Oficinas de Desenvolvimento de Projecto – Arché

Projectos Seleccionados

Diary of My Revolution

de Edgardo Dieleke

Em 1973, o escritor Ricardo Piglia visitou a China e manteve um diário durante mais de um mês com as impressões de uma viagem que inesperadamente se tornaria numa forma de ler o futuro. Guiado por esse olhar, Diary of My Revolution descobre a China de hoje.

Produção: Gema Juarez Allen & Edgardo Dieleke (Gema Films, Argentina)

Eis o Homem

de Mário Veloso

No coração do Minho, durante a Semana Santa de Braga, Chico cruza o olhar com um santo despido. Quando a pedra ganha vida, o desejo infiltra-se no ritual. Entre fé e carne, o tempo suspende-se num encontro que atravessa a noite da procissão.

Produção: Romina Orsini & Daniel Soares, (Kid with a Bike, Portugal), Juan Pablo Labonia (Rabia, Argentina)

Fire Drill

de Oscar X. Illingworth

O mercenário El Tuerto chega a Guayaquil para piratear o sistema de vigilância e seguir o rasto dos incêndios na cidade. No entanto, o fogo atrai-o para uma investigação particular, na qual pirómanos e jaguares imaginários revelam a verdadeira história da cidade.

Produção: Gabriela Muñoz (Gossen Films & Docmas, Equador / Ecuador)

Languid Gothic

de Lorena Alvarado

Ena chega a Barcelona com uma bolsa de estudo para investigar um escritor venezuelano que usava centenas de pseudónimos. Incapaz de se concentrar na biblioteca, começa a vaguear pela cidade e conhece uma mulher que pode estar relacionada com o escritor.

Produção: José Ostos (La Mala Films, Espanha / Spain)

Lu nu bokk

de Lucía Andújar

O alfaiate Samba, o pescador Cheikh, o cozinheiro Gora, o artista Souleymane e o agricultor Thierno chegaram ao centro de Lisboa vindos do Senegal. Nas relações que criam e nas acções colectivas, revelam novos caminhos de pertença no Portugal contemporâneo.

Produção: Isabel Machado (C.R.I.M., Portugal)

Marandúa. Only one land

de María Roja Arias

Uma utopia urbana na região do Amazonas e do Orinoco transforma-se numa base militar, apagando a terra sob plantações coloniais em vez da cidade do futuro que nunca foi.

Produção: Andrés Jurado (La Vulcanizadora, Colômbia / Colombia)

The Swift Ones

de Paola Buontempo

The Swift Ones gira em torno do cavalo crioulo, mapeando a sua linhagem através da Argentina, do presente ao passado e do nascimento à morte. Um corpo incontrolável extravasa o enquadramento.

Produção: Paola Buontempo (Murillo Cine, Argentina)

That Soul Stealing Device

de Giuliano Franco Ochipinti

Uma primeira tentativa de filmar a partir dos diários e das fotografias inéditas de Guido Boggiani fracassa com a perda do material. Anos depois, o projecto ressurge como um acto que expõe as fissuras do cinema, do poder e da herança colonial do olhar.

Produção: Juanjo Pereira (Paraguai / Paraguay)

Tupa não teme

de Miguel Seabra Lopes

Retrato de Adérito Lopes (vulgo Tupa), revolucionário português que lutou contra o fascismo, o racismo e a opressão em mais de dez países. O filme une memória pessoal, história e utopia para falar de resistência política e solidariedade em tempos sombrios.

Produção: Joana Ferreira (Sopro Filmes, Portugal, Brasil / Portugal, Brazil)

Tutoradas por

Andrés Duque

Cineasta

O seu filme de estreia, Ivan Z, retrata o cineasta cult Iván Zulueta. Desde então, criou obras autorreferenciais e retratos íntimos, como o do compositor Oleg Karavaichuk. Os seus filmes premiados foram exibidos em grandes festivais e instituições, como MNCARS, MACBA, MUMOK e Hermitage. Há mais de 20 anos, ele também leciona cinema de vanguarda na UAB, UPF, ESCAC, Aalto e EICTV.

Beli Martínez

Produtora

Beli Martínez (A Guarda, 1980) é doutora em Comunicação Audiovisual pela Universidade de Vigo.É produtora na Filmika Galaika, uma empresa galega especializada em cinema de autor, que produziu os últimos trabalhos de Maureen Fazendeiro (As Estações), Lois Patiño (Ariel) e Eloy Enciso (Noite Sem Fim). Os seus filmes foram reconhecidos por júris em festivais como Veneza, Locarno e Donosti, entre outros.

João Nicolau

Realizador

Trabalha como realizador e montador e, às vezes, como músico e actor. Realizou as longas metragens “Technoboss” (2019), “John From” (2015) e “A Espada e a Rosa” (2010) para além de curta-metragens, documentários e videoclips. Encontra-se a terminar os filmes “A Providência e a Guitarra” (longa metragem, 2026) e “John In Christ” (documentário, 2025). É parte integrante dos colectivos musicais The Secret Museum of Mankind e Silence Is A Boy.

Subscreve a nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades do festival, junte-se à nossa newsletter.

Feito! Enviamos-lhe um e-mail.
Uh-oh! Alguma coisa não funcionou. Tente novamente.