Benelux – Países Convidados

Em parceria com o Film Fund Luxembourg, a Flanders Image, a SEE NL (colaboração entre o EYE Film Institute e o Film Fund Netherlands) e a Wallonie Bruxelles Images, o Nebulae — Espaço de Indústria do Doclisboa — dá as boas-vindas aos países do Benelux: Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. O Festival apresenta um programa de encontros de co-produção, actividades de networking e uma sessão de apresentação de projectos em desenvolvimento e work-in-progress destinada a profissionais convidados. Participam este ano onze filmes, seleccionados pela equipa do Festival, através de convocatória aberta.

Além disso, os produtores do Benelux integram o Jumpgate — programa do Nebulae que reúne cerca de vinte produtores europeus para partilha de experiências e reflexão sobre práticas de trabalho, promovendo colaborações. O grupo contará também com produtores franceses e portugueses.

A colaboração com os países do Benelux inclui ainda duas mesas-redondas: “Reenquadrar: preservação e experimentação com imagens de arquivo”, que propõe reflectir sobre o arquivo cinematográfico como território de criação e ressignificação, cruzando práticas de instituições de preservação e de artistas, e explorando formas de reinscrição crítica das imagens na contemporaneidade; e “Desafios de co-produção de cinema: assimetrias entre países”, que apresenta casos de co-produção entre Portugal e os países do Benelux, bem como outras experiências entre contextos díspares, discutindo modelos de financiamento, desequilíbrios económicos e oportunidades de colaboração.

 

Projectos Seleccionados

Baseball Island

Lyangelo Vasquez

Uma equipa da pequena ilha de Curaçao tenta dar continuidade ao improvável legado de beisebol do seu país. Conseguirá a comunidade de crianças, treinadores e apoiantes cumprir as expectativas e colocar a Liga Pabou de novo sob os holofotes nesta temporada?

Produção: Sander Verdonk, Thomas den Drijver (New Amsterdam Film Company, Países Baixos / The Netherlands)

The Clearing

de Sabine Groenewegen

Durante o “surto da borracha” colonial em Sumatra, a exploração sexual das trabalhadoras era um segredo de polichinelo que foi abafado até hoje. Este ensaio de reconhecimento e resistência sintetiza imagens encontradas e novas com fabulação sonora, narrativa e visual.

Produção: Manon Bovenkerk (near/by film, Países Baixos / The Netherlands)

Ekspertiza

de Lennart Stuyck / Ralph Collier

Documentário de suspense que revela o mundo oculto da falsificação de arte, da geopolítica e das verdades difusas, o filme questiona a autenticidade, o poder e a memória cultural, mostrando como a arte e a verdade permanecem vulneráveis à manipulação.

Produção: Bram Conjaerts (Diplodokus, Bélgica / Belgium)

Janyl

de Charlotte de Gottal

Janyl cria quatro filhas nas montanhas remotas do Quirguistão numa existência que nunca escolheu. Novamente grávida, divide-se entre a tradição e a dura vida rural, por um lado, e a vontade de proporcionar às filhas um futuro diferente, por outro.

Produção: Laurence Buelens (Rayuela Productions, Bélgica / Belgium)

Lost and Found

de Fabrizio Maltese

Com os ataques aos direitos LGBTQ+ a ressurgirem, uma colaboração coreográfica ousada une gerações para recuperar as primeiras respostas artísticas à SIDA, reivindicando o corpo como local de memória, resistência e imaginação radical para guiar as lutas de hoje.

Produção: Fabrizio Maltese, Lukas Berg (Joli Rideau Media, Luxemburgo)

A Man’s Word

de Marie McCourt

“Na procura de compreender a sexualidade, falei com homens da minha geração. Ouvi as suas reflexões sobre prazer, os seus corpos e limites para entender a ligação entre sexo e violência e como esta pode se enraizar sem nos apercebermos.” Marie McCourt

Produção: Annabella Nezri (Kwassa Films, Bélgica / Belgium)

Mar Menor

de Petr Lom

O Mar Menor, o primeiro ecossistema da Europa com personalidade jurídica, enfrenta uma batalha difícil: parar os poluidores e mudar comportamentos. O filme acompanha a batalha jurídica para proteger a lagoa e analisa o conceito de Direitos da Natureza na prática.

Produção: Corinne van Egeraat (ZIN Documentaire, Países Baixos / The Netherlands)

The Serpent’s Egg

de Andrés Lübbert

The Serpent’s Egg é um documentário pessoal e histórico que revela as ligações ocultas entre o nazismo, a ditadura chilena e a identidade familiar do realizador por meio de imagens de arquivo, entrevistas e recriações cinematográficas.

Produção: Maarten D’Hollander and Tim Martens (Krater Films, Bélgica / Belgium)

The Sound of the Future

de Bart Van Peel

A busca pela alma da música electrónica de dança e pelo seu criador “perdido” lança luz sobre o futuro da música, a experiência colectiva por oposição à individual e a mudança da noção de autoria devido aos avanços da inteligência artificial.

Produção: Bram Crols, Nina Payrhuber (Associate Directors, Bélgica / Belgium)

White Veins

de Maxime Coton

Crescer numa região mineira moldou a minha perspectiva sobre sobre as cicatrizes industriais. Com a Europa a voltar-se para a energia verde, surgiram três projectos de mineração de lítio. O filme questiona o verdadeiro custo de um pretenso futuro sustentável.

Produção: Maxime Coton (RUBIS productions, Bélgica / Belgium)

Who Cares

de Ina Ivanceanu

Guiado pela voz pessoal da cineasta e pelos pensamentos de Silvia Federici, Who Cares vai ao encontro de cuidadores de todos os tipos que procuram encarar e prestar trabalho assistencial de maneiras novas e promissoras.

Produção: Alexander Dumreicher-Ivanceanu (Amour Fou, Áustria / Austria), Bady Minck (Amour Fou, Luxemburgo / Luxembourg), Elena Repka & Martin Repka (Sen Film, Eslováquia / Slovakia)

Subscreve a nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades do festival, junte-se à nossa newsletter.

Feito! Enviamos-lhe um e-mail.
Uh-oh! Alguma coisa não funcionou. Tente novamente.