Riscos

Esta edição de Riscos é marcada pelo desaparecimento de Augusto M. Seabra, que, em 2007, pensou e criou as bases para um programa que se tornou central no Doclisboa. A vitalidade desta secção nasce da irreverência e do fundo intempestivo das práticas de programação que Augusto nos transmitiu e que encontramos num dos primeiros filmes por ele programados aqui: Compilations, 12 instants d’amour non partagé, de Frank Beauvais.

Riscos é um lugar onde filmes, formas e cineastas singulares entram num diálogo simultaneamente composto por e para além do tempo. Examinando gestos cinematográficos que nos proporcionam uma visão panorâmica do contemporâneo, este programa assenta num interesse pela profundidade e curiosidade cinematográficas e num desejo de encontrar parentescos e tensões entre as diferenças, proximidades e distâncias apresentadas pelos filmes.

A invenção interrogativa da carta de Un Âne ao último filme de Chantal Akerman ou a re-perspectivação do derradeiro filme de Albert Lamorisse no Irão, em Lovers’ Wind, podem ser uma forma de entrar num programa em que o cinema reinventa a sua medida através da soberania de cada plano, corte, movimento. É esse o gesto de Dominique Auvray, montadora que é antes de mais uma apaixonada por aquilo que o cinema pode elevar a uma temporalidade incapturável.

A conversa também pode partir de afinidades ou elementos partilhados – pensemos no uso que Courtney Stephens e Mariano Llinás fazem do cinema como ferramenta para transformar processos íntimos de luto em espaços metaficcionais de pensamento, através dos quais dão novos propósitos a imagens anteriores ao mesmo tempo que abrem um espaço de sentido que só se materializa verdadeiramente através de nós, os espectadores. Dar novos propósitos ou aprofundar usos antigos e vestígios de intenções, factos antigos que parecem cada vez mais significativos. O passado e o presente dão nova forma ao nosso sentido de tempo comum, uma das principais preocupações de Declan Clarke ao criar um espaço para o surgimento de uma história de amizade e colaboração, a de Samuel Beckett e Walter Asmus. Outra porta de entrada no programa deste ano, repercutindo a retrospectiva Back to the Future, poderá ser sob o signo de espaços beckettianos, como os de Small Hours of the Night, de Daniel Hui.

Reaproveitando imagens e sentidos do passado, hierarquias anteriores de tempo e espaço, reflectindo sobre o que existe para além e em torno da brevidade com que protagonistas habitam um palco. O último filme de Andrei Ujică vai mais longe na sua obsessão de sempre e produz uma cápsula do tempo que precisava de uma operação cinematográfica para ganhar vida: uns EUA que, durante um fim-de-semana, em 1965, se tornaram invisíveis enquanto os Beatles chegavam a Nova Iorque e se tornavam no centro da Terra. Como seria uma cápsula do nosso presente? Qual seria o seu regime audiovisual? A dupla cricri sora ren (Christian von Borries + IA) escolheu como território um eixo algo crítico na actualidade – a China pós-comunista, a Rússia de Putin e Berlim – para nos submergir violentamente na vertigem das próprias imagens. Escolhendo os seus próprios diários em vídeo no computador e a sua cidade como ponto de vista sobre a história, Hans-Jürgen Syberberg, passados quase trinta anos, traz-nos um novo filme. Uma obra miraculosamente íntima que de alguma forma encerra a voracidade do passado e as contradições do presente. Phil Solomon mergulha no mais solitário dos lugares, a Liberty City de Grand Theft Auto, e encontra um olhar através do qual faz um misterioso voo existencial , dialogando, neste programa, com o conto de fadas contemporâneo de Virgil Vernier no Mónaco.

Do passado ao futuro, a família parece ser uma linha tangencial, que abre alguns dos abismos mais fascinantes. No 100.º aniversário de Robert Frank, revisitar Conversations in Vermont revela uma graça e uma lucidez que parecem ainda mais pertinentes hoje em dia. Harmony Korine, em Aggro Dr1ft, coloca o amor familiar no centro de uma violenta peça operática com traços shakespearianos e uma insolência formal que desafia qualquer tentativa de classificação.

