Duração: 1h30
Grupos escolares
Oficinas
6, 7 e 12 OUT (qui, sex e qua) / 11.00, Museu do Aljube
As minhas prendas ao planeta Terra
para crianças do ensino pré-escolar
O que é que se passa no mundo? Será que a nossa Terra está feliz? O que é que lhe poderíamos oferecer? Vamos visionar uma curta-metragem e criar livrinhos – com fotogramas, desenhos e textos – sobre a Terra dos nossos sonhos e os nossos presentes para ela.
—
10 OUT (seg) / 11.00, Museu do Aljube
Oficina Zig Zag: Rádio, pra que te quero? (duração: 50m)
para crianças do 1º ciclo
Se és mais velhinha do que a televisão e ainda assim nos trazes informação de “última hora” e os hits mais frescos; se nos falas ao ouvido e nos fazes viajar pelos mais incríveis lugares da nossa imaginação; se és, tantas vezes, a única companhia e o único recurso em zonas de conflito… afinal, rádio, quem és tu e para que nos serves?
—
11 e 13 OUT (ter e qui) / 11.00, Museu do Aljube
O que são as ex-colónias portuguesas para mim?
para crianças do 1º ciclo
A partir do visionamento de um filme, vamos reflectir sobre as nossas representações pessoais das ex-colónias portuguesas e tentar transmitir com desenhos e testemunhos filmados a complexidade do nosso pensamento.
—
14 OUT (sex) / 11.00, Museu do Aljube
Escola: um lugar de formação e transmissão ou recusa e revolta?
para crianças do 2º ciclo
A partir do visionamento de uma média-metragem, vamos reflectir sobre a escola enquanto lugar de formação e transmissão e/ou motivo de recusa e revolta. A seguir, vamos criar um mural em papel da escola dos nossos sonhos com fotogramas do filme visionado e desenhos.