Promoção de não-ficção, da produção à distribuição: um diálogo sobre práticas e estratégias

Este encontro aborda alguns dos desafios de promover filmes independentes de não-ficção na perspectiva da produtora sérvia Iva Plemić Divjak (Horopter Films) e da agente comercial argentina María Vera (Kino Rebelde). Oriundas de regiões com pouca capacidade de produção e contextos políticos imprevisíveis, procuram partilhar os problemas que enfrentam no seu trabalho diário. O diálogo centrar-se-á nos dilemas práticos dos primeiros passos de criação de uma estratégia de promoção, destacando a importância da improvisação e de soluções alternativas quando se trata de dar visibilidade a um projecto de estreia.

Entrada livre para portadores de acreditação.
Inscrição através de formulário disponível
AQUI

Oradores
Iva Plemić Divjak
Começou a produzir documentários com o premiado Cinema Komunisto (2010). Tem produzido o Sete Magníficos – Festival de Longas-Metragens Documentais da Europa (Belgrado) há 7 anos e entrou para a Horopter Films em 2017, produzindo filmes como 4 Years in 10 Minutes e Merry Christmas, Yiwu. Foi aluna do Eurodoc e Emerging Producers e é membro da Rede Audiovisual das Mulheres Europeias. Representa a Sérvia no conselho de administração do Eurimages desde 2016.
María Vera
Distribuidora em festivais e agente comercial internacional. Fundadora da Kino Rebelde, companhia orientada para a distribuição criativa de filmes de não-ficção, experimentais e híbridos com narrativas lineares e não-lineares. As curtas e longas-metragens que apoiou foram seleccionadas e premiadas em festivais como Berlinale, Locarno, Roterdão, Amesterdão, Visions du Réel, Jeonju, Sheffield Doc/Fest, Sarajevo, Doclisboa e Viennale, entre outros.
Moderação
Joana Gusmão
co-directora do Doclisboa
25 OUT (seg) / das 11.00 às 12.30,
Culturgest – Fórum Debates
• Sessão conduzida em inglês, sem tradução
• Entrada livre para portadores de acreditação