Jumpgate- Inspiring European producers

O Jumpgate, inserido no programa do Nebulae, é uma cimeira anual dirigida a produtores europeus de áreas diversas e níveis de experiência diferentes no âmbito da produção de cinema de não ficção. O foco principal será a troca de experiências profissionais, a inspiração de novas ideias, práticas e projectos e a facilitação do encontro, com o objectivo de potenciar as co-produções e as oportunidades de colaboração. Em 2022, a participação no Jumpgate será reservada a um máximo de 20 produtores – 10 veteranos e 10 emergentes – convidados pelo Doclisboa e pelo Nebulae.

O Jumpgate é organizado em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Moderação

Graziella Bildesheim (Itália)

Com mais de 30 anos de experiência no sector audiovisual, é actualmente palestrante, produtora, consultora e especialista sénior para fundos de desenvolvimento e de co-produção em Itália e no estrangeiro. Fundou e dirigiu as Oficinas Maia, o programa de formação da União Europeia para produtores emergentes, assim como inúmeras iniciativas de formação e networking pela Europa fora. Faz parte da direcção da Academia Europeia de Cinema desde 2018.

Produtores seniores

Caroline Kirberg

Pong-Berlin (Alemanha)

Especializou-se na produção de filmes híbridos na fronteira com as artes. Além de directora de produção da pong films, produz artistas conhecidos como Clemens von Wedemeyer, Dani Gal, Assaf Gruber, Volker Sattel e Clarissa Thieme com o seu selo Kirberg Motors. A pong film produz documentários e filmes de ficção pensados de forma interdisciplinar e inovadora, onde se formam e expressam as posições estéticas e políticas dos cineastas.

Catherine Dussart

CDP Productions (France)

Catherine Dussart fundou Les Productions Dussart em 1992 e CDP em 1994. Desde então, produziu mais de 100 filmes em 15 países. As suas últimas produções incluem Everything Will Be OK, de Rithy Panh (Urso de Prata, Berlinale 2022), Once Upon a Time in Calcutta, de Aditya Vikram Sengupta (Horizontes, Veneza 2021), Laila in Haifa, de Amos Gitai (Competição Oficial, Veneza 2020), e Irradiated, de Rithy Panh (Melhor Documentário, Berlinale 2020).

Donato Rotunno

Tarantula (Luxemburgo)

Tarantula Luxemburgo é uma produtora consolidada com mais de 25 anos de experiência em co-produções internacionais, escolhas artísticas ousadas e uma presença regular nos principais festivais internacionais de cinema, incluindo Cannes, Toronto, Veneza e Locarno. Algumas das suas coproduções mais conhecidas incluem Fire Will Come (Cannes – Um Certo Olhar, 2019), A Wedding (Toronto, 2016) e Fratricide (Locarno, Leopardo de Prata, 2005).

Filipa Reis

Uma Pedra no Sapato (Portugal)

Realizadora e produtora de cinema e televisão desde 2000. Estudou gestão empresarial e fez uma pós-graduação em cinema e televisão. Em 2008, fundou a produtora Uma Pedra no Sapato para produzir projectos cinematográficos e o selo Vende-se Filmes para conteúdo televisivo. Co-realizou vários documentários com João Miller Guerra, selecionados e premiados no Cinéma du Réel e Dok Leipzig, entre outros. É membro da EAVE, Eurodoc e Emerging Producers.

Isabel Machado

C.R.I.M. Produções (Portugal)

Porto de abrigo reconhecido para o cinema inovador, a C.R.I.M. está instalada em Lisboa e produz curtas e longas-metragens de ficção, documentários criativos, programas de televisão e projectos de artes visuais. Procuramos ideias desafiantes, conteúdos estimulantes e históricas comoventes. Com mais de 15 anos de experiência, fizemos co-produções com França, Alemanha, Suíça, Bósnia, Noruega, Cabo Verde e Brasil.

Iva Plemić Divjak

Horopter Films (Sérvia)

Começou a produzir documentários com o premiado Cinema Komunisto (2010). Produz o Sete Magníficos – Festival de Longas-Metragens Documentais da Europa (Belgrado) há 7 anos e entrou para a Horopter Films em 2017, produzindo filmes como 4 Years in 10 Minutes e Merry Christmas, Yiwu. Foi aluna do Eurodoc e Emerging Producers e é membro da Rede Audiovisual das Mulheres Europeias. Representa a Sérvia no conselho de administração da Eurimages desde 2016.

Lluís Miñarro

Eddie Saeta (Espanha)

Cineasta e produtor. Realizou Familystrip, Blow Horn, Falling Star e Love Me Not. Fundador da produtora Eddie Saeta, com a qual ganhou mais de 120 prémios internacionais, incluindo a Palma de Ouro em Cannes para Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives, de Apichatpong Weerasethakul. Trabalhou com Manoel de Oliveira, Albert Serra, Lisandro Alonso, Naomi Kawase, Marc Recha e José Luis Guerín, entre outros cineastas prestigiados.

Pedro Fernandes Duarte

Primeira Idade (Portugal)

Produtora fundada em Portugal, em 2014, nascida da necessidade de dotar cada filme de um modo de produção próprio e único. Procura encontrar uma nova abordagem ao cinema no que toca a direitos, hierarquias, conduta e condições necessárias para que cada trabalhador atinja o seu melhor desempenho. Deseja concretizar filmes que traduzam e ampliem o espírito humano, acreditando firmemente que o cinema pode mudar o mundo.

