Calling: How Black and South Asian Writers Imagined a City, I’ll Get My Coat, Night Haunts e Other Musics. Escreve sobre cinema documental e internacional, música experimental, sociologia e a poética migrante para publicações como Film Comment, Artforum, The Wire e The Guardian. Lecciona estudos asiáticos, do Pacífico e americanos e literatura inglesa na Universidade de Nova Iorque, onde também dirige o Colóquio para uma Cultura Impopular.
 
 
Lakshmi Padmanabhan
Lakshmi Padmanabhan
Lecciona rádio, televisão e cinema na Universidade de Northwestern. O seu ensino e a sua pesquisa centram-se no cinema experimental, teoria pós-colonial, teoria feminista e teoria queer. O livro em que está a trabalhar aborda a forma como as artistas documentais feministas da Ásia do Sul fazem experiências com o formato cinematográfico para imaginar uma ética pós-colonial radical. Publicou, entre outros, na Camera Obscura e Art History.
 
 
Miryam Charles
Miryam Charles
Produziu e foi directora de fotografia de várias curtas e longas-metragens de ficção. Realizou várias curtas-metragens apresentadas em festivais no Quebeque e no estrangeiro. Está a trabalhar nas suas primeiras longas, Cette maison (documentário) e Le Marabout (ficção). É actualmente artista residente na Universidade de Concordia e membro da direcção do RIDM Festival Internacional de Documentário de Montreal, Dazibao e La Coop Vidéo Montreal.
 
 
Jas Morgan
Jas Morgan
Vive em Toronto, frequenta o doutoramento em história de arte na Universidade de McGill e lecciona no departamento de inglês da Universidade de Ryerson. Colaborou na edição da Canadian Art. O seu primeiro livro, nîtisânak (2018), ganhou o prestigiante Prémio Dayne Ogilive 2019 e um prémio para livro de estreia da Federação de Escritores do Quebeque e foi nomeado para um Prémio Literário Lambda e um Prémio Literário Vozes Indígenas.
 
 
Thirza Jean Cuthand
Thirza Jean Cuthand
Vive em Toronto e vem fazendo vídeos e filmes narrativos experimentais de curta duração sobre sexualidade, loucura, identidade e amor queer e indigeneidade desde 1995, os quais foram exibidos em festivais internacionais, incluindo Nova Iorque, São Paulo, Toronto, Berlim e Oberhausen. Bacharelato em belas artes, com especialização em cinema e vídeo, na Universidade de Arte e Design Emily Carr e mestrado em arte e produção média na Universidade X.