Mesa redonda

Trabalhadores a Filmar Trabalhadores

Reunimos realizadores e produtores de vários países europeus que trabalharam em alguns dos filmes em competição para a edição de 2021 do Prémio Lugares de Trabalho Seguros e Saudáveis. Será um momento para partilhar práticas e compreender como políticas culturais e laborais diferentes de toda a Europa influenciam a forma como os filmes são feitos e as vidas dos que os fazem.

Em parceria com Agência Europeia para Higiene e Segurança no Trabalho.

Com:
Joana Ferreira, Produtora – Yoon (Portugal)
Patricia Franquesa, Realizadora – Oh, Dear Sara (Espanha)
Philipp Hartmann, Realizador – From the 84 Days (Alemanha)
Sabina Krešić, Produtora – Factory to the Workers (Croácia)

Oradores
Joana Ferreira
Tem uma ampla experiência em produção cinematográfica, incluindo várias co-produções internacionais. Como directora de produção trabalhou em várias longas-metragens de ficção com inúmeros realizadores, entre os quais Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Paulo Rocha, Raoul Ruiz e Marco Martins. Em 2005, tornou-se sócia da C.R.I.M. onde é responsável pelo desenvolvimento, produção, distribuição e promoção de filmes documentais e de ficção.
Patricia Franquesa
Patricia Franquesa começou a carreira em Telavive, a trabalhar com a Heymann Brothers Films e Hilla Medalia. Após quatro anos de aprendizagem, decide regressar à terra natal, Barcelona, e co-funda a Gadea Films, co-produzindo La Mami, de Laura Herrero Garvin, com o México. Estreou-se na realização com Oh Dear Sara, uma co-produção com a Sérvia e a Noruega. Está a produzir a sua segunda longa-metragem documental, Ole mi coño, com Mireia Graell.
Philipp Hartmann
Nascido em Karlsruhe, na Alemanha, em 1972, trabalha como realizador desde 2000. Antes de estudar cinema na Universidade de Belas Artes de Hamburgo, fez um mestrado em ciências latino-americanas e um doutoramento em economia ambiental em Colónia e no Brasil. Realizou curtas e longa-metragens (com destaque para virar mar / meer werden e Time Goes By Like a Roaring Lion), incluindo encomendas, especialmente para museus e artistas.
Sabina Krešić
Produtora e presidente executiva da empresa croata Fade In. Economista com mais de 15 anos de experiência de produção em projectos culturais.
Moderação
Miguel Ribeiro
co-director do Doclisboa
22 OUT (sex) / das 17.00 às 18.30,
Culturgest – Fórum Debates
• Sessão conduzida em inglês, sem tradução
• Entrada livre