Seminário de Realização

Nesta edição do Seminário de Realização do Doclisboa, temos o prazer de voltar a ter o UnionDocs – Center for Documentary Art como parceiro na concepção desta experiência. Juntos, propomos explorar práticas de cinema radical através da investigação e discussão colectivas. O Seminário compreende quatro sessões: três orientadas por críticos convidados do programa RAW e uma organizada com um programa parceiro itinerante, Artistic Differences. Serão mostradas diferentes obras fílmicas apresentadas no Doclisboa com um formato criativo e social. Os participantes seleccionados assistirão aos filmes e serão encorajados a juntar conhecimentos, a levantar questões e a partilhar epifanias que guiem o pensamento sobre a abundância de imagens e sons apelativos com que se irão deparar em conjunto. O grupo irá desconstruir preconceitos e encontrar formas úteis de abordar as questões e as perspectivas que estes filmes apresentam através de uma série de pequenas discussões íntimas que farão parte de uma experiência maior e colectiva.

Gratuito, sujeito a um processo de selecção
Número máximo de participantes: 30
Formulário de inscrição.

 

O Seminário de Realização é organizado em parceria com o UnionDocs – Center for Documentary Art.

 

Sessões

25 OUT / das 14.00 às 18.00, São Jorge – Sala 2
Primeira Sessão – Artistic Differences com Cíntia Gil e Ignacio Agüero

26 OUT / das 14.00 às 18.00, São Jorge – Sala 2
Segunda sessão – com Lautaro García Candela e Julián D’Angiolillo

27 OUT / das 14.00 às 18.00, São Jorge – Sala 2
Terceira sessão – com Alonso Aguilar e Declan Clarke

28 OUT / das 14.00 às 18.00, São Jorge – Sala 2
Quarta sessão – com Lorenna Rocha, Paula Albuquerque e Sofía Peypoch

Os participantes seleccionados serão convidados a assistirem às seguintes sessões destes filmes:

24 OUT / 21.45, Culturgest – Pequeno Aud.
Notes for a Film, de / by Ignacio Agüero

25 OUT / 22.00, Cinema Ideal
Ongoing Cave, de / by Julián D’Angiolillo

26 OUT / 22.00, Culturgest – Pequeno Aud.
How I Became a Communist, de / by Declan Clarke

28 OUT / 11.00, São Jorge – Sala 3
Like the Glitch of a Ghost, de / by Paula Albuquerque
earth altars, de / by Sofía Peypoch

CINEASTAS DA PROGRAMAÇÃO DOCLISBOA

Declan Clarke

Cineasta e artista. Os seus filmes passaram no FIDMarseille, Festival de Cinema de Villa Medici (Roma), Underdox (Munique), Punto de Vista (Navarra), Beldocs (Belgrado), Festival Internacional de Cinema de Tromsø, Festival de Cinema F/Stop (Leipzig), Festival Internacional de Cinema Científico de São Petersburgo, Festiva de Cinema Underground de Nova Iorque e Festival de Cinema Prismatic Ground (também em Nova Iorque).

Ignacio Agüero

Realizador, sobretudo de documentários. Professor na Universidade do Chile, onde vem dando aulas de cinema há 15 anos. Ganhou vários prémios pelos seus filmes, os últimos dos quais o Grande Prémio no FIDMarseille em 2019 e o Prémio de Carreira Prince Claus em 2019. Foram feitas retrospectivas dos seus filmes em Barcelona, Paris, Biarritz, Cidade do México, La Paz, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Lima, Trieste e Chile.

Julián D’Angiolillo

Mestre em artes visuais pela Universidade Nacional das Artes da Argentina. Realizou as longas-metragens Ongoing Cave (Doclisboa), Embodied Letters (Viennale, Ficunam, Toulouse) e Becoming Stallholder (Bafici, Premio Sur para Melhor Documentário, Prémio do Júri no Fidcos), além de curtas e instalações. Exibiu o seu trabalho em espaços como CCCB (Barcelona), Casa de las Americas (Madrid), Maison Rouge (Paris) e Pastificio Cerere (Roma).

Paula Albuquerque

Artista e académica portuguesa que vive em Amesterdão e cujas obras foram mostradas em exposições individuais em várias galerias e em festivais como o de Roterdão (2016) e o Sheffield DocFest (2020). Publicou dois livros e apresenta a sua pesquisa regularmente em conferências, incluindo Media in Translation (MIT), NECSUS e Visible Evidence. Actualmente vinculada à Academia Gerrit Rietveld em Amesterdão enquanto investigadora sénior.

Sofía Peypoch

Artista visual que conjuga filme, fotografia, poesia e objectos encontrados. A sua prática situa-se no interstício entre memória pessoal e pensamento colectivo. O seu trabalho imagina a memória como um espaço navegável onde o sentido está em testemunhar a experiência do presente como uma trama contínua de acontecimentos em constante transformação. Estuda direcção de fotografia no Centro de Capacitação Cinematográfica.

CRÍTICOS DO PROGRAMA RAW

Alonso Aguilar

Crítico de cinema, programador e criador audiovisual radicado em San José, Costa Rica. É editor da revista Krinégrafo, membro do conselho editorial da photogénie 2023 e parte da equipa de pré-selecção do Festival de Cinema Encounters. Os seus escritos foram publicados em Mubi Notebook, Cinema Tropical, Variety, Talking Shorts e Hyperallergic, entre outras publicações. Alonso também é membro da FIPRESCI e exerce funções de júri da organização.

Lautaro García Candela

Nasceu em 1994, em Buenos Aires. Estudou na Universidade do Cinema, onde hoje trabalha como professor. Cambio cambio, o seu segundo filme, estreou na competição internacional do Festival de Mar del Plata e participou em diversos festivais. É editor de La vida útil, revista que já publicou seis números em papel.

Lorenna Rocha

Historiadora, crítica e programadora de mostras e festivais de cinema. Co-fundadora da plataforma Indeterminações. Editora-chefe da revista camarescura. Ministra cursos acerca de crítica, curadoria e cinema negro e brasileiro. Os seus principais trabalhos em curadoria ocorreram no FestCurtas (Belo Horizonte) e Janela Internacional de Cinema do Recife. Em 2023, participou no Berlinale Talents e foi curadora do projecto Memórias Pretas em Movimento.

CRÍTICA DO PROGRAMA PARCEIRO

Cíntia Gil

Membro da equipa de programação da Quinzena dos Cineastas, co-curadora do cineclube Artistic Differences (UnionDocs) e programadora associada no Doclisboa. Lecciona na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona) e no Centro de Capacitação Cinematográfica (México). Foi co-directora do Doclisboa (2012-2019) e directora do Sheffield DocFest (2019-2021) e jurada nos festivais Berlinale, Mar del Plata, Jerusalém, Taiwan, FidMarseille e DokuFest, entre outros.