Heart Beat

O traço do pintor João Ayres e os gestos guiados por Pina Bausch. O activismo de Jane Fonda, Lily Tomlin e Dolly Parton. O jazz, o funk, o folclore argentino, o heavy metal e a música de intervenção alemã. A luta na voz de Fado Bicha ou dos artistas brasileiros em Quem tem Medo?. As memórias que habitam o Chelsea Hotel. Os 40 anos dos Mata-Ratos e o trabalho de Margot Dias. Questionamos o poder com as Três Marias e entramos nos sonhos de Rui Reininho. Passamos para outro mundo com Lynch, Godard e Vladimir Léon. Focamos a obra do pioneiro jamaicano Perry Henzell e a amizade entre Mathieu Amalric e John Zorn.

FOCO PERRY HENZELL

Perry Henzell, realizador, escritor e activista político, produziu e distribuiu de maneira completamente independente os dois únicos filmes da sua carreira. Obras emblemáticas que marcaram o cinema caribenho e mostraram ao mundo a cultura rastafári e os sons do reggae. O Doclisboa exibe cópias novas de The Harder They Come e No Place Like Home.

10 Out — 18:30 / 102’
Cinema Ideal

The Harder They Come

Perry Henzell
A primeira longa-metragem jamaicana flui entre neo-realismo e blaxploitation. Um músico rural viaja até Kingston à procura de fama e fortuna. Perante produtores discográficos desonestos e polícias corruptos, acaba por ganhar notoriedade como assassino.
07 Out — 18:30 / 89’
Cinema Ideal

No Place Like Home

Perry Henzell
O filme foi rodado em 1973, mas o negativo só foi redescoberto e concluído em 2006. Um road movie sinuoso que conta a história de uma produtora nova-iorquina que vai à Jamaica para filmar um anúncio a um champô. Estreia de Grace Jones no grande ecrã.

ZORN POR AMALRIC

Há 12 anos, o actor e realizador Mathieu Amalric conheceu o saxofonista e compositor John Zorn. Uma amizade entre os dois brotou nesse primeiro encontro e, desde aí, Amalric filma Zorn. Juntos criam uma declaração de amizade sem fim, aqui apresentada em três gestos cinematográficos, cada um acompanhando um determinado período de tempo. Três momentos de música em formação, uma constelação de energias, um universo sonoro em constante expansão.

13 Out — 19:00 / 114’
Culturgest Pequeno Auditório

Amalric filma Zorn há 12 anos. Estes são os dois primeiros momentos desta série, filmados ente 2010 e 2018. Acompanhamos Zorn a trabalhar, a viajar e a ouvir e a tocar música com toda a atenção. Como Amalric disse uma vez, “Todas a variações, as facetas, a riqueza, a energia, a espiritualidade, o ânimo e as emoções da música”.

Zorn I (2010-2017)

Mathieu Amalric
O actor e realizador Mathieu Amalric conheceu John Zorn em 2009, quando foi narrador na estreia francesa de Shir Hashirim [Cântico dos Cânticos] no Grande Halle de La Villette, em Paris. Quando uma estação de televisão lhe encomendou um retrato, começou a filmar o seu novo amigo em Nova Iorque.

Zorn II (2016-2018)

Mathieu Amalric
Em Zorn II, o pensamento profundo e a filosofia de vida de John Zorn escrevem-se no ecrã enquanto acompanhamos o seu movimento, a sua música e ele a trabalhar, ouvindo e tocando música com toda a atenção. Como Amalric disse uma vez numa entrevista, “Todas a variações, as facetas, a [...]
14 Out — 19:00 / 78’
Culturgest Pequeno Auditório

Zorn III (2018-2022)

Mathieu Amalric
O terceiro momento desta amizade regista o encontro entre a soprano Barbara Hannigan e John Zorn durante os preparativos para a apresentação de Jumalattaret. Os ensaios decorrem em Lisboa, nos estúdios da Gulbenkian, com o pianista Stephen Gosling.

