Oficina de Crítica e Investigação – RAW: Residências Arché→Work

Projectos Seleccionados

Arqueologia experimental do cinema de invenção brasileiro: poéticas secretas nos arquivos de Andrea Tonacci, Júlio Bressane e Jorge Bodanzky

de Gabriel Linhares Falcão

Três projectos recentes visam abrir o baú dos acervos de três grandes cineastas inventivos brasileiros: Tonacci, Bressane e Bodanzky. Questionaremos o contacto destes cineastas com o cinema experimental ao longo das suas carreiras.

Brasil

Queer and Disobedient Archives: Sexual Dissidences in Latin American Aesthetic Languages

de Agus Wetzel

Este projecto produzirá ensaios críticos e leituras performativas em torno dos vestígios que indivíduos e comunidades queer deixaram dentro e fora da esfera cinematográfica na América Latina.

Argentina

What Resists, What Remains: Shamanic Cinema and Event in Contemporary Latin American Non-Fiction Cinema

de Carolina Rivas Salgado

O objectivo é explorar aquilo que levou à criação de um conjunto de filmes “xamânicos” contemporâneos na América Latina e ponderar se nos permitem pensar o cinema de uma maneira diferente, não com base no que “mostram”, mas no que “abrem”.

Chile

Tutor

Pablo Marín

Crítico, programador, professor, cineasta

Pablo Marín é escritor, professor e cineasta. Como investigador independente e curador, apresentou programas sobre cinema argentino na América do Norte e na Europa, e atualmente é curador da série Confesionario na Cineteca Madrid. Traduziu livros de Jonas Mekas, Stan Brakhage e John Waters, entre outros, e o seu volume sobre cinema experimental argentino «Una luz revelada. El cine experimental argentino» foi publicado em 2022.

Subscreve a nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades do festival, junte-se à nossa newsletter.

Feito! Enviamos-lhe um e-mail.
Uh-oh! Alguma coisa não funcionou. Tente novamente.