Serena Alfieri

Vivo Film (Italy)

A Vivo Film, criada em Roma, em 2004, por Gregorio Paonessa e Marta Donzelli, é uma produtora independente com um catálogo de mais de 50 títulos, apresentados e premiados em festivais de prestígio em todo o mundo. Encontra-se em pós-produção de Superluna, de Federico Bondi, e em pré-produção de For the Love of a Woman, de Guido Chiesa. Serena Alfieri, licenciada em estudos de cinema pela Universidade Roma Tre, é a produtora delegada desde 2013.

Produtores emergentes

Anna Mazerant

4.30 Studio (Polónia)

A 4.30 Studio é uma produtora jovem com grandes ambições. Instalada em Katowice, o seu principal trunfo são as pessoas que a compõem. Anna Mazerant (estratega de marketing e negócios, executa projectos para grandes companhias como ING, TVP, IKEA e outras) e Łukasz Kowalski (realizador de cinema e autor de programas televisivos com 12 anos de experiência e muitos prémios de prestígio) vêm colaborando unidos por uma paixão comum: o filme.

Irina Malcea

Luna Film (Roménia)

Começou na indústria cinematográfica em 2011 e, dois anos mais tarde, fundou a produtora Luna Film em Bucareste, na Roménia. Produziu as longas-metragens documentais Too Close (Festival de Sarajevo, 2022), Teach (melhor documentário no Festival de Jihlava em 2019) e I Am Hercules, co-produziu The Son e foi produtora executiva de Charleston e Palace for the People. Participou em oficinas para produtores da EAVE, PUENTES e na Berlinale Talents.

Javi Tasio

Tasio (Espanha)

Produtor de cinema e som independente. Apoia projectos que esbatem a fronteira entre realidade e ficção, com uma tendência natural para linguagens novas através da experimentação sonora, formatos e narrativa. Conjuga esta actividade com outras facetas suas como curador e designer gráfico. Integra o projecto Esto no es una poesia, o grupo Paciencia e o colectivo BRBR.

Lixi Franc

Panama Film (Áustria)

Lixi Frank e David Bohun fundaram a Panama Film em 2018. A sua co-produção Movements of a Nearby Mountain, de Sebastian Brameshuber, ganhou o Grande Prémio no Cinéma du Réel em 2019. The Trouble with Being Born, de Sandra Wollner, ganhou o Prémio Especial do Júri na Competição Encontros da Berlinale, em 2020, e quatro Prémios do Cinema Austríaco, incluindo Melhor Longa-Metragem. Encontra-se em pós-produção do documentário Stams, de Bernhard Braunstein.

Mariam Chachia

Opyo Doc (Geórgia)

Mariam Chachia é uma documentarista georgiana. Em 2014, fundou a produtora OpyoDoc e começou a produzir os seus próprios documentários. A OpyoDoc visa produzir documentários de autor e criar uma forte rede cinematográfica no Cáucaso. Desde o início, colaborou com parceiros europeus e já concluiu 3 longas-metragens co-produzidas com França. Desde 2016, desenvolve o cinema no Cáucaso, organizando várias oficinas, masterclasses e cineclubes para jovens.

Miguel de Jesus, Paulo Carneiro

BAM BAM Cinema (Portugal)

Produtora de cinema dedicada a projectos de autor, formada em 2018 e sediada no Porto. Co-fundada por realizadores portugueses espalhados pelo mundo, reúne profissionais de escrita de argumento, realização, produção e montagem. É responsável por filmes como Rock Bottom Riser, de Fern Silva (Menção Especial dos Encontros na Berlinale em 2021), e Périphérique Nord, de Paulo Carneiro, que estreou no Visions du Réel 2022.

Mina Dreki

Marni Films (Grécia)

Produtora de cinema independente com base em Atenas e fundada em 2011. Desenvolve e produz curtas e longas-metragens e documentários de talentos emergentes e promissores cujo trabalho pode despoletar o interesse de públicos internacionais com alta qualidade e narrativas singulares. Em 2016, uma das suas primeiras ficções, Suntan, estreou nos festivais de Roterdão e SXSW enquanto Afterlov ganhou o prémio para jovens realizadores em Locarno.

Quentin Brayer

Don Quichotte Films (França / France)

Produtora de cinema sediada em Paris e criada por dois amigos, Yannick Beauquis e Quentin Brayer, que se conheceram na La Fémis. Desde 2015, produziram curtas e médias-metragens de ficção, documentais e híbridas, adaptando-se artisticamente a cada projecto, a cada autor. As suas primeiras longas-metragens estrearão em 2023.

Ruth Reid

(Suécia)

Licenciada em direito e mestre em produção para cinema e televisão. Tem produzido múltiplas longas-metragens documentais e séries televisivas premiadas, incluindo Scheme Birds, melhor documentário em Tribeca em 2019, e Pray Obey Kill para a HBO Max (2021). Antiga aluna de Sundance, produziu para ARTE, HBO Max, Channel 4 e SVT. Nos últimos dois anos, trabalhou como funcionária da HBO no departamento de produção original local.

Sabina Krešić

Fade In (Croácia)

Trabalha desde 2016 como produtora na Fade In (Zagreb), que surgiu em 2000 como plataforma para jovens autores com vontade de agir através de filmes e vídeos socialmente envolventes. Em 20 anos, a Fade In tornou-se na produtora mais importante na área do documentário com mais de 100 autores notáveis, ganhou três prémios de melhor produtora e participou em mais de 300 festivais nacionais e internacionais, recebendo muitas menções honrosas e prémios.