CINEKOMIX!!!

Ao longo de três décadas, Edgar Pêra entrevistou alguns dos mais importantes autores mundiais de banda desenhada. A partir desse material, o cineasta criou uma série de 13 episódios, cada um deles dedicado a um artista, que estrearão no canal de televisão independente português Canal 180. O Doclisboa apresenta três desses encontros numa sessão que cruza a forma como o cinema e a banda desenhada trabalham a relação entre imagens em sequência.

16 Out — 19:45 / 60’
Cinema São Jorge Sala 3

CINEKOMIX!!!

Três encontros com artistas muito diferentes entre si, mas que têm em comum a forma como marcaram a maneira de fazer e ler banda desenhada. Neil Gaiman combina terror, fantasia e comentários políticos sobre o mundo. José Carlos Fernandes é um dos mais originais autores portugueses, criador da série A Pior Banda do Mundo. Tommi Musturi é um artista camaleónico, utilizando os mais diferentes estilos de ilustração sem nunca perder a sua identidade autoral.

CINEKOMIX!!! José Carlos Fernandes

Edgar Pêra
José Carlos Fernandes é um dos mais originais autores de BD portuguesa. Publicou mais de 30 livros, com destaque para a premiada série A Pior Banda do Mundo. Alguns destes livros estão traduzidos em várias línguas e as suas obras têm sido expostas em festivais de BD internacionais.   O [...]

CINEKOMIX!!! Neil Gaiman

Edgar Pêra
Edgar Pêra entrevista o escritor e argumentista de banda desenhada Neil Gaiman no BD Fórum Lisboa, em 2003. Uma conversa em torno do trabalho de Gaiman, que combina elementos de terror com fantasia e comentários políticos sobre o mundo contemporâneo numa mistura de géneros narrativos. A sua série de livros [...]

CINEKOMIX!!! Tommi Musturi

Edgar Pêra
Tommi Musturi é um dos mais complexos autores de banda desenhada actuais. Artista camaleónico, utiliza os mais diferentes estilos de ilustração para criar bandas desenhadas, sem nunca perder a sua identidade autoral. Tal como Pessoa, que criou os seus heterónimos com diferentes estilos, Musturi utiliza as mais variadas linguagens consoante [...]
11 Out — 19:00 / 84’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

No contexto da sociedade tradicional portuguesa, Fado Bicha (trans)forma fado heterenormativo num labirinto queer de auto-aceitação e auto-expressão. Em 2018, Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. Foi o regresso da ideologia de extrema direita ao país e Quem tem Medo? revela a censura que os artistas enfrentam durante o governo de Bolsonaro.

Não é Fado, é Fado Bicha

Erin Macpherson
No contexto da sociedade tradicional portuguesa, Fado Bicha (trans)forma fado heterenormativo num labirinto queer de auto-aceitação e auto-expressão. Afirmando as cicatrizes causadas pela homofobia e a transfobia, Fado Bicha revela o que o fado poderia ter sido se a sociedade fosse mais acolhedora.   Realizador Erin Macpherson estará presente na [...]

Quem tem Medo?

Dellani Lima, Henrique Zanoni, Ricardo Alves Jr.
Em 2018, Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. Foi o regresso da ideologia de extrema direita a um país que, entre 1964 e 1985, viveu uma ditadura militar violenta marcada pela censura às artes e pela perseguição e exílio de artistas. É algo que se pôde ver novamente no [...]
Questions and Answers
10 Out — 22:00 / 90’
Culturgest Pequeno Auditório
.........
15 Out — 21:30 / 90’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

A história de Yarokamena, um indígena colombiano que organizou uma resistência armada à exploração de borracha no início do século XX. Em 1978, Jorge Cafrune, músico do folclore argentino foi provavelmente assassinado por um grupo de extrema-direita. Mergulhamos no seu legado musical e nas relações com outros ícones como Mercedes Sosa e Atahualpa Yupanqui.

