Seminário de Realização

Nesta edição do Seminário de Realização do Doclisboa, o UnionDocs Center for Documentary Art (UNDO) regressa como parceiro, co-desenhando um programa de cinco dias que oferece aos participantes uma oportunidade única de mergulhar numa colecção dinâmica de filmes e participar em discussões estruturadas e instigantes, inspiradas por essas obras.

Os participantes assistirão a sessões do festival juntamente com o público e, depois, terão encontros exclusivos com os realizadores. Cada dia do seminário será conduzido por um dos realizadores convidados, em conjunto com Christopher Allen e Jenny Miller do UNDO. Estes encontros proporcionarão uma visão directa sobre as práticas artísticas de quatro cineastas de cinema documental, cada um reconhecido por uma obra distinta e por ousadas experiências formais.

O Seminário de Realização é um espaço para imersão, reflexão e troca. Os participantes trabalharão em pequenos grupos e em discussões colectivas, partilhando ideias, experiências e perspectivas. Ao longo do seminário, formar-se-á uma comunidade temporária e vibrante — unida pela curiosidade e pelo compromisso de questionar e expandir a forma como pensamos cinema.

O seminário será conduzido em inglês e orientado por Christopher Allen e Jenny Miller, do UNDO.

Moderadores e cineastas participantes

Jenny Miller

Co-directora artística da UNDO, a que se juntou, em 2016, depois de aprender com vários espaços artísticos e organizações sem fins lucrativos. Produziu mais de 600 projecções, oficinas e programas públicos, apoiando laboratórios de desenvolvimento de artistas, publicações, uma plataforma on-line e a Bolsa UNDO. Foi professora convidada na Universidade de Columbia e no Bard College e participou em júris. Bacharelato em estudos cinematográficos e inglês.

Christopher Allen

Fundador do UnionDocs Center for Documentary Art, que produz eventos, oficinas, projectos de documentário, estúdios colaborativos, laboratórios de Verão para projectos de longas-metragens em pré-produção, a Bolsa UNDO, publicações e uma plataforma on-line para membros. Os projectos a que deu início, incluindo Living Los Sures, Documenting Mythologies, Capitol of Punk e Yellow Arrow, uniram centenas de artistas, documentaristas e comunidades.

Kevin B Lee

Cineasta e professor, produziu mais de 360 videoensaios sobre cinema e media. O seu trabalho foi exibido no MoMA, IFFR e em plataformas como The New York Times e Mubi. Transformers: The Premake, premiado internacionalmente, introduziu o formato “documentário de ecrã”. Em 2016, o Filmmuseum austríaco apresentou uma retrospetiva dos seus videoensaios. Em 2017, foi Artista Residente no Harun Farocki Institut e é atualmente Professor do Festival de Locarno na USI.

Ross Mcelwee

Cineasta documental americano conhecido por combinar autobiografia, observação cultural e humor. O seu filme de destaque, Sherman’s March, venceu o Grande Prémio do Júri em Sundance, em 1986. Os seus documentários estrearam em festivais como Berlim, Cannes e Veneza (três vezes). Recebeu distinções como a Bolsa Guggenheim e o Prémio Pennebaker. Em 2005, o MoMA apresentou uma retrospetiva integral da sua obra, posteriormente exibida em várias cidades do mundo.

Trương Minh Quý

Nascido em Buon Ma Thuot, no Vietname, o seu trabalho inspira-se nas paisagens, na história do país e nas memórias de infância, fundindo documentário e ficção. Licenciado pelo Le Fresnoy (2021), os seus filmes foram selecionados por festivais como Cannes, Berlinale, Locarno, Nova Iorque, Clermont-Ferrand, IFFR, Busan e Les Rencontres Internationales Paris/Berlin. Venceu o principal prémio de Arte na VideoBrasil (2017). O seu mais recente filme, Việt and Nam (2024), foi selecionado para a secção Un Certain Regard em Cannes.

Isabel Pagliai

Nascida em 1988, vive e trabalha em Paris, onde estudou literatura, história da arte e cinema, tanto na universidade como no Le Fresnoy. O seu trabalho cinematográfico combina uma abordagem ficcional com uma estética de filmagem documental. Os seus filmes foram exibidos em festivais internacionais como New Directors/New Films, Cinéma du Réel, International Film Festival Rotterdam e Viennale, que lhe dedicou a primeira monografia em 2020.

Subscreve a nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades do festival, junte-se à nossa newsletter.

Feito! Enviamos-lhe um e-mail.
Uh-oh! Alguma coisa não funcionou. Tente novamente.