No outro extremo, Pierre Creton e as suas elegias rurais. O seu trabalho como cineasta, agricultor e jardineiro resulta num universo cinematográfico extraordinariamente particular. Creton reconstrói o mundo à sua volta com um tom próximo, delicado, frontal e paciente, uma atitude cinematográfica, um estilo. Em Riscos, guiados por Creton, observamos o cinema como um campo onde se cruzam e pastam numerosas espécies. Um lugar onde podem crescer múltiplas formas de imaginar o mundo.

Cíntia Gil, Justin Jaeckle

EXÓRDIO - AUGUSTO M. SEABRA

No catálogo de 2007 do Doclisboa, o ano em que Augusto M. Seabra começou a construir os Riscos que hoje conhecemos, este é o primeiro filme que aparece nessa secção.

Projecção Única
20 Out / 15:30 / 40’
Culturgest - Auditório Emílio Rui Vilar
Entrada gratuita

Exórdio Augusto M. Seabra

Compilation, 12 instants d’amour non partagé

Frank Beauvais

Quando Frank Beauvais conheceu Arno, apaixonou-se logo por ele. Para voltar a vê-lo, convidou-o a participar no projecto que deu origem a este filme: todos…

REALIZADOR CONVIDADO - PIERRE CRETON

Pierre Creton é um dos mais singulares cineastas contemporâneos, tendo criado um universo cinematográfico que se alimenta do seu trabalho como realizador e agricultor. Reconstrói o mundo à sua volta através dos seus filmes com um tom próximo, delicado, frontal e paciente, uma atitude cinematográfica, um estilo. Este programa é complementado pelo retrato íntimo do cineasta em casa Moi Pierre Creton, cinéaste et Normand. de Dominique Auvray.

23 Out / 19:00 / 94’
Culturgest - Pequeno Auditório
26 Out / 19:00 / 94’
Culturgest - Pequeno Auditório

Go, Toto!

Va, Toto!
Pierre Creton

“Além de ser uma brincadeira com o nome da cidade de Vattetot, o Toto do título é também o javali adoptivo de Madeleine. O animal…

24 Out / 19:00 / 104’
Culturgest - Pequeno Auditório
27 Out / 19:15 / 104’
Culturgest - Pequeno Auditório

7 Walks with Mark Brown

7 promenades avec Mark Brown
Pierre Creton, Vincent Barré

Pierre Creton e Vincent Barré acompanham o paleobotânico Mark Brown, quem tem um projecto de vida louco: recriar uma floresta primitiva no seu próprio jardim…

SOME STRINGS

Cineastas e artistas de todo o mundo criaram Some Strings, um conjunto de gestos cinematográficos inéditos com raízes na Palestina, onde o poeta e professor Refaat Alareer e sete membros da família foram atingidos por ataques israelitas. No seu último poema, If I Must Die [Se tenho de morrer], publicado cinco semanas antes de ser assassinado, Alareer apela aos que deveriam viver para criar um papagaio de papel – um objecto de resistência de longa data – com pedaços de fio. Este é o legado que Some Strings herda. Lançado em Março de 2024, juntou, até ao momento, mais de 100 artistas e 6 horas de curtas-metragens.

Projecção Única
19 Out / 14:00 / 48’
Culturgest - Pequeno Auditório

Screenshot

Some Strings #1

Saif Fraadj, Alexia Roux, Saad Chakali, Jayce Salloum, Valérie Osouf, Idit Nathan, Nadir Bouhmouch, Soumeya Ait Ahmed, Phillipe Parreno, Claire Fontaine, Virgil Vernier, Yohei Yamakado, Fernanda Pessoa, Serge Garcia, Ismaïl Bahri, Pierre Creton

Cineastas e artistas de todo o mundo criaram Some Strings, um conjunto de gestos cinematográficos inéditos com raízes na Palestina, onde o poeta e professor…

