França - País Convidado

O Nebulae dá as boas-vindas à França, país convidado da edição 2022. Com a colaboração da Unifrance, o Festival apresenta um programa de encontros, actividades de networking e uma sessão de pitching para projectos nacionais em desenvolvimento. Participam, este ano, cinco projectos oriundos da França aos quais se juntam três projectos que irão representar os países convidados nas três edições anteriores do Nebulae: Alemanha, Geórgia e Croácia.

Dossier de projectos disponível AQUI

Regulamento

Em colaboração com:

Festivais parceiros:

Projectos em Desenvolvimento

Bamboo Flower / Fleur de bambou

de Kiyé Simon Luang

Produção: Thomas Ordonneau - Shellac Sud (França) / Duração estimada: 90’

Beyond Landscape

de Étienne de France

Produção: Aymeric Isnard - Futur Antérieur (França) / Duração estimada: 70’

Borderline / État limite

de Nicolas Peduzzi

Produção: Carine Ruszniewski - GoGoGo Films (França) / Duração estimada: 90’

“Lettre à Eric Pauwels” ou a florista e o cônsul

de Clara Jost

Produção: Clara Jost (Bélgica), Anze Persin - Stenar Projects (Portugal), Carole Chassaing - (Tamara Films, França) / Duração estimada: 40’

Under the Volcano / Au-Dessous du Volcan

de Sara Rastegar, Simone Pozzi

Produção: Jasmina Sijercic - Bocalupo Films (França), Giovanni Donfrancesco - Altara Films (Itália) / Duração estimada: 75’

Ever Since I Knew Myself / Rats Tavi Makhsovs

de Maka Gogaladze

Produção: Maka Gogaladze - Formo (Geórgia), Lilian Tietjen - Jyoti Film (Alemanha) / Duração estimada: 80’

I Don’t Want to Be Just a Memory

de Sarnt Utamachote

Produção: Klaus Salminen - Nordic Media House (Alemanha) / Duração estimada: 20’-30’

So Far, Kandahar / Daleko Je Jandahar

de Anita Čeko

Produção: Oliver Sertić - Restart (Croácia) / Duração estimada: 80’

Sessão de Pitching

Sessão colectiva, na qual os participantes dão a conhecer os seus projectos em breves apresentações de até 10 minutos.

12 OUT (qua) / 15.00 às 16.30
São Jorge – Sala 2

Sessão conduzida em inglês, sem tradução.
Só para acreditados.

Reuniões individuais

Os profissionais acreditados terão acesso às informações de todos os projectos e seu estado de desenvolvimento e poderão solicitar reuniões individuais.

13 OUT / 14.30 às 18.30
Culturgest – Jardim

 

Prémios

Só são elegíveis projectos de produção ou co-produção francesa.

 

Prémio DAE de Estímulo ao Talento
Inscrição gratuita de um ano para o(s) realizador(es) e o(s) produtor(es) e uma sessão de aconselhamento feita à medida com consultores seniores da DAE.

Sobre:
A Documentary Association of Europe é uma rede e uma organização recém-formada para profissionais a trabalhar no sector de cinema de não-ficção independente que trabalha para cumprir três funções nucleares: constituir uma rede crescente de profissionais que partilham informação e colaboram numa base regular; produzir e recolher a informação mais actualizada e ofertas especiais para os seus membros; e exercer pressão e defender as melhores condições de educação, financiamento e distribuição de documentários.

Prémio Pitch the Doc
Prémio para um dos projectos selecionados do País Convidado
Consultoria especializada (no valor de 500€, válida durante 6 meses após o anúncio)

Sobre:
Pitch the Doc é uma plataforma digital para projectos em desenvolvimento. Promove a visibilidade internacional de projectos documentais em qualquer fase de produção e oriundos de qualquer país. A plataforma oferece funcionalidades de apresentação com base em padrões internacionais. Para além de um conjunto de ferramentas úteis para profissionais da indústria, permite manter as informações relativas à produção do filme actualizadas e disponíveis a decisores internacionais. É uma ferramenta útil para criar contactos novos e manter relações estabelecidas durante apresentações ou reuniões de co-produção e mercados.

Prémio Dafilms.com
5000€ em serviços para uma primeira ou segunda obra seleccionada por um representante da Dafilms.

O prémio inclui:
Lançamento em Dafilms (incluindo Américas, Europa e Ásia) durante dois anos.
Bloqueio geográfico sempre que necessário e desejado pelo realizador (tipicamente no fim do seu percurso pelos festivais).
Possível comercialização para uma futura distribuição on-line num ambiente complexo e de cinemas alternativos em constante mudança. Comercializado como “Um lançamento Dafilms” aquando da distribuição na plataforma.
Actividades abrangentes de promoção e comercialização (perfis do filme, textos, comunicados de imprensa, boletins informativos, redes sociais). Possibilidade de conversa com o realizador on-line em Dafilms Live aquando do lançamento.

Sobre:
A plataforma de vídeo a pedido Dafilms.com é o principal projecto da rede de festivais Doc Alliance composta por sete dos principais festivais de cinema documental europeus (CPH:DOX, DOK Leipzig, FIDMarseille, Ji.hlava, Millenium Docs Against Gravity, Visions du Réel e Doclisboa). Disponibiliza mais de 3500 documentários, acessíveis em todo o mundo, e apresenta programas regulares, de retrospectivas de cineasta de nomeada a novos formatos em estreia. Há versões para a Europa, as Américas e a Ásia e versões locais na República Checa, Eslováquia e Polónia.

*Só são elegíveis projectos de produção ou co-produção francesa.