INSCRIÇÕES ABERTAS PARA LABORATÓRIO ARCHÉ E PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS RAW

Estão abertas, até ao próximo dia 19 de Maio, as inscrições para a 10ª edição do ARCHÉ – Espaço de Pensamento e Desenvolvimento Criativo para novos projectos de filmes autorais em desenvolvimento, organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário e que terá lugar entre 20 e 24 de Outubro de 2024, no contexto do Doclisboa.

Do programa deste importante laboratório para o cinema documental emergente fazem parte oficinas de desenvolvimento de projecto com tutores, sessões de apresentação, encontros com agentes do sector e mesas redondas integradas no Nebulae, o espaço de indústria do Doclisboa, entre outras actividades. Os participantes concorrem também aos prémios ARCHÉ, que visam impulsionar a produção e finalização de projectos.

O ARCHÉ está aberto a realizadores/as com origem em países da América Latina, Portugal, Espanha e Itália, com projectos de cinema com forte implicação no real, de matriz documental, que experimentem as potencialidades e limites desta mesma natureza.

O ARCHÉ tem o apoio do Programa Ibermedia.

Link para regulamentos e formulário de inscrição aqui.

PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS RAW

Até 19 de Maio decorrem também as inscrições para a sexta edição do programa itinerante RAW: Residências Arché→Work. Organizado pela Apordoc e pelo Festival de Cinema Márgenes (Madrid), este programa destina-se quer a cineastas com um projecto de filme em desenvolvimento, quer a críticos ou investigadores com um projecto de investigação na área do cinema de não-ficção. Tal como o ARCHÉ, o RAW está aberto a realizadores/as e investigadores/as com origem em países ibero-americanos e Itália.

Os projectos seleccionados para o RAW participarão no Arché (20 a 24 de Outubro) durante o Doclisboa e no Márgenes/Work, espaço de trabalho do festival Márgenes (26 a 30 de Novembro). No espaço de tempo entre estes dois momentos, os participantes ficarão em residência artística em Lisboa (25 de Outubro a 25 de Novembro) para trabalhar nos seus projectos, com assessorias de tutores e profissionais da área, num programa orientado para a reflexão e a criação colectivas que permitirá ainda o estreitar de laços entre os participantes.

O RAW é um programa inovador de desenvolvimento criativo e de formação, centrado em projectos audiovisuais com um forte carácter autoral, com especial atenção à não-ficção e à experimentação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através deste link.

Pelo ARCHÉ já passaram filmes como A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos (estreado mundialmente na Berlinale 2020, onde venceu o prémio Fipresci); Fantasmas: Caminho Longo para Casa, de Tiago Siopa (estreado internacionalmente no Jihlava IDFF 2020, onde venceu a competição Bright Lights); Llamadas desde Moscú, de Luis Alejandro Yero, estreado na Berlinale 2023; e A Savana e a Montanha, de Paulo Carneiro, seleccionado para a Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes 2024.


A Metamorfose dos Pássaros (2022), de Catarina Vasconcelos

Entre os tutores do ARCHÉ e RAW em edições anteriores, contam-se nomes como Samuel M. Delgado, Helena Girón, Marta Andreu, Andrés Duque, Diana Toucedo, Sergio Oksman, Tiago Hespanha, Nicolás Rincón Gille e Virginia García del Pino.

Todas as informações disponíveis em www.archespace.org