Yarokamena

Andrés Jurado
Yarokamena, um indígena uitoto, organizou uma resistência armada à exploração da borracha no estado do Amazonas. Invoca as forças espirituais e cósmicas da guerra, soltando o seu poder destrutivo e criando uma espiral de traição e morte.   O realizador Andrés Jurado estará presente em ambas as sessões.

Cafrune

Julián Giulianelli
Em 1978, Jorge Cafrune, músico e ícone do folclore argentino, pôs-se a cavalo para atravessar o país e prestar homenagem ao general libertador José de San Martín. Na primeira noite na estrada, foi atropelado por uma carrinha. Há quem acredite que o crime foi ordenado por um grupo de extrema [...]
16 Out — 16:00 / 68’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

11 e Meia Perguntas para Julio Calasso

Ricardo Pinheiro
Uma última conversa com o falecido actor, realizador e produtor musical Julio Calasso Jr. Na sua antiga casa do Butantã, em São Paulo, discutem-se a resistência, a noite, a ditadura, a América do Sul e a do Norte, o Cinema Novo e o Cinema da Boca do Lixo.
Questions and Answers
08 Out — 14:00 / 75’
Cinema São Jorge Sala 3
.........
11 Out — 18:30 / 75’
Cinema Ideal

Alma Quebrada

Gonzalo García-Pelayo
Uma realizadora embarca numa viagem em busca de locais em Portugal para o seu próximo filme. Admiradora de Resnais e de cinema experimental, tenta criar uma narrativa que misture a sua própria história com a de um cantor com quem teve um relacionamento no passado.
11 Out — 21:15 / 107’
Culturgest Pequeno Auditório
.........
16 Out — 21:45 / 107’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar

Bettina

Lutz Pehnert
A vida da cantautora Bettina Wegner foi moldada pela Alemanha da Guerra Fria. Nascida em Berlim Ocidental, em 1947, cresceu em Berlim Oriental e quis mudar a sociedade com as suas canções, acabando por se tornar numa combatente da resistência.
08 Out — 18:15 / 112’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar
.........
16 Out — 16:00 / 112’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar

Dancing Pina

Florian Heinzen-Ziob
Pina Bausch revolucionou a dança moderna com a sua coreografia. Uma geração jovem de bailarinos está a redescobri-la: a companhia de bailado da Semperoper ensaia Ifigénia entre os Tauros e bailarinos de toda a África ensaiam o bailado A Sagração da Primavera.
12 Out — 21:45 / 116’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira
.........
15 Out — 19:15 / 116’
Cinema São Jorge Sala 3

DIO: Dreamers Never Die

Demian Fenton, Don Argott
Ronnie James Dio é uma lenda do heavy metal e tem uma das vozes mais emblemáticas de sempre. Encabeçou ou fundou vários grupos, incluindo Elf, Rainbow, Black Sabbath, DIO e Heaven & Hell. Um filme sobre perseverança, sonhos e a capacidade de acreditar em si mesmo.
08 Out — 16:00 / 80’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar
.........
15 Out — 20:15 / 80’
Culturgest Pequeno Auditório

Dreaming Walls

Amélie van Elmbt, Maya Duverdier
O lendário Hotel Chelsea, ícone da contracultura dos anos 1960, cujos residentes e hóspedes regulares incluíram Patti Smith, Jim Morrison e Robert Mapplethorpe, e um refúgio para artistas durante mais de um século, vai reabrir em breve como hotel de luxo.
06 Out — 21:30 / 90’
Cinema São Jorge Sala 3
.........
15 Out — 15:00 / 90’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

Getting It Back: The Story of Cymande

Tim Mackenzie-Smith
No Reino Unido do início dos anos 1970, um grupo de músicos negros juntou-se, misturando jazz, funk, soul e ritmos caribenhos num som único. Apesar do sucesso nos EUA, o grupo dissolveu-se. A música permaneceu viva, levando ao seu regresso passados 40 anos.
10 Out — 19:00 / 101’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar
.........
15 Out — 17:30 / 101’
Cinema Ideal

