PRÉMIO DIREITOS E LIBERDADES LEGAL PARTNERS PORTUGAL ATRIBUÍDO A AN OWL, A GARDEN AND A WRITER

Legal Partners associou-se este ano ao Doclisboa na criação de um novo prémio:

PRÉMIO DIREITOS E LIBERDADES LEGAL PARTNERS PORTUGAL para o melhor filme de temática associada aos Direitos da Humanidade. O prémio foi atribuído ao filme An Owl, a Garden and the Writer, de Sara Dolatabadi.

O prémio distingue um filme que celebra um autor, Mahmoud Dowlatabadi, que escreveu sempre sob a repressão do governo iraniano, mas que seguiu livre e encontrou modos de resistir à censura, nas palavras do júri, composto por Alice Neto de Sousa, poeta e dizedora de poesia; Daniel Oliveira, jornalista e comentador; e Graça Castanheira, realizadora e sócia fundadora da Apordoc:

“O documentário é uma oportunidade de ouvir as vozes livres iranianas, dos seus intelectuais silenciados (como das mulheres reprimidas). Uma oportunidade que nos é oferecida num jardim, entre momentos de intimidade com a jovem neta e as recordações de Mahmoud e a solidão do seu exílio interno.”

O vencedor do prémio Direitos e Liberdades Legal Partners Portugal foi revelado no dia 28 de Outubro durante Cerimónia de Entrega de Prémios do Doclisboa’23 que, este ano, decorreu na Casa Independente. Volta às salas amanhã, 31 de Outubro, às 20h00 no Cinema Ideal.