O traço do pintor João Ayres e os gestos guiados por Pina Bausch. O activismo de Jane Fonda, Lily Tomlin e Dolly Parton. O jazz, o funk, o folclore argentino, o heavy metal e a música de intervenção alemã. A luta na voz de Fado Bicha ou dos artistas brasileiros em Quem tem Medo?. As memórias que habitam o Chelsea Hotel. Os 40 anos dos Mata-Ratos e o trabalho de Margot Dias. Questionamos o poder com as Três Marias e entramos nos sonhos de Rui Reininho. Passamos para outro mundo com Lynch, Godard e Vladimir Léon. Focamos a obra do pioneiro jamaicano Perry Henzell e a amizade entre Mathieu Amalric e John Zorn.
Heart Beat
FOCO PERRY HENZELL
Perry Henzell, realizador, escritor e activista político, produziu e distribuiu de maneira completamente independente os dois únicos filmes da sua carreira. Obras emblemáticas que marcaram o cinema caribenho e mostraram ao mundo a cultura rastafári e os sons do reggae. O Doclisboa exibe cópias novas de The Harder They Come e No Place Like Home.

The Harder They Come


No Place Like Home
ZORN POR AMALRIC
Há 12 anos, o actor e realizador Mathieu Amalric conheceu o saxofonista e compositor John Zorn. Uma amizade entre os dois brotou nesse primeiro encontro e, desde aí, Amalric filma Zorn. Juntos criam uma declaração de amizade sem fim, aqui apresentada em três gestos cinematográficos, cada um acompanhando um determinado período de tempo. Três momentos de música em formação, uma constelação de energias, um universo sonoro em constante expansão.
Amalric filma Zorn há 12 anos. Estes são os dois primeiros momentos desta série, filmados ente 2010 e 2018. Acompanhamos Zorn a trabalhar, a viajar e a ouvir e a tocar música com toda a atenção. Como Amalric disse uma vez, “Todas a variações, as facetas, a riqueza, a energia, a espiritualidade, o ânimo e as emoções da música”.


Zorn I (2010-2017)


Zorn II (2016-2018)


Zorn III (2018-2022)
CINEKOMIX!!!
Ao longo de três décadas, Edgar Pêra entrevistou alguns dos mais importantes autores mundiais de banda desenhada. A partir desse material, o cineasta criou uma série de 13 episódios, cada um deles dedicado a um artista, que estrearão no canal de televisão independente português Canal 180. O Doclisboa apresenta três desses encontros numa sessão que cruza a forma como o cinema e a banda desenhada trabalham a relação entre imagens em sequência.
CINEKOMIX!!!
Três encontros com artistas muito diferentes entre si, mas que têm em comum a forma como marcaram a maneira de fazer e ler banda desenhada. Neil Gaiman combina terror, fantasia e comentários políticos sobre o mundo. José Carlos Fernandes é um dos mais originais autores portugueses, criador da série A Pior Banda do Mundo. Tommi Musturi é um artista camaleónico, utilizando os mais diferentes estilos de ilustração sem nunca perder a sua identidade autoral.


CINEKOMIX!!! José Carlos Fernandes


CINEKOMIX!!! Neil Gaiman


CINEKOMIX!!! Tommi Musturi
No contexto da sociedade tradicional portuguesa, Fado Bicha (trans)forma fado heterenormativo num labirinto queer de auto-aceitação e auto-expressão. Em 2018, Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. Foi o regresso da ideologia de extrema direita ao país e Quem tem Medo? revela a censura que os artistas enfrentam durante o governo de Bolsonaro.


Não é Fado, é Fado Bicha


Quem tem Medo?
A história de Yarokamena, um indígena colombiano que organizou uma resistência armada à exploração de borracha no início do século XX. Em 1978, Jorge Cafrune, músico do folclore argentino foi provavelmente assassinado por um grupo de extrema-direita. Mergulhamos no seu legado musical e nas relações com outros ícones como Mercedes Sosa e Atahualpa Yupanqui.


Yarokamena


Cafrune


11 e Meia Perguntas para Julio Calasso


Alma Quebrada


Bettina


Dancing Pina


DIO: Dreamers Never Die


Dreaming Walls


Getting It Back: The Story of Cymande


Godard Cinema


João Ayres, Pintor Independente


Lynch/Oz


Margot


Mata-Ratos ao Vivo no Octógono - Fundão


Music for Black Pigeons


O que podem as Palavras


Still Working 9 to 5


A Viagem do Rei