Projecção Única
23 Out / 15:00 / 50’
Casa do Comum

Screenshot

Some Strings #2

Amie Barouh, Mohamed Bourouissa, Christophe Clavert, Sarah Beddington, Yosr Gasmi, Mauro Mazzocchi, Liame Haddad, Wendelien van Oldenborgh, Cathleen Schuster, Marcel Dickhage, Julie Corel, Valérie Massadian, Ismaïl Bahri, Youssef Chebbi, Marcel Mrejen, Valentin Noujaïm, Khaled Abdulwahed

Cineastas e artistas de todo o mundo criaram Some Strings, um conjunto de gestos cinematográficos inéditos com raízes na Palestina, onde o poeta e professor…

Projecção Única
24 Out / 15:00 / 57’
Casa do Comum

Screenshot

Some Strings #3

Nadia Ghanem, Khristine Gillard, Axelle Poisson, Kyoshi Shugita, Aude Fourel, Anne Penders, Idit Nathan, Pablo Sigg, Michael Andrianaly, Jerónimo Atehortúa Arteaga, Apichatpong Weerasethakul, Ignacio Agüero, Bani Khoshnoudi, Dora García

Cineastas e artistas de todo o mundo criaram Some Strings, um conjunto de gestos cinematográficos inéditos com raízes na Palestina, onde o poeta e professor…

Projecção Única
25 Out / 15:00 / 59’
Casa do Comum

Screenshot

Some Strings #4

Sepideh Farsi, Marius Atherton, Idit Nathan, Ellie Ga, Francis Alys, Marielle Chabal, Yannick Kergoat, Silvia Maglioni, Graeme Thomson, Muriel Modr, Taysir Batniji, Eva Giolo, Éric Baudelaire, Claire Atherton, Franssou Prenant, Ben Russell, Kiswendsida Parfait Kaboré, Mitra Farahani

Cineastas e artistas de todo o mundo criaram Some Strings, um conjunto de gestos cinematográficos inéditos com raízes na Palestina, onde o poeta e professor…

A IDEIA DE UMA CASA

Do tempo ao espaço, das condições materiais do presente às memórias que persistem, casa é aqui a construção de instâncias que articulam e dinamizam idiossincrasias e inquietações cinematográficas. Das intersecções entre a construção do comum e a possibilidade do espaço íntimo às visões – ternas, irónicas, luminosas – do tempo-espaço que compõe uma casa. A casa revelando uma opacidade que oferece imagens fugazes da natureza circunstancial das vidas que a podem habitar.

20 Out / 14:00 / 72’
Culturgest - Pequeno Auditório
25 Out / 10:30 / 72’
Culturgest - Pequeno Auditório

Mutirão: O Filme

Lincoln Péricles

Uma criança descobre os registros do movimento popular que construiu sua quebrada, o Povo em Ação. Através de seu olhar alegre, ela imagina o passado…

The Garden Cadences

Dane Komljen

Jone está pronta para voar. Dá por si a começar algo novo, mas antes de avançar, tem de haver uma conclusão. Jone faz parte do…

23 Out / 21:45 / 86’
Cinema Ideal
26 Out / 14:15 / 86’
Culturgest - Pequeno Auditório

Quando Aqui

André Novais Oliveira

Viajar no tempo sem sair do lugar.

Boolean Vivarium

Nicolas Bailleul

Num local remoto, Léo e Nicolas estão a criar Vivarium, um jogo de vídeo que estranhamente reflecte o contexto em que se esforçam por viver…

A POSSIBILIDADE DA LUZ

Perguntar pela possibilidade da imagem esbarra sempre contra a profunda e longa dívida do passado e sempre que um filme se começa a pensar há necessidade de renovação. A pergunta pelo começo é a mais banal e a mais difícil das atitudes. Neste programa, os começos, ou a possibilidade de uma luz que se projecta por entre a densidade do aqui e do agora, são tanto um problema do agora pessoal como da busca de uma imagem que se propõe, no mundo, como uma instância de possibilidade do outro – o cinema.

