17–08–2021

Nebulae apresenta a sua terceira edição em formato híbrido

17Nebulae, o espaço de indústria do Doclisboa, apresenta a sua terceira edição que decorrerá de 21 a 31 de Outubro, pela primeira vez num formato híbrido. Profissionais de cinema de todo o mundo voltarão a encontrar-se em Lisboa entre 21 e 25 de Outubro de 2021, período em que decorrerão as actividades presenciaisAssegurando o acesso online para permitir a participação de todos, as actividades online estender-se-ão até 31 de Outubro.

Nas duas primeiras edições, o Nebulae já contou com mais de 1000 profissionais da indústria do cinema e com a representação de mais de 70 países – garantindo em Lisboa a presença das principais instituições e festivais de cinema e configurando este espaço como um dos mais marcantes no mapa internacional da não-ficção cinematográfica.

Após uma edição em que actividades online contribuíram para a rápida expansão da escala de territórios e para o aumento do número e da diversidade de participantes, o Nebulae apresenta uma estrutura híbrida. As actividades presenciais decorrerão entre 21 e 25 de Outubro, com serviços de live streaming e/ou gravação garantidos para os participantes online. Até 31 de Outubro haverá ainda uma série de actividades exclusivamente online.  O Nebulae 2021 terá uma plataforma digital, em parceria com a WYTH, onde será possível aceder a todos os conteúdos, eventos online e gravações, e aos projectos em desenvolvimento seleccionados do programa Croácia – País Convidado e do Arché (12 projectos de Portugal, Espanha e América Latina a anunciar em breve).

Em colaboração com o Croatian Audiovisual Centre, anunciamos o conjunto de projectos croatas em desenvolvimento que irão apresentar os seus trabalhos numa sessão de pitching a 22 de Outubro.

São nove projectos oriundos da Croácia aos quais juntamos dois projectos que irão representar os países convidados nas duas edições anteriores do Nebulae: Alemanha e Geórgia.

A lista de projectos seleccionados pode ser consultada aqui

Ainda no contexto do foco desta edição do Doclisboa sobre a Croácia, a Escola Convidada da secção Verdes Anos será a Academia de Artes Dramáticas da Universidade de Zagreb, uma das escolas de cinema mais importantes daquele país. Será apresentado um programa especial de 16 filmes que constroem uma retrospectiva sobre a produção daquela escola desde os anos 1970 até à actualidade.

Simultaneamente, a Academia apoia o principal prémio da secção Verdes Anos, oferecendo ao vencedor do Prémio de Melhor Filme um período intensivo de mentoria nas suas instalações.

Organizado desde 2019 em parceria com os Creative Europe Media Desks, o Estado da Arte regressa ao Nebulae. Em 2021, o programa visa aproximar cineastas, produtores e distribuidores a espaços associados à arte contemporânea que têm desenvolvido um trabalho consistente também na programação de cinema. Será promovido um diálogo entre agentes culturais e representantes de galerias de arte e museus de diferentes países, potenciando o desenvolvimento de novas redes e colaborações.

O Nebulae apresenta mais uma vez o Seminário de Realização, organizado em colaboração com o UnionDocs Center for Documentary Art e que contará com a presença dos vencedores da bolsa 2022 UNDO Fellowship. O Seminário terá lugar para os participantes seleccionados entre os dias 23 e 26 de Outubro, num formato híbrido entre actividades online e presenciais. O objectivo deste encontro é explorar práticas radicais de cinema e as linguagens em expansão do cinema documental. Cada dia contará com a exibição de filmes, seguida de uma sessão de trabalho conduzida por um dos bolseiros.  As candidaturas para o Seminário estarão abertas de 1 de Setembro até 1 de Outubro.