Este programa destina-se a cineastas e artistas em meio de carreira de origem internacional.
Requisitos
– Não existe limite de idade a ser considerado.
– Ter realizado um mínimo de duas longas-metragens ou médias-metragens de não-ficção ou um mínimo de quatro filmes de qualquer duração, com distribuição em festivais e/ou museus e centros de arte internacionais.
– Disponibilidade para residir fisicamente em Madrid durante 3 meses – estadia mínima – e 10 meses – estadia máxima. A viagem e estadia em Madrid serão cobertas pelo valor da bolsa.
– Disponibilidade para viajar para Marselha em Julho e Lisboa em Outubro. A viagem de origem europeia e a estadia serão custeadas pelas instituições de destino.
Documentação a apresentar
Toda a documentação deve ser entregue num único e-mail para
jorda_grants@fidmarseille.org. A submissão deve ser feita pelo candidato e incluir no título “Residência Joaquim Jordà 2022-2023”.
– Passaporte e documento de identidade válido.
– Conta bancária com certificado comprovativo de que a respectiva conta pertence ao
vencedor.
– Última declaração fiscal no país de residência. Se esta documentação for fornecida, o valor total será pago com isenção de impostos. Caso esta documentação não seja fornecida, será avaliada com o percentual correspondente, de acordo com os acordos internacionais. O candidato pode omitir os dados fiscais que considera pessoais.
– Um curriculum vitae profissional que inclua 1.500 palavras num bloco de ensino/formação, outro em projecções e/ou exposições ordenadas por data e espaço nos últimos 5 anos, e um terço em outras atividades (workshops, ensino, etc.).
– Documento em PDF com no máximo 5.000 palavras sobre a concepção do projecto do filme que será desenvolvido durante a estadia. Este dossier pode incluir imagens, links para 6 vídeos e quaisquer outros elementos multimídia. Como um todo, não pode exceder 10 páginas.
– Visualização de links de, no máximo, 3 obras realizadas nos últimos 3 anos, sejam longas ou curtas-metragens, com sinopse, ficha técnica e percurso de cada uma dessas obras (máximo de 1500 palavras) em documento PDF específico
– As candidaturas podem ser realizadas em Espanhol, Francês, Inglês e Português. Qualquer um destes idiomas é aceitável.
Datas e prazos da primeira edição
– A convocatória será lançada internacionalmente a 12 de Outubro no DocLisboa,
– Entre 12 de outubro e 12 de novembro estará aberto o período para recebimento de
documentação, que deverá ser enviada num único e-mail para jorda_grants@fidmarseille.org, conforme indicado acima.
– A decisão será tomada colectivamente por um júri composto pela equipa do Doclisboa, FIDMarseille e do Museu Reina Sofía (as três instituições podem convidar um agente independente para integrar o júri, se assim o entenderem) e será publicada no site e redes dessas instituições na quarta-feira, 30 de novembro, bem como nos media internacionais no campo do cinema independente contemporâneo,
– O pagamento da residência será efectuado durante o mês de Dezembro do ano de publicação do concurso por transferência bancária e num único pagamento.
Contrapartidas
– No término da bolsa, é necessário fornecer um dossier final do projeto de no máximo 5.000 palavras ou 20 páginas que inclua a evolução e planeamento do filme.
– Os vencedores da Residência Joaquim Jordà comprometem-se a exibir o trabalho final no Museu Reina, Doclisboa ou FIDMarsella sem incorrer no pagamento adicional de taxas de exibição.
– Uma versão final do filme será enviada ao Museu Reina Sofía e este compromete-se a
preservá-lo e exibi-lo na sua programação, para que seja articulado um arquivo e acervo histórico das residências de Joaquim Jordà.