18 Out / 16:15 / 72’
Culturgest - Pequeno Auditório
21 Out / 19:45 / 72’
Cinema Ideal

Is it a knife because…

Sirah Foighel Brutmann, Eitan Efrat

Is it a knife because… é um filme feito em casa, nascido de processos cinematográficos e de parentalidade em colisão. O filme desafia cuidadosamente noções…

Study for Structure / Dialogues, Surnames

Micah Weber

Sinais de vida pensativos, a demolição de um hotel histórico e o zumbido de uma siderurgia próxima permeiam este filme-ensaio, que nos esmaga silenciosamente, sobre…

Conversations in Vermont

Robert Frank

Robert Frank analisa a sua relação com os filhos no seu primeiro filme abertamente autobiográfico. Visita-os numa escola rural do Vermont, onde os entrevista acerca…

OLHAR O PASSADO NOS OLHOS

O vento poderia ser um elemento de entrada neste programa. O vento do deserto de No Home Movie, de Chantal Akerman, devolvido, com desapontamento amoroso e urgência, à territorialidade, ao contemporâneo, à política das imagens. O vento que Albert Lamorisse invocou em Le vent des amoureux, inspeccionado a partir da distância de uma história de desapontamento. Quando cineastas lutam com as suas sombras, a história do cinema é-nos devolvida, oferecendo-se generosamente ao duelo com o presente.

Projecção Única
18 Out / 19:00 / 80’
Culturgest - Pequeno Auditório

A Donkey

Un Âne
Sirah Foighel Brutmann, Eitan Efrat

Os artistas, indo na peugada de Chantal Ackerman, decidem voltar a câmara para onde ela não o fez e pronunciar o nome deste deserto em…

Lovers’ Wind

Lovers' Wind
Parastoo Anoushahpour, Faraz Anoushahpour, Ryan Ferko

Em 1968, o monarca reinante de um Irão cada vez mais autocrático encarregou o cineasta francês Albert Lamorisse de produzir um documentário que sublinhasse a…

Postscript

Parastoo Anoushahpour, Faraz Anoushahpour, Ryan Ferko

Le vent des amoureux foi finalizado pela mulher e pelo filho de Lamorisse e lançado oficialmente oito anos após a morte do cineasta. O Ministério…

OPERAÇÕES SOBRE O VISÍVEL

A história das imagens pode ser contada pela história do fora de campo e do que, atomizado e remanescente, permanece fora – da política, da história, das imagens, da linguagem. Sohrabi e AlSalah criam cuidadosas operações de reconstrução do fora de campo, articulando o que tem regime de visibilidade e o que, sem permissão, irrompe e atravessa as imagens, interpelando a história e abrindo novas instâncias de ver – o fora de campo como problema de ética.

21 Out / 17:00 / 83’
Cinema São Jorge - Sala 3
27 Out / 11:00 / 83’
Cinema São Jorge - Sala 3

Scenes of Extraction

Sahnehaye Estekhraj
Sanaz Sohrabi

Constelação criada com as fotografias e filmes dos arquivos da British Petroleum, documentando a ampla rede colonial por trás do complexo energético britânico que se…

A Stone’s Throw

Aala Marma Hajar
Razan AlSalah

Amine, um ancião palestino, está duplamente exilado da terra e do trabalho. Encontra-se deslocado do local de nascimento, Haifa, e procura refúgio em Beirute e,…

SONHOS EM CIDADES PERDIDAS

Na matéria das imagens e na relação entre elas e uma paisagem mental, encontramos estados de espírito que reflectem um olhar do cineasta e a procura de uma compreensão, para lá do discursivo, do seu tempo na Terra. Phil Solomon encontrou no jogo Grand Theft Auto uma paisagem de solidão e a tradução poética de memórias afectivas, que precede e apresenta o gesto de Virgil Vernier – um Mónaco simultaneamente feérico e cruel, onde uma mulher perdida procura ainda um princípio onírico de relação com o real.