Godard Cinema

Cyril Leuthy
Jean-Luc Godard fez mais de 140 filmes. O seu trajecto só tem um sentido: uma renovação constante da sua arte. Neste filme, Godard fala das suas experiências, obsessões e descobertas ao longo de décadas de trabalho constante.
13 Out — 19:00 / 52’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

João Ayres, Pintor Independente

Diogo Varela Silva
Filme sobre o pintor João Ayres (1921-2001), figura em trânsito entre Moçambique e Portugal que foi sendo esquecida das cronografias da arte moderna portuguesa, europeia ou africana, sobre a sua família e sobre a casa que construiu e onde viveu.
10 Out — 21:45 / 110’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar
.........
16 Out — 21:45 / 110’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

Lynch/Oz

Alexandre O. Philippe
O realizador convida críticos e cineastas para explorar um dos enigmas mais fascinantes na história da imagem em movimento: a simbiose duradoura entre o conto de fadas primordial americano que é O Feiticeiro de Oz, e o surrealismo popular único de Lynch.
11 Out — 19:00 / 72’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar
.........
16 Out — 22:00 / 72’
Culturgest Pequeno Auditório

Margot

Catarina Alves Costa
Entre 1958 e 1961, Margot Dias integrou quatro missões etnográficas ao extremo Norte de Moçambique. Filmou e gravou registos únicos da cultura makonde. No reencontro com os makondes de hoje, a realizadora procura o olhar da outra realizadora.
13 Out — 21:15 / 78’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

Mata-Ratos ao Vivo no Octógono - Fundão

Patrick Mendes
Os Mata-Ratos, lendas do punk português, celebram 40 anos de existência e o realizador volta a acompanhá-los na digressão pelo país. Encontramo-los no Fundão, dentro das paredes suadas do Octógono, num concerto cheio de distorção, cerveja e moches.
12 Out — 18:30 / 92’
Cinema Ideal
.........
13 Out — 22:00 / 92’
Cinema Ideal

Music for Black Pigeons

Andreas Koefoed, Jørgen Leth
Os realizadores acompanharam o compositor Jakob Bro nos últimos 14 anos, testemunhando os seus encontros com músicos de várias gerações e nacionalidades. O filme coloca questões existenciais: o que se sente quando se toca e o que significa escutar?
09 Out — 16:30 / 77’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar

O que podem as Palavras

Luísa Marinho, Luísa Sequeira
Em 1972, três escritoras publicaram As Novas Cartas Portuguesas, abordando temas proibidos durante o Estado Novo, como a Guerra Colonial, o adultério, a violação ou o aborto. O livro foi imediatamente banido e as escritoras julgadas por crimes contra a moral.
07 Out — 22:00 / 91’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar
.........
15 Out — 14:30 / 91’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar
still working 9 to 5

Still Working 9 to 5

Camille Hardman, Gary Lane
Quando a comédia que mais bilhetes vendeu, 9 to 5, rebentou nos ecrãs de cinema em 1980, as risadas escondiam uma mensagem séria. Still Working 9 to 5 analisa por que razão a desigualdade no trabalho já não é um assunto divertido 40 anos depois.
14 Out — 22:00 / 73’
Culturgest Auditório Emílio Rui Vilar

A Viagem do Rei

João Pedro Moreira
Uma viagem pela cabeça do poeta e provocador Rui Reininho. Da inocência à descoberta do pecado, do anarquismo à salvação pela arte, o filme revela os processos criativos e a visão do mundo de uma das maiores referências culturais vivas em Portugal.
07 Out — 19:15 / 71’
Cinema São Jorge Sala 3
.........
08 Out — 15:30 / 71’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

Your Bare Legs

Vladimir Léon
Numa quinta isolada no meio dos alpes franceses, o agricultor/engenheiro electrónico Jean-Philippe Valla desenvolve técnicas de auto-suficiência energética e alimentar. A coreógrafa Julie Desprairies junta-se-lhe para ensaiar com dançarinos e músicos.