18 Out / 14:00 / 74’
Culturgest - Pequeno Auditório
19 Out / 16:30 / 74’
Culturgest - Pequeno Auditório

Still Raining, Still Dreaming – In Memoriam (Mark LaPore)

Still Raining, Still Dreaming - In Memoriam (Mark LaPore)
Phil Solomon

“Mark Lapore sempre declarou o seu sonho de refazer o grande filme ensaio etnográfico de Basil Wright, The Song of Ceylon. Still Raining, Still Dreaming,…

Rehearsals for Retirement – In Memoriam (Mark LaPore)

Rehearsals for Retirement - In Memoriam (Mark LaPore)
Phil Solomon

“Uma vida humana precocemente silenciada, jorrando num esquecimento oceânico à procura das profundezas do céu. Escuridão na orla da cidade, luz ao fundo do túnel,…

Imperial Princess

Virgil Vernier

Iulia vive sozinha no Mónaco desde que o pai regressou à Rússia, devido a sanções contra o seu país. Já não vai à escola. Sente-se…

DOMINIQUE AUVRAY: RETRATOS DOS REALIZADORES QUE AMO

O trabalho do cinema tece, ao longo do tempo, um pensamento que coloca em movimento e complexifica os filmes a partir do seu fazer. Dominique Auvray, montadora de filmes de autores como Marguerite Duras, Philippe Garrel, Pedro Costa, Claire Denis e Wim Wenders, escreveu sobre os seus começos no cinema: “O cinema aconteceu quando eu tinha 15 anos. Havia um rapaz em La Rochelle que eu amava muito e que só amava o cinema. Portanto eu gostava de cinema. Aqui.” Marguerite, Pierre, lugares de cinema.

Projecção Única
25 Out / 16:30 / 120’
Culturgest - Pequeno Auditório

I Am Pierre Creton, Normand and Filmmaker

Moi Pierre Creton, cinéaste et Normand
Dominique Auvray

Pierre Creton faz filmes. Mas também cuida do jardim e faz mel… Como o próprio diz, passou de camponês-cineasta para jardineiro-cineasta. Na sua casa em…

Duras and the Cinema

Duras et le Cinéma
Dominique Auvray

“O meu exemplar de L’Amant de la Chine du Nord, um livro de Marguerite Duras publicado em 1992, tem a seguinte dedicatória: ‘Para a Dominique…

IMAGENS DISSIDENTES

A possibilidade da subversão e dissidência implica a reconsideração do cinematográfico e a construção de formas de articulação entre o sensível, o político e a possibilidade de arranjos alternativos do mundo. Longe de formas de ideologia simplista, este é um trabalho de elevado rigor estético e pensamento sobre o cinema como matéria de transformação do comum. Neste programa, o passado é trazido como repto à reconsideração das imagens do presente e das formas de luta que elas podem trazer consigo.

Projecção Única
18 Out / 11:00 / 92’
Cinema São Jorge - Sala 3

The Revolution Will Not Be Air-conditioned 

Bo Wang

As memórias mais sensacionalistas da crise global na última fase pré-COVID são imagens de confrontos entre manifestantes e Polícia em Hong Kong, curiosamente muitas vezes…

Accelerated Under-Development: In the Idiom of Santiago Alvarez

Travis Wilkerson

Travis Wilkerson constrói uma homenagem documental ao cineasta revolucionário cubano Santiago Álvarez Román (1919–1998), lenda do cinema militante. Após perder as filmagens de uma entrevista…

NA CIDADE, A MEMÓRIA

Garcia e Shpuntoff são autores de obras de certa forma insolentes na sua inscrição no terreno do cinema. Em ambas, intuímos um interesse desmedido pelas coisas do mundo e uma confiança radical na precisão que o cinema oferece à linguagem. Nestes dois filmes, há uma distância e uma indissociabilidade entre paisagens urbanas e memórias pessoais, entre os laços afectivos que compõem identidades e os fragmentos de sentido que se sobrepõem, articulam e desenham as multiplicidades que são o fundo inevitável de uma vida.

Projecção Única
20 Out / 16:00 / 87’
Cinema São Jorge - Sala 3

The Red Vanity Case

El neceser rojo
Serge Garcia

Um retrato intergeracional intimista de ser educado por uma mãe solteira pouco convencional, tendo como pano de fundo um quadro composto por planos da Cidade…

Everything That Is Forgotten in an Instant

Todo lo que se olvida en un instante
Richard Shpuntoff

Um ensaio sobre a construção de identidade, da identidade americana em particular. Entrelaçando imagens em 16mm a preto e branco filmadas por Shpuntoff ao longo…

Riscos

17 Out / 21:45 / 121’
Culturgest - Pequeno Auditório
18 Out / 21:45 / 121’
Cinema Ideal

Retrato de Mondongo

Mariano Llinás

A tentativa de Llinás de retratar o colectivo artístico argentino Mondongo acaba por ser uma tragédia de amizade perdida (e, com isso, um filme perdido)…

18 Out / 21:45 / 116’
Culturgest - Pequeno Auditório
27 Out / 14:00 / 116’
Cinema São Jorge - Sala 3

If I Fall, Don’t Pick Me Up

Declan Clarke

O encenador alemão Walter D. Asmus trabalhou de perto com Samuel Beckett nos últimos 15 anos de vida do autor irlandês, culminando, em 1988, na…

19 Out / 10:30 / 74’
Culturgest - Pequeno Auditório
22 Out / 16:30 / 74’
Culturgest - Pequeno Auditório

Do You Want to See Part Two?

cricri sora ren

E se a Rússia de Putin em 2022 nunca tivesse existido? Eis o pressuposto desta distopia histórica/histérica impulsionada pelo nosso inconsciente político. Depois de expor…

19 Out / 19:00 / 71’
Culturgest - Auditório Emílio Rui Vilar
25 Out / 22:00 / 71’
Culturgest - Pequeno Auditório

Eight Postcards From Utopia

Opt ilustrate din lumea ideală
Radu Jude, Christian Ferencz-Flatz

Montagem de material retirado exclusivamente de anúncios publicitários pós-socialistas romenos. Inspirando-se nos escombros do longo período de transição da Roménia, o filme fala sobre amor…

Projecção Única
19 Out / 19:15 / 72’
Culturgest - Pequeno Auditório

Invention

Courtney Stephens

Em colaboração, o realizador Courtney Stephens e a actriz/cineasta Callie Hernandez ficcionam o rescaldo da morte do pai de Hernandez, usando um arquivo real de…

19 Out / 21:30 / 86’
Culturgest - Auditório Emílio Rui Vilar
20 Out / 19:45 / 86’
Cinema Ideal

TWST – Things We Said Today

Andrei Ujică

O ponto de partida de TWST é a chegada dos Beatles a Nova Iorque para o concerto de Agosto de 1965 no estádio Shea. O…

21 Out / 10:30 / 90’
Culturgest - Pequeno Auditório
24 Out / 16:15 / 90’
Culturgest - Pequeno Auditório

To Our Friends

A nuestros amigos
Adrián Orr

Sara e Pedro, jovens adultos de um subúrbio operário de Madrid, adoram armar confusão juntos. Mas, quando começa a estudar teatro, Sara faz amigos novos…

21 Out / 16:00 / 103’
Culturgest - Pequeno Auditório
24 Out / 11:00 / 103’
Cinema São Jorge - Sala 3

Small Hours of the Night

Daniel Hui

Singapura, final dos anos 1960. O país recém-independente ainda se debate com a sua identidade. Uma mulher está presa num quarto escuro, a ser interrogada…

Projecção Única
22 Out / 19:45 / 212’
Cinema São Jorge - Sala 3

Demmin Cantos

Demminer Gesänge
Hans-Jürgen Syberberg

O filme mais recente de Hans-Jürgen Syberberg – o primeiro desde 1995 – debruça-se em palavras e imagens sobre Demmin, uma cidade perto da aldeia…

24 Out / 21:45 / 90’
Cinema São Jorge - Sala M. Oliveira
Cancelado
25 Out / 19:45 / 90’
Culturgest - Pequeno Auditório

The Human Hibernation

Anna Cornudella Castro

Irmão e irmã estão a hibernar. Apenas a irmã acorda. Um exercício intelectual, metade ficção científica, metade meditação, com imagens abrasadoras. Um filme sobre a…

Projecção Única
27 Out / 21:30 / 80’
Culturgest - Auditório Emílio Rui Vilar

Aggro Dr1ft

Harmony Korine

No território decadente do submundo do crime de Miami, um assassino a soldo experiente (Jordi Mollá) lança-se numa perseguição implacável ao seu próximo alvo. O…